O que é um sistema de pagamento online e como escolher a melhor opção para minha empresa?

Escrito em 01 de Novembro de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 25 de Março de 2024

Um sistema de pagamento online é uma plataforma digital que permite transações financeiras pela internet. Facilita compras, transferências de dinheiro e pagamento de contas, oferecendo conveniência e segurança. Esses sistemas processam transações de forma rápida e eficiente.

Já sabemos o quanto a tecnologia tem colaborado para o fortalecimento dos negócios online a longo prazo. Cada vez mais, a segurança e a agilidade com que as transações são efetuadas possibilitam uma experiência agradável ao consumidor, e isso só é possível com um bom sistema de pagamento online.

Afinal, ainda hoje, as operações financeiras realizadas na internet, como pagamentos via cartão de crédito, geram um certo grau de desconfiança e insegurança nos consumidores, que relutam em informar seus dados pessoais na hora de escolher os produtos e efetivar a transação. 

E para evitar que esse tipo de situação aconteça no seu negócio e afete o processo de decisão dos consumidores, é necessário estar munido com as tecnologias certas, que oferecem fluidez e segurança aos consumidores em qualquer tipo de pagamento. 

Continue a leitura do post e saiba mais sobre o funcionamento de um sistema de pagamento online e os caminhos para a implementação integrada no seu próprio negócio.

O que é um sistema de pagamento online? 

Um sistema de pagamento online é uma plataforma ou serviço que permite que as transações financeiras sejam realizadas pela internet. Estes sistemas facilitam a transferência de dinheiro entre compradores e vendedores em transações comerciais online. 

Eles envolvem a utilização de cartões de crédito, débito, transferências bancárias, carteiras digitais e outras formas de pagamento eletrônico para processar as transações de forma rápida, segura e conveniente.

Como funciona um sistema de pagamento online?

Após a implementação, o sistema de pagamento online é de fácil funcionamento. Difícil mesmo é escolher a solução que atenda às necessidades do seu negócio.

Isso porque o sistema de pagamento online será responsável pelo gerenciamento das vendas dentro da sua loja virtual e precisa oferecer praticidade e segurança para que o consumidor possa realizar os pagamentos utilizando os diversos meios possíveis, como, por exemplo:

Há funcionalidades importantes que você deve conhecer e levar em consideração durante o processo de tomada de decisão quanto à contratação dos serviços parceiros.

Logo, é fundamental optar por um fornecedor com expertise no mercado e que disponibilize uma plataforma de pagamento segura e transparente. Para isso, observe alguns detalhes:

  • Checkout transparente: etapa de finalização da compra que dever ser prática, ágil, transparente, e dentro da loja;
  • Boleto registrado: emissão de boletos registrados para otimizar a compensação e liberar a compra mais rapidamente;
  • Flexibilidade de parcelamento: a plataforma deve dar à sua empresa a autonomia para definir o número de parcelas de pagamento para o consumidor;
  • Compra em um clique: quando o sistema permite a criptografia e salvamento dos dados do cartão no site da loja virtual;
  • Cartão de crédito: bandeiras com opções de pagamento nacionais e internacionais devem ser aceitas sem burocracia;
  • Multas e juros: cálculo automático de juros e multas por critérios estabelecidos depois da data de vencimento;
  • Notificação de pagamento: ser alertado em todos os pagamentos efetuados pelos consumidores;
  • Desconto em faturas: ativação automática de políticas de descontos para clientes VIP — bons pagadores e com histórico quantitativo de compras dentro da loja.

 

Como escolher o melhor sistema de pagamento online?

Para escolher o melhor sistema de pagamento online, analise as necessidades específicas do seu negócio, como as preferências dos seus clientes. Aqui estão alguns pontos importantes para te ajudar a fazer essa escolha:

