Como escolher um sistema de pagamento para SaaS?

Escrito em 20 de Julho de 2023 por Lidiane Oliveira

Atualizado em 09 de Novembro de 2023

Saber como escolher o melhor sistema de pagamentos para SaaS (Software as a Service) é fundamental para escalar os resultados de negócios do segmento, que se encontram em ascensão desde a pandemia de Covid-19. 

De acordo com um levantamento do Google, realizado com 1,5 mil empresas brasileiras, em 2022 a procura por tecnologias SaaS teve um crescimento de 19,1%. 

Já um estudo realizado pela IDC, empresa de consultoria e inteligência de mercado, aponta que o mercado de software deve crescer 15,1% em 2023, puxado por soluções de segurança, gestão de dados, AI e CX (Costumer Experience). 

Além disso, metade do que é gasto com software no Brasil será investido no modelo SaaS, com crescimento de 27,6%.

Diante de um panorama animador em relação ao crescimento do mercado de SaaS, é preciso se atentar às formas de pagamento online mais adequadas para esse modelo de negócios, já que elas impactam profundamente a jornada do cliente. 

Então, que tal saber mais sobre como otimizar os pagamentos online da sua empresa SaaS? Continue a leitura do conteúdo a seguir e veja como estruturar uma cobrança eficaz e personalizada às necessidades do seu negócio.

Por que não desenvolver um sistema de pagamento próprio para SaaS?

À primeira vista, a ideia pode parecer vantajosa. Contudo, desenvolver o próprio sistema de pagamento online para o seu negócio SaaS não é uma boa ideia a longo prazo.

Isso porque essa abordagem pode trazer inúmeros desafios e ser uma distração desnecessária para o negócio principal. 

Além de recursos humanos e tempo, estruturar uma plataforma de pagamentos própria requer conhecimentos específicos na área financeira e uma adequação às regulamentações do Banco Central do Brasil (BACEN), que são extremamente complexas.

A manutenção contínua do sistema também é uma responsabilidade, incluindo atualizações de segurança, correção de bugs e suporte ao cliente. Portanto, optar por uma solução de pagamento especializada economiza recursos preciosos da sua empresa SaaS e permite que a equipe se concentre em inovar, crescer e entregar valor aos seus clientes.

E quais são as vantagens de contar com um sistema de pagamento para SaaS?

Um sistema de pagamentos online adequado é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio SaaS. Afinal, é através dele que os clientes da sua empresa, seja ela B2B ou B2C, poderão pagar pelas mensalidades ou anuidades. 

Dessa forma, contar com uma plataforma de pagamento online traz inúmeros benefícios, como a possibilidade de receber de forma recorrente, ter mais controle da inadimplência e ainda aumentar a retenção de clientes.

A seguir, exploraremos as principais vantagens de contar com uma solução de pagamento especializada para SaaS:

  • Facilidade na gestão financeira: um sistema de pagamento eficiente simplifica todo o fluxo de cobrança, gerenciamento de assinaturas e pagamentos recorrentes. Isso permite que as empresas SaaS se concentrem em melhorar seus produtos e serviços, ao invés de se preocuparem com questões financeiras; 
  • Segurança de dados: uma plataforma de pagamentos bem estabelecida oferece níveis avançados de segurança, com certificações e protocolos como PCI DSS, tokenização e regulamentação BACEN para proteger os dados financeiros dos clientes e da própria empresa; 
  • Flexibilidade em assinaturas e mensalidades: sistemas de pagamento online oferecem suporte a diversos modelos de assinatura, como os mensais, anuais, freemium e trial. Com essa flexibilidade, a sua empresa SaaS pode se adaptar às necessidades dos clientes e testem diferentes abordagens para impulsionar o crescimento.
  • Redução de churn: um sistema de pagamento fluido, com múltiplos meios de pagamento e automatização de cobranças pode reduzir a taxa de cancelamento de assinaturas, facilitando a renovação automática e notificando os clientes sobre as cobranças futuras. Isso leva a um fluxo de receita mais estável e previsível;
  • Reputação da marca: processos de checkout de pagamento fluidos, confiáveis e transparentes contribuem para a reputação positiva da marca, o que aumenta a credibilidade aos olhos dos clientes e parceiros comerciais;
  • Conciliação financeira: um sistema de pagamento que oferece dashboards e relatórios pode fornecer dados valiosos para análise, permitindo que a empresa realize uma conciliação financeira otimizada e centralizada, o que facilita a tomada de decisões estratégicas.

Como escolher o melhor sistema de pagamento para SaaS?

Escolher o melhor sistema de pagamento para uma empresa SaaS é uma decisão estratégica crucial, que afeta diretamente o sucesso financeiro do negócio. 

Pensando nisso, elencamos algumas dicas para ajudar a sua empresa a selecionar a opção mais adequada às necessidades do negócio. Confira:

1. Considere as necessidades específicas do negócio

O primeiro passo para a escolha da plataforma de pagamento ideal é avaliar as necessidades específicas do seu negócio SaaS. 

Aqui, é importante considerar fatores como o modelo de assinatura utilizado (mensal, anual ou freemium), os tipos de pagamentos aceitos (cartão de crédito, boleto bancário, Pix), a necessidade de pagamentos recorrentes e a expansão do negócio.

boleto automatico

2. Verificar a segurança dos dados

A segurança de dados é uma preocupação primordial quando falamos sobre transações financeiras e pagamentos online.

Por isso, certifique-se de que o sistema de pagamento esteja em conformidade com regulamentações financeiras e tenha certificações de segurança, como o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento), criptografia de dados, tokenização e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

3. Facilidade de integração

A empresa de pagamento escolhida também precisa contar com integrações fáceis aos demais softwares de gestão da empresa.

 Por isso, o ideal é optar por uma solução que ofereça APIs de pagamento bem documentadas e de fácil implementação. Dessa forma, é possível evitar problemas operacionais e erros de faturamento. 

capa api financeira

4. Foco na experiência do cliente

A experiência do cliente é fundamental para a retenção e fidelização. Então, opte por uma empresa de pagamento que ofereça uma interface de pagamento amigável, com processos simples, intuitivos e personalizáveis. Assim, será possível adaptá-la ao seu negócio. 

5. Suporte ao cliente

Um bom suporte ao cliente é crucial quando surgem problemas ou dúvidas relacionadas ao sistema de pagamento. Portanto, a plataforma deve contar com suporte eficiente, com canais de comunicação acessíveis e equipe técnica qualificada.

6. Tudo em um só lugar

Por fim, a solução escolhida deve oferecer mais do que meios de pagamento online, mas sim diferentes produtos e funcionalidades que se adaptem às necessidades da sua empresa SaaS, como a iugu. 

A iugu é instituição de pagamento que automatiza os meios de pagamento e a gestão financeira da sua empresa para que você concentre toda a sua operação em um só lugar. 

Com a tecnologia robusta e flexível da iugu, você realiza suas cobranças recorrentes e escala a sua operação com a expertise da empresa que já potencializou o sucesso de mais de 50.000 empresas.

Quer saber como podemos potencializar a sua? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo!

pagamento online





Posts relacionados

como reduzir inadimplência nas empresas