Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como funciona o Pix na iugu?

Já movimentamos mais de 29 milhões de reais em vendas pelo Pix. Entenda como habilitar, configurar e fazer a gestão das suas vendas pelo Pix na iugu

Escrito em 12 de Maio de 2021 por Daniela Giglio

Atualizado em 13 de Maio de 2021

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020, que pode ser usado por pessoas físicas ou jurídicas, através dos bancos ou de instituições de pagamento participantes do SPI.

A cada mês, cresce o número de usuários do Pix, sejam eles pessoas ou empresas. Apenas a fatia das transações entre pessoas e empresas (P2B) - no contexto de compras -, já movimentou mais de R$70 milhões até abril de 2021, com um crescimento mês a mês observado nas estatísticas do Banco Central.

“O Pix está sendo um verdadeiro sucesso, superando as nossas expectativas”, analisou o diretor do BC, Otávio Damaso. “O uso do Pix nas transações de compra também vem crescendo semana a semana e, aos poucos, também vem se tornando uma alternativa efetiva a outros meios eletrônicos e ao dinheiro em espécie”.

A iugu é uma das instituições autorizadas pelo Bacen a operar o Pix em sua plataforma de pagamentos, adicionando ainda mais praticidade na rotina de recebimentos dos nossos usuários.

O Pix na iugu proporciona todos os benefícios que esse meio de pagamento possui, e você poderá conhecê-los mais no nosso artigo de hoje.

Continue a leitura e entenda mais sobre o Pix e como ele funciona na nossa plataforma!

Relembre os benefícios do Pix

O pagamento instantâneo Pix tem como principal atrativo sua velocidade: ele permite que todas as transações aconteçam em segundos, a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

É possível receber e realizar pagamentos de qualquer tipo e valor (limitado somente por cada instituição), e pode ser usado entre pessoas, empresas e até no pagamento de taxas, impostos e serviços públicos com o governo.

Todas as transações pelo Pix são executadas dentro da Rede do Sistema Financeiro Nacional - RSFN - seguindo protocolos seguros para autenticação digital. Isso garante a segurança das informações pessoais e bancárias do consumidor e de todos os envolvidos em uma transação.

Veja mais no vídeo abaixo:

O Pix na iugu

Desde que o Banco Central lançou o Pix, a iugu trouxe essa solução para as empresas. O intuito é que você ganhe agilidade em suas vendas e proporcione uma experiência mais prática para seus clientes. 

Temos observado um crescente uso do Pix nas vendas processadas em nossa plataforma. Como exemplo, nossos dados apontam que, de março para abril de 2021, houve um aumento de 54% no número de transações por esse meio de pagamento.

E estamos sempre em busca de aperfeiçoá-lo para nossos clientes.

O Pix fica disponível automaticamente para todos os nossos usuários, basta que eles optem por ativá-lo. 

O processo de ativar o Pix em uma conta iugu é feito através de nosso sistema, que utiliza uma chave aleatória cadastrada em cada conta e subconta da iugu.

O administrador tem a liberdade de configurar o Pix como método padrão para todas as cobranças ou somente para cobranças específicas.

Tudo isso com alguns cliques para habilitar ou desabilitar quando quiser. Veja a tela na qual você realiza isso:

  • Clique em Configurações > Recebimento > Pix e clique em ATIVO:

pix1

Basta salvar e pronto, o Pix ficará disponível na suas suas faturas.

Caso deseje, você pode voltar e desativar sem custo nenhum. Além disso, você pode usá-lo somente em faturas específicas.

Taxas

Não cobramos nada para ativar o Pix nas contas iugu - a taxa incide apenas quando as vendas forem realizadas.

A taxa por transação Pix na nossa plataforma é uma das mais baixas do mercado de pagamento instantâneo. Caso deseje, você pode consultá-la na nossa página de preços e planos.

Hoje, a taxa do Pix vale mais a pena do que a cobrada para emitir um boleto, realizar um TED/DOC ou vender por cartão, na maioria dos casos! Por isso, vale a pena considerar esse meio de pagamento para o seu negócio.

Como enviar a Cobrança Pix para um cliente

Para realizar uma venda pelo Pix na iugu, basta permitir essa opção na geração da fatura. Ou, se você já tiver configurado o Pix como método padrão de cobrança, ele aparecerá automaticamente nas faturas. 

A fatura chegará para seu cliente via e-mail ou link de pagamento, conforme a escolha do administrador. O Pix com todas as informações do pagamento aparece na forma de QR Code e de Pix Copia e Cola.

Veja no exemplo abaixo o trecho da fatura que exibe o Pix:

pix na fatura iugu

Pix QR Code e abaixo dele, o Pix Copia e Cola. Ao lado, exibimos uma explicação para que o cliente compreenda a forma de pagamento.

Clique na imagem para ver uma fatura iugu completa.

Basta, então, o cliente fazer a leitura com o smartphone, ou, pela segunda opção, copiar e colar o código no campo de pagamento do aplicativo bancário ou de conta digital.

O pagamento é processado à vista, por débito em conta, e o recebimento é instantâneo para o vendedor.

No momento, o Pix ainda não aceita parcelamento, devido ao cronograma de atualizações do Banco Central, que prevê essa funcionalidade para uma fase posterior do Pix (prevista ainda para 2021).

