Carteiras digitais: quais as vantagens e como funcionam?

Escrito em 27 de Janeiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

As carteiras digitais tornaram-se cada vez mais populares ao longo dos anos e, graças a isso, hoje você pode sair de casa para fazer compras simplesmente levando seu celular - ou smartwatch.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir estes conteúdos? Aperte o play!

Mas como elas caíram tanto no gosto dos consumidores?

A pandemia do Coronavírus levou a um grande aumento da adoção de pagamentos digitais contactless, com o objetivo de priorizar a segurança dos clientes e dos vendedores.

Com isso, os pagamentos por aproximação com cartão físico ganharam força e as carteiras digitais tornaram-se uma maneira conveniente de realizar pagamentos.

Saiba mais neste artigo sobre as vantagens das carteiras digitais, como elas funcionam, se são seguras e quais são as inovações que você precisa ficar de olho!

O que são Carteiras Digitais?

Carteiras digitais são uma versão digital de suas contas e cartões, facilmente acessíveis via computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo inteligente que, basicamente, elimina a necessidade de carregar uma carteira real.

Você provavelmente já ouviu falar em Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, essas são três das carteiras digitais mais populares, mas no Brasil ainda existem outras, como:

  • Picpay;
  • PayPal;
  • Ame Digital;
  • Mercado Pago.

Segundo um estudo realizado pela Bain & Company, as carteiras digitais vão representar 28% do mercado de pagamentos em 2022. Isso significa que, gostando ou não, elas são uma grande tendência gerada pela grande digitalização que o mundo passou nos últimos anos. O comércio evoluiu de tal maneira que os meios de pagamento também precisaram se modernizar.

No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros dos grupos sociais A, B e C, que possuem smartphones, já são usuários recorrentes das carteiras digitais ou e-wallets.

E as principais vantagens apontadas são a praticidade e a agilidade obtidas na transação e confirmação de pagamento.

Como funcionam as Carteiras Digitais?

Para começar a utilizar uma carteira digital, primeiro decida qual você deseja usar. Muitas pessoas decidem com base no sistema operacional móvel que você já usa. 

Por exemplo, se você é um usuário de iPhone ou Apple Watch, provavelmente utilizará o Apple Pay, enquanto os usuários do Android utilizarão o Google Pay ou Samsung Pay.

Entretanto, você não precisa utilizar apenas uma carteira, mas sim várias, dependendo das suas necessidades.

Para usar uma carteira digital, você precisará inserir as informações do seu cartão no aplicativo de sua escolha. Suas informações serão então criptografadas e você só poderá usar a carteira quando desbloquear seu dispositivo e autorizar o uso da carteira.

Para fazer um pagamento móvel, basta autorizar a carteira digital e segurá-la perto o suficiente do leitor de cartão das maquininhas para que suas informações sejam transmitidas.

Nem todos os varejistas e dispositivos aceitam pagamentos por aproximação. Para saber, procure o indicador de pagamento sem contato no sistema de ponto de venda do varejista ou no leitor de cartão.

O símbolo se parece com um ícone de Wi-Fi na lateral, como esse abaixo:

Quais as vantagens em utilizar uma Carteira Digital?

Além dos pagamentos por aproximação e do fato de poder sair de casa sem precisar levar uma carteira completa com diversos cartões, dinheiro, moedas e tudo o que encontramos numa carteira convencional, as carteiras digitais também são um ótimo lugar para armazenar documentos importantes, de maneira organizada e acessível.

Facilidades que as e-wallets proporcionam:

  • Cartões de crédito ou débito;
  • Cartões de embarque;
  • Reservas de hotéis;
  • Ingressos de show;
  • Cartões de presente;
  • Cupons;
  • Cartões de fidelidade.

Além dessas facilidades, com uma carteira digital você também pode:

  • Realizar depósitos por transferência (TED ou Pix);
  • Pagar através de QR Codes;
  • Pagar boletos;
  • Alguns apps também permitem o cashback nas compras e
  • Rendimento do dinheiro depositado na carteira digital!

Alguns aplicativos bem conhecidos, como o WeChat e WhatsApp também oferecem o serviço de carteira digital através do WeChatPay e do WhatsApp Pay.

A diferença é que, na China, o WeChatPay já é amplamente utilizado, e por lá eles inclusive já aceitam Yuan Digital, a moeda digital chinesa. Já aqui no Brasil, o WhatsApp Pay ainda não é muito utilizado.

As Carteiras Digitais são seguras?

Sempre que falamos em dinheiro, pensamos em segurança. Quando o Pix foi lançado, por exemplo, apesar da grande aceitação, muitas pessoas sentiram medo de sofrer golpes e ficaram em dúvida se ele é realmente seguro. E essa preocupação não poderia ser diferente para as carteiras digitais.

Afinal, o que acontece se o seu telefone for roubado? Os hackers podem facilmente roubar suas informações? Você estará colocando suas finanças em risco?

Pode ficar tranquilo. As carteiras digitais são realmente mais seguras do que os cartões físicos, porque os pagamentos móveis são criptografados e tokenizados, o que significa que nenhum dos números reais do cartão ou da conta ficam armazenados na carteira digital.

Mas como isso funciona?

Quando você adiciona suas informações pessoais em uma carteira digital, esses dados são convertidos em um código por meio de criptografia, que só pode ser acessado por entidades autorizadas.

As carteiras digitais vão um passo além, adicionando também a tokenização, que pega esses dados criptografados confidenciais e os substitui por um equivalente digital não sensível conhecido como token.

Esses tokens exclusivos são gerados aleatoriamente toda vez que um usuário faz um pagamento, e apenas o gateway de pagamento da loja pode se corresponder a esse token para aceitar o pagamento.

Ou seja, suas informações estão cada vez mais seguras graças a essas tecnologias.

Mais sobre as inovações nos meios de pagamento

Se você vende, seja em loja física ou online, você já sabe da importância em estar sempre acompanhando as tendências dos meios de pagamento. Afinal, os consumidores são exigentes e buscam cada vez mais facilidade na hora de realizar suas compras.

Prova disso é o Pix que, apesar de ainda ser considerado recente, já é amplamente utilizado pelos consumidores e adotado pelas empresas.

Além dele, também devemos ficar de olho no Real Digital, a moeda digital brasileira criada pelo Banco Central, cujo lançamento é esperado para 2022 e promete revolucionar o mercado financeiro.

Existem muitas tendências para 2022 e pode ser difícil acompanhar todas elas e ainda mais colocar em prática no seu negócio.

Para isso, conte com a ajuda da iugu e da nossa API poderosa para embedar tecnologia financeira ao seu negócio e oferecer aos seus clientes o que há de mais moderno no mercado de meios de pagamento.

E se você quer saber ainda mais sobre inovação, baixe o nosso Kit de Inovação Financeira, lá você encontrará diversos materiais sobre tecnologia e pagamentos online!

Posts relacionados