Hub de Pagamentos: o que é e por que sua empresa precisa de um?
Escrito em 23 de Maio de 2023 por Lidiane Oliveira
Atualizado em 14 de Agosto de 2024
Se você é um gestor, sabe que realizar a gestão de cobranças de uma empresa não é nada fácil. Mas já imaginou como seria concentrar toda a parte burocrática do financeiro em um só lugar? Essa é a ideia por trás do Hub de Pagamentos.
A partir dessa tecnologia, que funciona por meio de APIs, toda a gestão financeira, sistema de cobranças e fluxo de caixa ficam concentradas em apenas um local, o que facilita o controle, a organização e a visualização de dados do coração da empresa.
A boa notícia é que um Hub de Pagamento não está só no campo da imaginação. Ele é real e já é oferecido por empresas de automatização de meios de pagamento, como a iugu.
Ficou curioso? Leio o artigo a seguir e entenda o que é Hub de Pagamento, como funciona e as vantagens dessa tecnologia para a sua empresa.
Que tal ouvir esse conteúdo?
O que é um Hub de Pagamentos?
Um Hub de Pagamentos centraliza a gestão de transações financeiras em um só lugar. Dessa forma, ele facilita o controle e a organização dos pagamentos e simplifica várias etapas dos processos de cobrança e recebimento a partir da integração dos sistemas de adquirentes, subadquirentes, bancos e empresas.
Como é integrado ao sistema de gestão das empresas e a outras instituições financeiras, como bancos e adquirentes, ele automatiza os processos de cobranças e recebimentos de pagamento.
O objetivo principal de um Hub de Pagamento é simplificar e agilizar o processo de pagamento, proporcionando uma experiência fluida, segura e ágil para empresas e consumidores.
Assim, em vez de lidar com diferentes redes de pagamento e instituições, as empresas podem concentrar a sua operação de cobranças e recebimentos apenas com o Hub de Pagamento, o que aceitar uma variedade de métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, carteiras digitais, conciliação financeira, relatórios e transferências bancárias.
Como funciona um Hub de Pagamento?
Agora, é hora de entender como funciona um Hub de Pagamento.
De forma resumida, a tecnologia de um Hub funciona a partir de APIs (Application Programming Interface), que permite que as empresas integrem seus sistemas aos serviços de pagamento e possibilita a troca de dados e informações.
Entretanto, o funcionamento do Hub de Pagamentos também envolve uma combinação de outros componentes e protocolos que facilitam as transações financeiras, como, por exemplo:
- Segurança: a segurança é parte crucial do funcionamento de um Hub Financeiro. Por isso, mecanismos de segurança, como criptografia de dados, autenticação de usuários, tokenização e prevenção à fraudes são implementados para proteger as transações e os dados financeiros dos usuários;
- Processamento de transações: os Hubs também contam com sistemas que processam e gerenciam as transações, o que envolve a validação dos dados do pagamento, a comunicação com as instituições financeiras envolvidas e a execução das etapas necessárias para concluir a transação;
- Gateway de pagamento: o gateway de pagamento é uma parte fundamental do hub de pagamento, já que ele atua como uma ponte entre a empresa e as instituições financeiras, processando as transações e facilitando a comunicação entre todas as partes envolvidas;
- Integração com métodos de pagamento: como mencionamos no início do texto, os Hubs são projetados para aceitar diferentes métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, Pix, carteiras digitais e transferências bancárias, proporcionando variedade e experiência fluida de compra;
- Gestão de contas: os Hubs de Pagamento têm sistemas para gerenciar contas de comerciantes e usuários. Isso pode incluir recursos como configuração de contas, gerenciamento de saldos, processamento de reembolsos, emissão de relatórios financeiros e reconciliação de transações.
Como escolher um Hub de Pagamentos?
Sabemos que escolher um Hub de Pagamentos completo e que atenda às necessidades da sua empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, diversos pontos devem ser levados em consideração antes da decisão.
Entre eles, a segurança, a variedade de meios de pagamento e a experiência fluida devem estar entre as prioridades. Saiba mais a seguir.
1. Padrões rígidos de segurança
A manutenção da segurança dos dados financeiros deve ser o principal pilar de um Hub de Pagamentos.
Por isso, antes de escolher o Hub ideal, certifique-se de que ele conta com certificações de segurança rígidas, como PCI Compliance, Tokenização, criptografia de dados e cumprimento da LGPD.
2. Conciliação financeira e relatórios
Um Hub de Pagamento completo deve oferecer informações e automatização de dados financeiros para facilitar a gestão financeira como um todo.
Com a conciliação financeira, os responsáveis pelo financeiro podem conferir valores, bater informações, encontrar possíveis divergências e corrigi-las de forma ágil, o que evita a perda de recursos e erros que comprometem a saúde do negócio.
3. Tecnologia robusta
A tecnologia é o motor por trás dos Hubs de Pagamento e, como tal, ela deve ser robusta o suficiente para possibilitar diferentes integrações, processamento de informações de forma ágil e suportar os picos de transação das empresas.
Por isso, verifique se o Hub disponibiliza tecnologias de pagamento, como uma API RESTful de qualidade, bem documentada e em português.
4. Controle de inadimplência
O controle de inadimplência é fundamental em qualquer empresa, especialmente aquelas que oferecem cobranças recorrentes.
Sendo assim, o Hub de Pagamentos ideal deve oferecer mecanismos de controle de inadimplências eficientes e automatizadas, como as réguas de cobrança via SMS e e-mail, que auxiliam no recebimento dos pagamentos em dia e na comunicação com clientes inadimplentes.
5. Variedade em métodos de pagamento
Oferecer formas de pagamento variadas deixou de ser opcional e se tornou uma obrigação para as empresas que desejam se manter competitivas e gerar mais conversões em seus negócios.
Assim, o melhor Hub de Pagamentos deve oferecer métodos variados para facilitar a jornada de compra do consumidor, como cartões de crédito, Pix, boletos, Link de Pagamento e carnê digital.
Agora que você já conhece as vantagens e sabe como escolher o Hub de Pagamentos ideal para as necessidades da sua empresa, ficou claro que a iugu é a melhor plataforma de pagamentos para concentrar todas as transações financeiras em um só lugar, certo?
Então, que tal saber mais sobre como a tecnologia para automatização de meios de pagamento da iugu pode potencializar os resultados do seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo.
Escrito em 23 de Maio de 2023 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.