O que é e como a tokenização de pagamentos reforça a segurança das transações online

Escrito em 30 de Novembro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 21 de Dezembro de 2023

Tokenização de pagamentos é um processo de segurança que substitui informações sensíveis do cartão por tokens únicos, reduzindo o risco de fraudes. Esses tokens, sem valor fora do sistema específico, protegem os dados do titular do cartão durante transações online, garantindo segurança nas operações financeiras 

Nos últimos cinco anos, as vendas no e-commerce cresceram 150%, segundo a Receita Federal. Contudo, o crescimento acelerado trouxe, também, mais riscos e desafios, como o aumento de golpes e fraudes. Nesse cenário, tecnologias como a tokenização de pagamentos funcionam como uma camada a mais de proteção. 

E essa preocupação com a segurança não se dá por um acaso. De acordo com uma pesquisa realizada pela Visa, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de fraudes no comércio virtual na América Latina, atrás apenas do México. 

Com mais engenhosidade e criatividade, os criminosos se aproveitam de qualquer brecha para aplicar golpes em negócios digitais. Portanto, é preciso se munir com as melhores tecnologias e ferramentas, como o token. 

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo sobre o que é tokenização de pagamentos, as vantagens e como você pode aplicá-la na sua empresa.

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é tokenização de pagamentos?

A tokenização de pagamentos é uma tecnologia que substitui os dados sensíveis dos clientes por códigos alfanuméricos, ou seja, letras e números aleatórios que só possuem valor para o processador do pagamento. 

Com os tokens, as informações substituídas são: 

  • Nome;
  • Bandeira de cartão de crédito;
  • Número de cartão de crédito, 

Como são protegidos por criptografia, esses dados podem transitar pelas redes de pagamento com segurança, já que, devido aos códigos alfanuméricos, eles se tornam indecifráveis para os fraudadores.

Além disso, os códigos alfanuméricos possuem uma sequência única e duram apenas o suficiente para a conclusão do pagamento.

Isso significa que, mesmo com os dados dos clientes salvos no app ou site, um novo código alfanumérico é gerado de forma automática. Assim, diminuem-se as chances de dados roubados. 

Como funciona a tokenização?

A tokenização de pagamentos funciona assim: ao invés de armazenar diretamente os dados sensíveis do cartão, como o número e a data de validade, nos sistemas comerciais ou de processamento de pagamentos, essas informações são substituídas por um token único e alfanumérico. 

Esse token é gerado por um serviço de tokenização e representa o cartão original, armazenado seguramente. Dessa forma, em caso de violação do sistema, informações sensíveis não são comprometidas. 

Quando uma transação é autorizada, o token é enviado para o processador de pagamento, que o relaciona ao cartão real.

Por que investir em tokenização de pagamento no seu negócio?

Como mencionamos logo acima, o Brasil é um dos países com maiores índices de fraudes na América Latina. O relatório ClearSale, revelou, ainda, que o Brasil registrou 2 milhões de tentativas de fraude no setor de e-commerce no primeiro semestre de 2023, 50,6%, um prejuízo estimado em R$ 2,5 bilhões.

Sendo assim, contar com a tokenização é mais uma forma de garantir a saúde do seu negócio. Isso porque um site seguro transmite mais segurança aos clientes. Dessa forma, além de evitar prejuízos causados por fraudes em e-commerce ou marketplaces, você transmite mais confiança aos consumidores. 

Ao se sentirem positivamente impactados com a experiência de pagamento, eles tendem a voltar ao site ou aplicativo para novas compras. A longo prazo, isso significa mais fidelização e aumento da taxa de conversão. 

Além disso, a tokenização possibilita um checkout de pagamento mais ágil e transparente, já que ela permite compras com apenas um clique.  

Quais são os benefícios da tokenização? 

Para além da camada extra de segurança e melhora na experiência do cliente, a tokenização de pagamentos, as vantagens da tokenização incluem:

  • Otimização do checkout de pagamento;
  • Segurança nos pagamentos recorrentes, já que os dados ficam armazenados com segurança;
  • Proteção de informações sensíveis, como documentos, e-mail, endereço e telefone;
  • Agilidade nas transações;
  • Conformidade com as boas práticas de segurança.
    recorrência controle

Como tokenizar um ativo de meio de pagamento? 

Inicialmente, os dados do meio de pagamento são capturados e um serviço de tokenização gera um token único associado a esses dados. Esse token é então utilizado para representar o ativo original, sendo armazenado em sistemas comerciais e processadores de pagamento.

Compreensão dos Requisitos de Segurança: 

Antes de começar, é crucial entender os padrões e requisitos de segurança relevantes para o setor de pagamentos em que você está operando. Por exemplo, para cartões de crédito, PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento) é um conjunto de padrões importantes. 

Alguns passo importantes são: 

  • Compreensão dos requisitos de segurança: antes de começar, é crucial entender os padrões e requisitos de segurança relevantes para o setor de pagamentos em que você está operando. 
  • Escolha de plataforma ou serviço de tokenização: você pode implementar a tokenização usando plataformas ou serviços já existentes que oferecem soluções de tokenização. 
  • Integração com API: integre sua aplicação ou sistema com a API de tokenização oferecida pelo serviço escolhido. Isso geralmente envolve a chamada de métodos específicos para solicitar tokens e associá-los aos dados do meio de pagamento original.
  • Envio de dados sensíveis: quando um usuário insere dados sensíveis, como um número de cartão de crédito, envie esses dados para o serviço de tokenização. Nunca armazene dados sensíveis no seu sistema após a tokenização.
  • Armazenamento seguro do token: armazene o token de forma segura no seu sistema, associado ao respectivo usuário ou transação. É importante seguir as práticas recomendadas de segurança e criptografia.

Como contar com tokenização de pagamentos no seu negócio?

Para oferecer a tokenização de pagamentos no seu negócio, o melhor caminho é encontrar uma empresa especializada em soluções de pagamento, como a iugu. 

Com a tecnologia da iugu, além de contar com uma plataforma financeira completa e automatizada, você tem token triplo à disposição para deixar os pagamentos da sua empresa ainda mais seguros

Mas o que isso significa? Resumidamente, o token triplo nada mais é do que o conjunto do token, da identificação do aparelho e da conta, que, juntos, constroem a tríplice da autorização para efetuar pagamentos.

Além disso, a iugu segue 100% dos requisitos PCI, indo um pouco mais além ao isolar os sub-sistemas de cobrança da plataforma, retirando-os da Internet e restringindo o acesso físico por meio de chaves físicas duplas + chave de acesso RSA.​

Gostou de saber o que é tokenização e quer potencializar a segurança das transações do seu negócio? Então, baixe nosso e-book e saiba como proteger a sua empresa contra fraudes em pagamentos digitais!

Nova call to action

 

Posts relacionados

mulher empreendedora em frente a computador fazendo split nas vendas de fim de ano