Tecnologia de pagamento: o que é e quais as principais

Escrito em 11 de Junho de 2024 por Lidiane Oliveira

A tecnologia de pagamento viabiliza operações mais ágeis, convenientes, autônomas e práticas, tanto para quem vende, quanto para quem compra. Conheça mais sobre o conceito e veja 9 tendências que vieram para ficar! 

Quando você vai fazer uma compra, o que prioriza em termos de serviços financeiros? Certamente, praticidade e agilidade são itens do ranking, confere? Com os seus clientes, a lógica é a mesma. Na hora de comprar, eles esperam tecnologias de pagamento que reduzam seu trabalho, aumentem a efetividade das operações e, sobretudo, que atendam às suas preferências.

Olhando por este ângulo, faz todo sentido pensar que o consumidor brasileiro está disponível para testar novas ferramentas — afinal, este é o caminho para descobrir formas mais satisfatórias de concluir uma transação. 

A prova da afirmação acima está nesta pesquisa, da Mastercard, divulgada em abril de 2024, que mostra que 89% do público do país têm disposição para usar meios de pagamento novos ou não convencionais.

Quer mais dados interessantes? A mesma pesquisa mostra que, para 59% dos entrevistados, a confiança nas medidas de segurança é o principal motivo para o uso, seguida por conveniência (36%) e familiaridade com a prestadora de serviço (31%).

Para te ajudar a entender como acompanhar a evolução dos meios de pagamento, continue este artigo. Mostramos o conceito, o potencial revolucionário da tecnologia de pagamento e principais impactos em empresas como a sua. 

Boa leitura! 

O que é tecnologia de pagamento?

A tecnologia de pagamento é um conjunto de recursos que viabiliza operações de compra e venda no cenário digital. Ela acompanha a evolução dos hábitos de consumo e oferece soluções que atendem às expectativas de velocidade, acessibilidade, conectividade e conveniência. Portanto, trata-se de um conceito em constante transformação. 

Agora que a definição ficou mais clara, que tal compreender como os pagamentos pela tecnologia revolucionaram o mercado? 

Como a tecnologia transformou os meios de pagamento? 

A incorporação da tecnologia aos meios de pagamento originalmente visava potencializar as entregas dos meios convencionais. No entanto, transformou por completo a relação de clientes e empresas com os meios de pagamento na medida em que adicionou, às mais diversas operações comerciais, elementos como agilidade, rastreabilidade, conveniência, convergência e redução de custos

Mais do que viabilizar transações rápidas, a tecnologia financeira tornou operações mais seguras (uma vez que, além das camadas de proteção de dados inerentes às soluções de pagamento, fica mais fácil identificar a origem e o destino das movimentações. 

Adicionalmente, multiplicou o leque de opções de meios de pagamento online oferecidas pelos lojistas e empresários a seus clientes, sem que, para isso, fosse necessário investir em múltiplas plataformas. Hoje, com a tecnologia, uma só ferramenta faz o trabalho.  

Por fim, a tecnologia por trás do pagamento viabilizou a criação de contas digitais, o que contribuiu para aumentar o leque de clientes de produtos financeiros e promover acessibilidade aos serviços. 

Quais as 9 principais tecnologias de pagamento?

As principais tecnologias de pagamento, divididas entre meios de pagamento, recursos de suporte e camadas de segurança, são: 

  1. Links de pagamento
  2. Pix
  3. QR Code
  4. Criptoativos
  5. Carteira Digital
  6. Contactless
  7. Blockchain
  8. Embedded Finance
  9. Biometria e Reconhecimento facial

Vamos entender mais sobre cada uma?

1. Links de pagamento

Os links de pagamento são tecnologias desenvolvidas para facilitar as vendas por canais diferentes dos convencionais e-commerce e marketplaces. Com o link, o lojista ou vendedor envia os dados de checkout diretamente ao cliente — via WhatsApp, Instagram ou qualquer outro canal desejado. 

Neste caso, o comprador clica no link e já é direcionado para a página de compra. Então, insere seus dados e finaliza a operação. 

Bem simples, não é? 

2. Pix

Outra tendência de pagamento que não pode ficar de fora quando o assunto é tecnologia é o Pix: o método queridinho dos brasileiros. 

O recurso trouxe agilidade e disponibilidade às transações, na medida em que permite transferências a qualquer dia e hora e garante o recebimento imediato do valor pelo comerciante. 

3. QR Code

Eliminando de vez a necessidade de digitar continuamente seus dados bancários ou comerciais da empresa para viabilizar os pagamentos, o QR Code reúne, em um código de barras bidimensional, todas as informações necessárias para a compra. 

Basta escanear a imagem com o aplicativo de operações financeiras e pronto!

4. Criptoativos

Os criptoativos são ativos digitais usados para gerar reserva financeira, transacionar valores ou mesmo fazer compras. Criptomoedas (como o famoso Bitcoin), NFTs e Tokens são alguns exemplos de criptoativos populares no mercado. 

5. Carteira Digital

Se, há dez anos, disséssemos que, em 2024, um cliente poderia concluir uma compra usando apenas o celular (ou relógio), você acreditaria? 

Hoje, as carteiras digitais armazenam, em um app, todas as informações-chave dos cartões de crédito, o que possibilita compras rápidas e sem contato — nosso próximo tema. 

6. Contactless

O pagamento contactless (ou sem contato) é um exemplo de tecnologia financeira que agiliza processos. 

Com a simples aproximação do meio de pagamento do dispositivo de compra (em geral, uma maquininha de cartão), o sistema lê e armazena os dados do cliente, viabilizando a compra.

7. Blockchain

Partindo para os recursos de suporte às transações baseados em tecnologia, temos o blockchain. Trata-se de um sistema em rede descentralizado que protege informações com camadas inquebráveis de criptografia e torna as operações mais confiáveis e sigilosas.

8. Embedded Finance

O Embedded Finance é um recurso de tecnologia de pagamento voltado para empresas como a sua. Ele permite a incorporação de recursos financeiros à empresa sem que seja necessário estruturar o core business. 

Em resumo, negócios de diferentes segmentos podem oferecer contas digitais, linhas de crédito ou financiamentos.

DICA: leia mais sobre embedded finance e conheça as vantagens da tecnologia!  

9. Biometria e Reconhecimento facial

Biometria e reconhecimento facial são recursos de segurança que protegem as operações digitais. Em ambos os casos, para autorizar o acesso ou uma operação, o detentor da conta escaneia suas digitais ou seu rosto. 

Como a tecnologia de pagamentos impacta sua empresa?

A tecnologia de pagamentos tem o potencial de escalar um negócio como o seu. Afinal, une a praticidade de gerenciamento com o atendimento às demandas do cliente por conveniência, autonomia e agilidade. 

Vale destacar, no entanto, que, para não ficar para trás, é essencial acompanhar o mercado. Assim, você projeta o futuro dos meios de pagamento no Brasil e se antecipa às tendências. 

Outra dica de ouro é entender as demandas do seu cliente. Conheça o perfil do seu comprador e identifique, dentre as tecnologias de pagamento disponíveis, quais atendem de forma satisfatória às suas necessidades 

Comece a colocar em prática agora mesmo as dicas deste artigo! Entenda mais sobre o mercado de tecnologia financeira e domine o segmento! 

Posts relacionados

Homem fazendo pagamento de boleto bancário online
análise de soluções de pagamento para imobiliárias