Como funciona o Pix na iugu?

Escrito em 12 de Maio de 2021 por Daniela Giglio

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020, que pode ser usado por pessoas físicas ou jurídicas, através dos bancos ou de instituições de pagamento participantes do SPI.

A cada mês, cresce o número de usuários do Pix, sejam eles pessoas ou empresas. Apenas a fatia das transações entre pessoas e empresas (P2B) - no contexto de compras -, movimentou mais de R$70 milhões no 1º quadrimestre de 2021, de acordo com dados do Banco Central.

“O Pix está sendo um verdadeiro sucesso, superando as nossas expectativas”, analisou o diretor do BC, Otávio Damaso. “O uso do Pix nas transações de compra também vem crescendo semana a semana e, aos poucos, também vem se tornando uma alternativa efetiva a outros meios eletrônicos e ao dinheiro em espécie”.

A iugu é uma das instituições autorizadas pelo Bacen a operar o Pix em sua plataforma de pagamentos, adicionando ainda mais praticidade na rotina de recebimentos dos nossos usuários.

O Pix na iugu proporciona todos os benefícios que esse meio de pagamento possui, e você poderá conhecê-los mais no nosso artigo de hoje.

Com funciona o Pix na iugu

Assim que o Banco Central lançou o Pix, a iugu já implementou o Pix para empresas. O intuito é que você ganhe agilidade em suas vendas e proporcione uma experiência mais prática para seus clientes. 

Temos observado um crescente uso do Pix nas vendas processadas em nossa plataforma. Como exemplo, nossos dados apontam que, de março para abril de 2021, houve um aumento de 54% no número de transações por esse meio de pagamento.

O Pix fica disponível automaticamente para todos os nossos usuários, basta que eles optem por ativá-lo. O processo de ativar o Pix em uma conta iugu é feito através de nosso sistema, que utiliza uma chave aleatória cadastrada em cada conta e subconta da iugu.

O administrador tem a liberdade de configurar o Pix como método padrão para todas as cobranças ou somente para cobranças específicas.

Tudo isso com alguns cliques para habilitar ou desabilitar quando quiser. 

O passo a passo para ativar o Pix é muito simples na nossa ferramenta. 

pix1

Configurações > Recebimento > Pix >  'ATIVO'

Caso deseje, você pode voltar e desativar sem custo nenhum. Além disso, você pode usá-lo somente em faturas específicas.

Taxas

Não cobramos nada para ativar o Pix nas contas iugu. A taxa incide apenas quando as vendas forem realizadas.

A taxa por transação Pix na nossa plataforma é uma das mais baixas do mercado de pagamento instantâneo. Caso deseje, você pode consultá-la na nossa página de preços e planos.

Hoje, a taxa do Pix vale mais a pena do que a cobrada para emitir um boleto, realizar um TED/DOC ou vender por cartão, na maioria dos casos! Por isso, vale a pena considerar esse meio de pagamento para o seu negócio.

Como enviar a Cobrança Pix para um cliente

Para realizar uma venda pelo Pix na iugu, basta permitir essa opção na geração da fatura. Ou, se você já tiver configurado o Pix como método padrão de cobrança, ele aparecerá automaticamente nas faturas. 

A fatura chegará para seu cliente via e-mail ou link de pagamento, conforme a escolha do administrador. O Pix com todas as informações do pagamento aparece na forma de QR Code e de Pix Copia e Cola.

pix na fatura iugu

Pix QR Code e abaixo dele, o Pix Copia e Cola. Clique na imagem para ver uma fatura iugu completa.

O cliente pode fazer a leitura do QR Code com o smartphone ou copiar e colar o código no campo de pagamento do aplicativo de conta digital.

O pagamento é processado à vista e o recebimento é instantâneo na sua conta.

Na iugu, você também pode oferecer o Pix combinado a outros meios de pagamento, como boleto e cartão de crédito.

Além disso, há como automatizar as suas cobranças de Pagamentos Recorrentes. Veja mais no próximo tópico.

Pix na Recorrência

O Pix na recorrência é uma funcionalidade disponível nos planos e assinaturas com Pix, permitindo que você envie cobranças periódicas ao seu cliente, selecionando o ciclo de cobrança de acordo com o que o cliente contratou.