  • Custo e Taxas: avalie as taxas de transação, taxas mensais, taxas de conversão de moeda (se aplicável) e qualquer outra taxa associada ao uso do sistema de pagamento. Compare esses custos entre diferentes provedores para encontrar a opção mais econômica para o seu volume de negócios. 
  • Compatibilidade: verifique se o sistema de pagamento é compatível com a plataforma de venda online que você está usando ou se é fácil de integrar ao seu site. 
  • Segurança: certifique que o sistema de pagamento ofereça medidas de segurança robustas para proteger as informações financeiras dos seus clientes e as transações realizadas. Procure por sistemas que sejam compatíveis com os padrões de segurança da indústria, como o PCI DSS. 
  • Facilidade de uso: escolha um sistema que seja intuitivo e fácil de usar tanto para você quanto para seus clientes. Isso inclui um processo de checkout simples e uma interface amigável. 
  • Suporte ao cliente: confira se o provedor oferece suporte ao cliente confiável e eficiente, especialmente se você precisar de assistência técnica ou tiver dúvidas sobre o uso do sistema. 
  • Recursos adicionais: considere quais recursos adicionais o sistema de pagamento oferece, como opções de checkout personalizáveis, integração com ferramentas de análise, capacidade de aceitar pagamentos recorrentes, entre outros. 
  • Reputação e Avaliações: pesquise a reputação e as avaliações de outros usuários sobre o sistema de pagamento. Isso pode fornecer insights sobre a confiabilidade, qualidade do serviço e experiência do usuário.

Quais são os benefícios do sistema de pagamento online?

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar nas etapas do processo em controle de informações sobre pagamentos e processos, caixa saudável, redução de erros, de custos ou retrabalho.

Se você consegue visualizar os ganhos com um sistema de pagamento online, já terá incorporado a ideia do benefício e do trabalho diferenciado nas metas e objetivos da empresa.

Embora o consumidor da atualidade tenha pressa de aquisição, ele costuma atribuir sua satisfação não só ao produto, mas a todo o percurso dentro da loja — do primeiro acesso, passando pelo carrinho, até o pagamento — e à experiência vivenciada, o que promove a fidelização e a recompra.

Para isso, alguns aspectos devem ser considerados como requisito básico para atender, cada vez mais e melhor, um consumidor exigente e inconstante, evitando que ele vá embora.

1. Segurança

Garantir que o cliente faça suas compras por meio de cartão de crédito, por exemplo, com a flexibilidade de escolha da forma e data de vencimento, requer uma atenção especial do negócio online.

Sendo assim, antes de comerçar a vender, cuide para que sua plataforma de pagamento online não ofereça nenhum risco de fraude ou roubo de informações confidenciais financeiras.

A segurança é uma condição de permanência do consumidor no site da sua empresa e na decisão de compra, caso algo chame a atenção suficientemente para gerar o desejo e a decisão de compra.

2. Conforto

A praticidade de fazer buscas, selecionar produtos, efetuar a compra e o pagamento, sem sair de casa ou fazer grandes movimentos em lojas físicas, transformou-se em uma tendência real de mercado, com geração de conforto para consumidores que são, cada vez mais, adeptos da virtualidade como aliada na otimização do tempo e dos gastos.

3. Eficiência

Quanto mais ágil e prático for o sistema de pagamento online, mais será percebida e evidenciada a eficiência da sua empresa.

Além disso, permitir que alguns cliques façam o elo entre o objeto de desejo do consumidor e a entrega mostra a preocupação da sua empresa em satisfazer plenamente os desejos do público que deseja alcançar.

integração do sistema provoca um processamento com retorno mais instantâneo de aprovação para aqueles consumidores que desejam gerar contratos e parcelar suas compras.

4. Automação

A facilidade e a agilidade, tanto para o negócio virtual quanto para os consumidores, deve ser uma das maiores preocupações da sua empresa quando o assunto é sistema de pagamento online.

Afinal, a fidelidade do cliente não se desenvolve apenas por um produto de qualidade, mas sim a partir da maneira como ele é tratado e acompanhado durante a sua visita.

Portanto, tenha em mente que nenhum cliente se sentirá satisfeito ao ser cobrado por um pagamento já realizado ou ter um produto ou serviço não disponibilizado por uma análise equivocada com reprovação de crédito, por exemplo.

Sendo assim, busque no mercado as referências sobre os prestadores.

Quer saber mais sobre como escolher um meio de pagamento? Confira a baixo nossos infográfico completo para te auxiliar nesta decisão!

Infografico Como escolher o melhor sistema de pagamento online

Com o sistema de pagamento online da iugu, seu negócio tem mais potência

A iugu é uma empresa que simplifica os processos financeiros dos clientes e aumenta a produtividade da empresa, eliminando burocracias e trabalhos manuais.

Para isso, contamos com uma API robusta para negócios como e-commerce, marketplace ou de cobrança recorrente que desejam alavancar suas vendas e potencializar os negócios online. 

E agora que você já sabe o que considerar na hora da escolha, que tal conferir as soluções de pagamento online da iugu e entender como a nossa plataforma pode potencializar o faturamento do seu negócio?

pagamento online

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online