Hub de Pagamentos: o que é e por que sua empresa precisa de um?

Escrito em 23 de Maio de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se você é um gestor, sabe que realizar a gestão de cobranças de uma empresa não é nada fácil. Mas já imaginou como seria concentrar toda a parte burocrática do financeiro em um só lugar? Essa é a ideia por trás do Hub de Pagamentos.

A partir dessa tecnologia, que funciona por meio de APIs, toda a gestão financeira, sistema de cobranças e fluxo de caixa ficam concentradas em apenas um local, o que facilita o controle, a organização e a visualização de dados do coração da empresa. 

A boa notícia é que um Hub de Pagamento não está só no campo da imaginação. Ele é real e já é oferecido por empresas de automatização de meios de pagamento, como a iugu. 

Ficou curioso? Leio o artigo a seguir e entenda o que é Hub de Pagamento, como funciona e as vantagens dessa tecnologia para a sua empresa.

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é um Hub de Pagamentos?

Um Hub de Pagamento é um sistema centralizado que controla e organiza os dados de diversas transações financeiras e informações de pagamento em um único lugar.

Como é integrado ao sistema de gestão das empresas e a outras instituições financeiras, como bancos e adquirentes, ele automatiza os processos de cobranças e recebimentos de pagamento.

O objetivo principal de um Hub de Pagamento é simplificar e agilizar o processo de pagamento, proporcionando uma experiência fluida, segura e ágil para empresas e consumidores.

Assim, em vez de lidar com diferentes redes de pagamento e instituições, as empresas podem concentrar a sua operação de cobranças e recebimentos apenas com o Hub de Pagamento, o que aceitar uma variedade de métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, carteiras digitais, conciliação financeira, relatórios e transferências bancárias.

mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito

mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito

Como funciona um Hub de Pagamento?

Agora, é hora de entender como funciona um Hub de Pagamento

De forma resumida, a tecnologia de um Hub funciona a partir de APIs (Application Programming Interface), que permite que as empresas integrem seus sistemas aos serviços de pagamento e possibilita a troca de dados e informações.

Entretanto, o funcionamento do Hub de Pagamentos também envolve uma combinação de outros componentes e protocolos que facilitam as transações financeiras, como, por exemplo: 

  • Segurança: a segurança é parte crucial do funcionamento de um Hub Financeiro. Por isso, mecanismos de segurança, como criptografia de dados, autenticação de usuários, tokenização e prevenção à fraudes são implementados para proteger as transações e os dados financeiros dos usuários;
  • Processamento de transações: os Hubs também contam com sistemas que processam e gerenciam as transações, o que envolve a validação dos dados do pagamento, a comunicação com as instituições financeiras envolvidas e a execução das etapas necessárias para concluir a transação;
  • Gateway de pagamento: o gateway de pagamento é uma parte fundamental do hub de pagamento, já que ele atua como uma ponte entre a empresa e as instituições financeiras, processando as transações e facilitando a comunicação entre todas as partes envolvidas;
  • Integração com métodos de pagamento: como mencionamos no início do texto, os Hubs são projetados para aceitar diferentes métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, Pix, carteiras digitais e transferências bancárias, proporcionando variedade e experiência fluida de compra;
  • Gestão de contas: os Hubs de Pagamento têm sistemas para gerenciar contas de comerciantes e usuários. Isso pode incluir recursos como configuração de contas, gerenciamento de saldos, processamento de reembolsos, emissão de relatórios financeiros e reconciliação de transações.

Como escolher um Hub de Pagamentos?

Sabemos que escolher um Hub de Pagamentos completo e que atenda às necessidades da sua empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, diversos pontos devem ser levados em consideração antes da decisão. 

Entre eles, a segurança, a variedade de meios de pagamento e a experiência fluida devem estar entre as prioridades. Saiba mais a seguir.

1. Padrões rígidos de segurança

A manutenção da segurança dos dados financeiros deve ser o principal pilar de um Hub de Pagamentos.

Por isso, antes de escolher o Hub ideal, certifique-se de que ele conta com certificações de segurança rígidas, como PCI Compliance, Tokenização, criptografia de dados e cumprimento da LGPD. 

2. Conciliação financeira e relatórios

Um Hub de Pagamento completo deve oferecer informações e automatização de dados financeiros para facilitar a gestão financeira como um todo. 

Com a conciliação financeira, os responsáveis pelo financeiro podem conferir valores, bater informações, encontrar possíveis divergências e corrigi-las de forma ágil, o que evita a perda de recursos e erros que comprometem a saúde do negócio.

Nova call to action

3. Tecnologia robusta

A tecnologia é o motor por trás dos Hubs de Pagamento e, como tal, ela deve ser robusta o suficiente para possibilitar diferentes integrações, processamento de informações de forma ágil e suportar os picos de transação das empresas.

Por isso, verifique se o Hub disponibiliza tecnologias de pagamento, como uma API RESTful de qualidade, bem documentada e em português.

4. Controle de inadimplência

O controle de inadimplência é fundamental em qualquer empresa, especialmente aquelas que oferecem cobranças recorrentes

Sendo assim, o Hub de Pagamentos ideal deve oferecer mecanismos de controle de inadimplências eficientes e automatizadas, como as réguas de cobrança via SMS e e-mail, que auxiliam no recebimento dos pagamentos em dia e na comunicação com clientes inadimplentes.

recorrência controle

recorrência

5. Variedade em métodos de pagamento

Oferecer formas de pagamento variadas deixou de ser opcional e se tornou uma obrigação para as empresas que desejam se manter competitivas e gerar mais conversões em seus negócios. 

Assim, o melhor Hub de Pagamentos deve oferecer métodos variados para facilitar a jornada de compra do consumidor, como cartões de crédito, Pix, boletos, Link de Pagamento e carnê digital.

Agora que você já conhece as vantagens e sabe como escolher o Hub de Pagamentos ideal para as necessidades da sua empresa, ficou claro que a iugu é a melhor plataforma de pagamentos para concentrar todas as transações financeiras em um só lugar, certo?

Então, que tal saber mais sobre como a tecnologia para automatização de meios de pagamento da iugu pode potencializar os resultados do seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo.Planos-iugu

pagamentos online

Posts relacionados