Tipos de pagamentos online: o que é, quais são e as principais funcionalidades para esses métodos

Escrito em 21 de Setembro de 2015 por Renato Ribeiro

Atualizado em 21 de Dezembro de 2023

Os tipos de pagamentos online abrangem métodos como cartões de crédito, carteiras digitais, transferências bancárias, criptomoedas, PIX e links de pagamentos. Essas opções oferecem conveniência e segurança, facilitando transações financeiras pela internet de maneira eficiente e acessível

O mercado global está aí, pronto para ser conquistado. A questão é: como fazer sua empresa local atuar mundialmente? Os diversos tipos de pagamentos online podem ajudar a solucionar isso. 

Ampliar os negócios, tanto em questão de abrangência quanto de faturamento, é a grande meta de todo empreendedor. Contudo, para transformar ideias e expandir sua empresa para diversos lugares do mundo, você precisa colocar em prática toda a sua habilidade de gestão e planejamento. 

Principalmente no que se refere aos pagamentos online que serão escolhidos para cobrança dos produtos vendidos ou serviços prestados, como: 

  • Cartão de crédito 
  • Boleto bancário 
  • Débito em conta 
  • Link de pagamento 
  • Pix 
  • Carteira digital 

Nesse contexto, as modernas infraestruturas das transações online têm muito a contribuir, já que apresentam inúmeras funcionalidades que otimizam a adesão das vendas pelo cartão de crédito — o método de pagamento global — e representam um grande diferencial para o negócio. 

Listamos abaixo os principais tipos de pagamentos online e algumas ferramentas essenciais que você deve implementar nos seus métodos de pagamentos online, que certamente ajudarão a aumentar suas vendas e, consequentemente, sua empresa. Confira!

Quais são os principais de pagamentos online? 

1) Cartão de crédito

O tipo de pagamento online mais utilizado atualmente é o cartão de crédito. Portanto, a primeira providência a ser tomada é a preparação de um formulário de checkout que aceite dados de cartões de crédito internacionais.

Além disso, inclua uma calculadora que mostre o valor aproximado do produto ou serviço em moeda estrangeira, já que a cobrança sempre é feita em moeda local – o real – e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Com isso, sua empresa poderá vender para o público de outros países e receber pagamentos internacionais. Algumas plataformas de pagamento apresentam o valor em real e, logo abaixo dele, colocam um asterisco informando o preço aproximado em dólar, euro ou independentemente da moeda do cliente, conforme a sua cotação.

2) Boleto bancário

O boleto bancário é outro tipo de pagamento online muito utilizado, principalmente por aquelas pessoas que por alguma razão não possuem cartão de crédito. Ele é uma forma prática para as pessoas organizarem suas finanças, já que possuem alguns dias para efetuar o pagamento.

3) Débito em conta

O débito em conta é um tipo de pagamento online que não é tão utilizado quanto o cartão de crédito e o boleto. Ele acontece quando o consumidor sabe que haverá uma cobrança recorrente e ele não quer se preocupar em lembrar, então autoriza o débito em conta.

Esse tipo de pagamento online também possibilita à sua empresa receber pagamentos internacionais.

4) Link de pagamento 

O link de pagamento é uma ferramenta que simplifica, e muito, transações financeiras online. Com ela, é gerado um link por meio de plataformas de pagamento digital, incluindo informações como valor, descrição do produto ou serviço e outros detalhes relevantes. 

Esse link é enviado ao cliente por meio de e-mail, mensagem ou redes sociais. Ao clicar no link, o cliente é direcionado para uma página de pagamento online, onde visualiza os detalhes da transação e escolhe o método de pagamento.  

Após o pagamento, tanto a empresa quanto o cliente recebem uma confirmação da transação. Esse processo simplificado elimina a necessidade de trocar informações bancárias e facilita a conclusão da venda.

5) Pix 

 O Pix é o sistema de pagamentos online desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Ele permite a transferência de dinheiro de forma rápida, segura e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Para utilizar o Pix, é necessário cadastrar chaves, como número de telefone, CPF, ou e-mail, associadas à conta bancária. Ao realizar uma transação, basta informar a chave Pix do destinatário para efetuar o pagamento instantaneamente. 

