Conheça as 5 principais tendências financeiras para 2023
Escrito em 03 de Janeiro de 2023 por Thainara Carvalho
Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A instabilidade financeira que atingiu em cheio as principais startups do país em 2022 acarreta alguns cenários.
Entretanto, o ano que se inicia traz novas oportunidades no horizonte, potencializadas, principalmente, pela consolidação de novas tecnologias.
Diante de um panorama ainda rodeado por incertezas, é provável que você esteja se perguntando quais serão as principais tendências financeiras para 2023.
É isso o que veremos no post de hoje. Continue a leitura e saiba quais são as tendências de pagamentos digitais e serviços financeiros.
Que tal ouvir esse conteúdo?
Um panorama do cenário macroeconômico
Desde 2020, as economias mundiais foram duramente afetadas pela pandemia de COVID-19 e suas consequências.
Em 2022, os efeitos da crise causada pela pandemia continuaram a ser sentidos, como alta da inflação, dos juros, alta da inadimplência e perda do poder de compra da população.
Além disso, o cenário macroeconômico afetou o ecossistema de fintechs brasileiras, o que gerou demissões em massa em startups de diferentes segmentos.
Para 2023, o cenário macroeconômico ainda será de desafios. De acordo com a SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Economia, a projeção oficial para o crescimento da atividade econômica neste ano é de 2,7%,.
Contudo, a estimativa de alta do PIB, de 2,5%, caiu para 2,1%.
Quanto à inflação, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou um aumento, e o índice passou passou de 5,23% para 5,31%.
1. Alterações do Pix
Em 2022, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em números do Banco Central.
Para 2023, o sistema de pagamentos instantâneos já chega com novidades. Anunciadas pelo BC no Fórum Pix, em 1º de dezembro, as mudanças incluem o aumento de limite de valores nas operações do Pix Saque e Pix Troco e personalização de horário noturno
Com as novas regras de segurança do Pix, o pagamento instantâneo não terá mais limite individual por transação e permitirá a personalização em seu horário noturno.
Outros lançamentos incluem o Pix Automático, que promete facilitar o pagamento de contas recorrentes mensais de valor variável, como despesas de água e eletricidade.
Dentre muitas outras possibilidades de uso, podemos esperar mais praticidade e flexibilidade no pagamento instantâneo que tem inspirado até mesmo outros países.
2. Aceleração do Open Finance
O ano de 2022 foi um divisor de águas para a implementação do Open Finance.
O sistema financeiro aberto obteve números expressivos:
- + de 2,7 bilhões de chamadas de APIs desde março de 2022;
- + de 6,7 milhões de consentimentos ativos de usuários para o compartilhamento de dados no ecossistema;
- + de 800 instituições ativas no diretório de participantes.
Para 2023, espera-se uma evolução do que já foi lançado e uma aceleração das novidades que estão por vir.
Dentre as principais mudanças, figuram a melhora na performance do compartilhamento de dados, a cobertura de serviços como investimentos, seguros e previdência, além da aceleração da iniciação de pagamentos (ITP).
Após a estabilização dos pedidos de compartilhamento, o comitê do Open Finance irá, agora, garantir a qualidade dos dados compartilhados, a fim de evitar que eles cheguem errados ou incompletos às instituições receptoras.
Sendo assim, a expectativa é que o Open Finance ficará ainda mais em evidência em 2023, sendo incorporado na vida da população e atraindo mais instituições financeiras.
3. Tokenização e Criptoeconomia
Apesar das recentes quedas e do chamado “inverno cripto”, a economia baseada em criptomoedas promete continuar uma forte tendência em 2023.
A prova disso é que, apesar do cenário negativo, muitas instituições seguem apostando em estruturas Blockchain para tokenizarem ativos.
Ainda em dezembro de 2022, o Banco Central criou um grupo de trabalho interno sobre tokenização em Blockchain.
Denominado "GT Tokenização", o grupo será responsável por estudos de atividades de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos financeiros na Blockchain.
Além disso, o Banco Central também deu início aos testes com o Real Digital no LIFT, o laboratório de execução de projetos de uso da moeda digital do BC.
4. Beyond Banking
O Beyond Banking é um um modelo de negócios por meio do qual bancos, fintechs e demais instituições financeiras podem oferecer diversos serviços, soluções e produtos a seus clientes a partir de parcerias com outras empresas.
Dessa forma, o objetivo da iniciativa é que as instituições possam aumentar o portfólio de serviços, personalizar a experiência do cliente e se diferenciar da concorrência.
Com o Open Finance em ação, a expectativa é que cada vez mais bancos abracem o Beyond Banking para oferecer uma experiência mais personalizada e completa aos consumidores.
5. Câmbio
Outra forte tendência financeira para 2023 é a disrupção do mercado de câmbio e remessas internacionais, que seve ser impactado, principalmente, pela maior desburocratização do setor.
Nesse cenário, produtos como o aguardado Pix Internacional despontam como um aliado da inovação no mercado internacional.
Esteja sempre atualizado
Neste artigo, conhecemos as principais tendências financeiras para 2023.
E, como você viu, o ano promete trazer ainda mais inovações e avanços no setor de tecnologia e pagamentos.
Diante de tantas expectativas e novidades, não dá para ficar de fora, certo? Então, cadastre-se da News da iugu e receba conteúdos fresquinhos sobre o mundo dos pagamentos, tecnologia e finanças diretamente na sua caixa de entrada.

Escrito em 03 de Janeiro de 2023 por
Thainara Carvalho
jornalista e analista de conteúdo apaixonada por boas histórias, sempre em busca de conteúdos de valor para empresas e pessoas.
Posts relacionados

Drex: saiba tudo sobre a moeda digital nacional