Mas não se preocupe. Na iugu, você já pode oferecer o Pix combinado a outros meios de pagamento, como boleto e cartão de crédito.

Além disso, há como automatizar as suas cobranças de Pagamentos Recorrentes, o que pode substituir um parcelamento ou ser utilizado em uma assinatura. Veja mais no próximo tópico.

Pix na Recorrência

Essa nova funcionalidade disponível nos planos e assinaturas (Recorrência) permite que você envie cobranças periódicas ao seu cliente, selecionando o ciclo de cobrança de acordo com o que o cliente contratou. Ex. Mensalmente ou semanalmente.

É uma ótima forma de automatizar suas vendas. A configuração do ciclo da cobrança recorrente via Pix pode ser realizada no momento da criação do plano e da assinatura e permite que você selecione as opções como quiser, com total flexibilidade.

Para acessar essa novidade, faça o seguinte:

No painel, vá em Recebimentos > Faturamento automático. Depois siga esse passo a passo:

  • Para Planos, siga o caminho Planos > Novo > Métodos de pagamento;
  • Para Assinaturas, siga o caminho Novo > Escolha o cliente > Criar Assinaturas > Métodos de pagamento.
  • Na opção de “Métodos de Pagamentos” escolha quais quer utilizar entre boleto, cartão de crédito e Pix. A combinação, como mencionamos, fica a seu critério! Veja como é fácil:

pix na recorrência iugu

Dica: caso sua intenção seja usar a cobrança recorrente como forma de parcelamento, deve informar corretamente o valor de cada parcela. Caso contrário, o valor total será cobrado a cada fatura.

Gestão de pagamentos Pix

Após uma venda pelo Pix na iugu, a confirmação do pagamento é imediata ao administrador, ocorrendo em menos de um minuto. 

Você acompanha as informações de movimentações de forma clara no painel da iugu, permitindo mais controle sobre seus processos de cobrança e clientes adimplentes. Além disso, você passa a saber qual a entrada do fluxo de caixa pelo Pix, facilitando sua conciliação de vendas.

Também lançamos uma nova funcionalidade para facilitar sua gestão: o estorno de Pix. Quando for preciso devolver um pagamento pelo Pix a um cliente, você pode realizá-lo pelo painel: 

  • Acesse o menu Recebimentos > Faturas;
  • Clique na fatura paga com Pix que deseja estornar;
  • No rodapé da tela, clique no botão “Estornar”. Pronto!

Estorno pix

Ou pela API de pagamentos:

  • Basta informar o ID da fatura e valor a ser reembolsado;
  • Valide a requisição com o API token de produção;
  • Caso tenha dúvidas, consulte nossa documentação

Ah, importante: os estornos podem ser feitos em, no máximo, 90 dias após o pagamento. Não cobramos tarifa por estorno. Viu como é simples?

É mais uma garantia de compra segura que você pode oferecer ao seu cliente, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito ao arrependimento de compra, contemplando devoluções e trocas. Dessa forma, você não tem dor de cabeça ao ter que lidar com casos assim.

Segurança do Pix iugu

Nossa tecnologia garante que o processo seja realizado de maneira simples e segura, seguindo todas práticas e recomendações estipuladas pelo Banco Central.

Aqui na iugu temos um compromisso com a segurança dos dados. Nosso time trabalha diariamente para certificar que, além de sermos a solução mais rápida de pagamentos, também sejamos a mais segura. 

Temos um compromisso com você, com nossos parceiros de negócios, usuários e todos os envolvidos diretamente conosco a sempre buscar o mais alto padrão de segurança no que diz respeito à pagamentos.

Veja como:

PCI Compliance

A iugu segue 100% dos requisitos da regulação do PCI Compliance, indo um pouco mais além ao isolar os sub-sistemas de cobrança da plataforma, retirando-os da Internet e restringindo o acesso físico através de chaves físicas duplas + chave de acesso. São diversos protocolos que garantem a segurança dos dados transitados em nossos servidores e sistemas.

Criptografia de Dados

Todos os dados trafegados são transmitidos de forma criptografada e toda informação sensível é armazenada em servidores seguros.

Saiba mais na nossa documentação completa.

Recapitulando…

Neste post, você viu que o Pix é uma forma de pagamento vantajosa e fácil de usar. Na iugu você tem:

  • Recebimentos 100% instantâneos na sua conta iugu, a qualquer horário e dia;
  • Redução de custos ao usar o Pix com uma das melhores taxas do mercado e com adesão gratuita;
  • Envio ilimitado de cobranças com QR Code Pix;
  • Liberdade de configuração do Pix em faturas;
  • Painel completo para controle de vendas;
  • Recursos práticos para estorno de pagamentos instantâneos;
  • Pagamentos Recorrentes via Pix, com total automação de cobranças;
  • Segurança e infraestrutura para usar o Pix e outros meios de pagamento;
  • Integração com plataformas de e-commerce com condições ainda atrativas de uso.

Então é a hora de somar essa vantagem competitiva ao seu negócio! Ative hoje mesmo o Pix na sua conta iugu seguindo o passo a passo deste post, ou tire suas dúvidas com nosso suporte.

Ainda não é um cliente da iugu? Experimente 60 dias grátis com o Pix incluso!

Nova call to action