Saiba como a tecnologia está transformando o mercado financeiro

Escrito em 06 de Março de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Não é segredo para ninguém que, atualmente, a tecnologia é importante nas mais diversas áreas e situações. Não tem como negar: com o passar dos tempos, inovações vão sendo adotadas e outras modificadas, tudo com o objetivo de nos dias de hoje, a tecnologia modificou diversas áreas na vida das pessoas.

Quando levamos a tecnologia para as indústrias e empreendimentos, é comum encontrar a utilização da chamada automação de pagamento. Essa técnica revolucionou a forma como as empresas realizavam as vendas e trouxe uma nova dinâmica de mercado.

Em pleno século XXI, é difícil encontrar uma empresa que não utiliza esse sistema. Isso começou a ser adquirido com o objetivo de melhorar a organização da parte financeira, otimizando os resultados e alcançando seus objetivos com mais facilidade. 

Vamos com um exemplo: pense no setor bancário. As mudanças nesse setor também foram significativas. Vivemos em um universo onde as novidades perdem o impacto muito rápido, é necessário estar sempre em contato com novas tecnologias e modos de otimizar e melhorar o seu negócio. O mesmo serve para uma empresa de tela de proteção viu? Uma vez que ela conta com um setor financeiro.

É certo que esse procedimento traz diversas vantagens para o empreendimento mas, ainda assim, muitos empreendedores enxergam a automatização de pagamento com desconfiança. E existe um motivo bem claro para isso: o não entendimento da prática.

Mas fique tranquilo! Nós elaboramos um artigo para falar sobre as vantagens da tecnologia para as transações envolvendo dinheiro, destacando a importância desse avanço para as indústrias e empresas. Vamos nessa?

Entenda como funciona a automatização de pagamento

É importante entender como funciona os pagamentos automatizados para que as dúvidas e desconfianças sejam sanadas de uma vez por todas. Bom, essa ação normalmente acontece por meio de sistemas de cobrança online.

Você deve estar se perguntando: mas como posso fazer isso de forma que funcione e seja seguro para meu negócio? Calma, você pode investir na contratação de uma plataforma que oferece diversas formas de pagamento e, a partir desse ponto, é escolhida a mais adequada para cada cliente. 

É fundamental que você saiba que esse recurso de pagamento pode ser utilizado em qualquer modelo de negócio, até mesmo uma empresa de manutenção de elevador. O que importa, nesse caso, é que você saiba investir em uma automação de pagamentos segura e eficaz, uma vez que ela facilita as transações. 

E o interessante da automação é que você consegue adotar diversos tipos de métodos de cobrança. Isso facilita bastante a vida do empresário e também do consumidor. Você pode encontrá-las em:

  • boleto bancário;
  • carnês;
  • cartão de crédito. 

É importante considerar alguns pontos

Pode parecer bobeira, mas é importante ressaltarmos que a qualidade do serviço precisa ser do mais alto nível. Além disso, o preço justo e funcionalidades, também são os fatores principais quando pensamos na contratação de um sistema de automação de pagamento.

Até porque, conseguimos definir um intermediador de pagamento pela automatização dos processos. E como o próprio nome diz: eles precisam intermediar as cobranças de modo que o empresário receba pelos serviços e produtos de forma simples, rápida e funcional.

Tudo parece muito complexo e difícil de ser implementado mas, a realidade é que não existe nenhum segredo na implementação desse processo. Ou seja, você vai navegar no site do intermediador, fazer o cadastro com seus dados, escolher a forma de pagamento, emitir a cobrança, enviar para o cliente e aguardar o pagamento. 

Mas, fiquem atentos! Essa forma de pagamento pode ser adotada, também, por e-commerces. Essas plataformas conseguem disponibilizar as formas de pagamento na sua própria plataforma para que o cliente feche a compra e pague ali mesmo pelo que comprou.

Saiba quais as vantagens de automatizar os pagamentos 

Sabe quando utilizamos a expressão “se pudesse definir algo em poucas palavras, como definiria?”. Então, no caso da automatização de pagamento poderíamos definir como uma grande teia de trabalho.

Como todo empreendimento, é preciso contar com um fluxo bem definido para que a equipe de finanças consiga passar os dados coletados para quem cuida do marketing, atendimento, vendas e negociação da sua empresa.

A partir dessa ação, a empresa consegue ter mais controle sobre os seus clientes e com isso fidelizá-los. Além disso, é possível ter acesso a informações que vão ajudar a conquistar novos consumidores e lucrar mais.

Vale destacar que é a principal vantagem de implementar a automatização de pagamento no seu negócio é que você pode contar com diversas vantagens adicionais. Confira a listagem abaixo:

  • É um equipamento seguro para você e seu cliente;
  • Serviço padronizado, fazendo com que você economize tempo;
  • O sistema é simples e fácil de usar;
  • Oferece várias formas de pagamento, aumentando a possibilidade de fechamento da venda.

Conheça melhor sobre o Chip NFC

A gente sabe que os bancos, uma vez ou outra, são ameaçados por novos negócios que vão surgindo no mercado, não é mesmo? Isso porque existem segmentos que começam a ganhar espaço no mercado financeiro. 

Um exemplo disso é empresas como a Samsung e a Apple. Isso porque elas entraram no setor de pagamentos por meio do famoso chip NFC. Isso possibilita que os chips de seus smartphones se tornem uma espécie de cartão. 

Olha o quanto esse novo modelo de pagamento pode revolucionar e afetar diretamente os grandes bancos do mundo: A Coreia do Sul anunciou que, até o final de 2020, vão abrir mão das moedas em papel para focar em modelos semelhantes a esse do chip NFC. Ou seja, impulsionados pelos pagamentos em QR Code.

Aposte na automatização dos pagamentos para melhorar seu negócio

Foi possível conferir ao longo do artigo que ferramentas, como a automatização de pagamento, são responsáveis por severas mudanças no setor financeiro. Então, as chances de conseguirem potencializar e melhorar o setor financeiro de uma empresa de fita de Led, por exemplo, cresce consideravelmente.

É claro que o tempo é capaz de possibilitar que as inovações tecnológicas sejam capazes de trazer novas plataformas e ferramentas responsáveis pela diminuição de tarefas e por trazer mais agilidade aos processos de gestão que precisam de rapidez e alta eficiência.

Texto escrito por Iago Martins, redator da Soluções Industriais

Posts relacionados