É uma ótima forma de automatizar suas vendas. A configuração do ciclo da cobrança recorrente via Pix pode ser realizada no momento da criação do plano e da assinatura e permite que você selecione as opções como quiser, com total flexibilidade.


pix na recorrência iugu

  • Recebimentos > Faturamento automático.
  • Planos > Novo > Métodos de pagamento;
  • Novo > Escolha o cliente > Criar Assinaturas > Métodos de pagamento.
  • Na opção de “Métodos de Pagamentos” escolha quais quer utilizar entre boleto, cartão de crédito e Pix.

Gestão de pagamentos Pix

Após uma venda pelo Pix na iugu, a confirmação do pagamento é imediata.

Você acompanha as informações de movimentações de forma clara no painel da iugu, permitindo mais controle sobre seus processos de cobrança e clientes adimplentes.

Além disso, você passa a saber qual a entrada do fluxo de caixa pelo Pix, facilitando sua conciliação financeira.

Também lançamos uma nova funcionalidade para facilitar sua gestão: o estorno de Pix. Os estornos podem ser feitos até 90 dias após o recebimento, sem tarifa por estorno.

É mais uma garantia de compra segura que você pode oferecer ao seu cliente, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito ao arrependimento de compra, contemplando devoluções e trocas. Dessa forma, você não tem dor de cabeça ao ter que lidar com casos assim.


Estorno pix

  • Recebimentos > Faturas;
  • Clique na fatura paga com Pix que deseja estornar;
  • No rodapé da tela, clique no botão “Estornar”.

Para a API de pagamentos, consulte nossa documentação

Segurança do Pix na iugu

Nossa tecnologia garante que o processo seja realizado de maneira simples e segura, seguindo todas práticas e recomendações estipuladas pelo Banco Central.

Aqui na iugu temos um compromisso com a segurança dos dados. Nosso time trabalha diariamente para certificar que, além de sermos a solução mais rápida de pagamentos, também sejamos a mais segura. 

Todas as transações pelo Pix são executadas dentro da Rede do Sistema Financeiro Nacional - RSFN - seguindo protocolos seguros para autenticação digital. Isso garante a segurança das informações pessoais e bancárias do consumidor e de todos os envolvidos em uma transação.

Temos um compromisso com você, com nossos parceiros de negócios, usuários e todos os envolvidos diretamente conosco a sempre buscar o mais alto padrão de segurança no que diz respeito à pagamentos.

PCI Compliance

A iugu segue 100% dos requisitos da regulação do PCI Compliance, indo um pouco mais além ao isolar os sub-sistemas de cobrança da plataforma, retirando-os da Internet e restringindo o acesso físico através de chaves físicas duplas + chave de acesso. São diversos protocolos que garantem a segurança dos dados transitados em nossos servidores e sistemas.

Criptografia de Dados

Todos os dados trafegados são transmitidos de forma criptografada e toda informação sensível é armazenada em servidores seguros.

Relembre os benefícios do Pix

O pagamento instantâneo Pix tem como principal atrativo sua velocidade: ele permite que todas as transações aconteçam em segundos, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

É possível receber e realizar pagamentos de qualquer tipo e valor (limitado somente por cada instituição), e pode ser usado entre pessoas, empresas e até no pagamento de taxas, impostos e serviços públicos com o governo.

Neste post, você viu que o Pix é uma forma de pagamento vantajosa e fácil de usar. Na iugu você tem:

  • Recebimentos instantâneos na sua conta iugu, a qualquer horário e dia;
  • Redução de custos ao usar o Pix com uma das melhores taxas do mercado e adesão gratuita;
  • Envio ilimitado de cobranças com QR Code Pix;
  • Liberdade de configuração do Pix em faturas;
  • Painel completo para controle de vendas;
  • Recursos práticos para estorno de Pix;
  • Pagamentos Recorrentes via Pix, com total automação de cobranças;
  • Infraestrutura para usar o Pix com outros meios de pagamento;
  • Integração com plataformas de e-commerce com condições ainda mais atrativas de uso.

Então é a hora de somar essa vantagem competitiva ao seu negócio! Ainda não é um cliente da iugu? Conheça nossos planos!

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

Posts relacionados