Essa modalidade elimina a necessidade de dados bancários tradicionais, como número da agência e conta. Além disso, o PIX opera em tempo real, reduzindo o tempo de espera para a confirmação do pagamento. 

6) Carteira digital 

A carteira digital, também conhecida como e-wallet, é uma solução que armazena informações de pagamento de forma eletrônica. Os usuários podem cadastrar seus cartões de crédito, débito ou conta bancária na carteira digital, eliminando a necessidade de inserir esses dados a cada transação.

Ao efetuar um pagamento online, o cliente seleciona a carteira digital como método de pagamento e, muitas vezes, autentica a transação por meio de senha, biometria ou outros métodos de segurança.

Qual a importância de oferecer várias formas de pagamentos online? 

Cada cliente tem seus métodos preferidos de concluir um pagamento, e, para quem não investe em diferentes opções, arrisca perder muitas vendas. 

A oferta de múltiplas formas de pagamento contribui para ampliar a base de clientes, atraindo os que têm preferências específicas ou restrições quanto a alguns métodos. Isso é particularmente importante em mercados globais, onde diferentes regiões podem ter preferências distintas em relação aos meios de pagamento utilizados.

Em resumo, oferecer várias formas de pagamento online é essencial para proporcionar uma experiência de compra flexível, inclusiva e alinhada às expectativas diversificadas dos clientes.

Melhores funcionalidades para os métodos de pagamentos online

Checkout transparente

O checkout é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes de um processo de venda. E caso ele não seja eficiente, todo o investimento em pesquisas de usabilidade, conversão de leads e marketing pode ser perdido, já que é nessa etapa que o cliente decide se vai ou não comprar um produto ou serviço.

De acordo com pesquisas realizadas pela Forrester Research, checkouts complexos são responsáveis por 11% dos abandonos de compras, enquanto a obrigatoriedade de inserir dados em formulários é responsável por 14% das desistências.

Por isso, a empresa precisa oferecer um checkout de pagamento eficaz para manter o cliente em sua página, desde o começo da compra até a sua finalização, e que não necessite de cadastro ou direcionamento para uma página intermediária de pagamento.

Compra por 1 clique

A ferramenta de compra com 1 clique é extremamente prática e segura, ao permitir que seus clientes façam compras com apenas um clique sem a necessidade de preencher dados novamente a cada aquisição.

Isso é possível porque ela armazena os dados do cartão de crédito dos compradores como códigos de cofre, também conhecidos como tokens. Também chamada de cobrança direta, confira no vídeo abaixo como ela é feita:

 

 

Painel para adicionar/remover cartão

Uma vez que seu cliente escolher fazer seus pagamentos com apenas 1 clique, será necessário deixar à sua disposição um painel para gerenciar seus cartões. Com essa funcionalidade, ele pode adicionar ou remover diversos cartões e manter um deles como padrão.

Sistema antifraude personalizado

Os sistemas antifraudes funcionam como um intermediador de transações, analisando a veracidade dos dados apresentados pelos clientes.

Contudo, por suas configurações serem iguais para várias plataformas, muitas companhias de pagamento online acabam apresentando o “falso positivo”, uma transação negada mesmo quando ela é verdadeira.

Isso acaba fazendo com que a sua empresa perca uma venda, algo essencial para o crescimento do negócio.

O ideal é que você possua um sistema antifraude personalizado e que atenda a todas suas necessidades específicas. Com ele, é possível alterar os parâmetros de segurança para o seu segmento específico de clientes e o seu tipo de mercado, entre muitas outras configurações.

Otimização dos pagamentos globais

Já pensou que para dar conta dos tipos de pagamentos online você pode simplesmente adotar a automatização? Portanto, otimizar seu tempo para gerenciar os pagamentos globais vai ajudá-lo a ganhar mais tempo para resolver outras questões.

A iugu é especialista em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa. E sua API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online