Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

O que são meios de pagamento?

Lendo este post, você descobrirá o que são meios de pagamento e conhecerá os métodos atuais e as principais tendências do setor.

Escrito em 27 de Janeiro de 2020 por Patrick Negri

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até o fim de 2019, o e-commerce brasileiro atingirá um volume de vendas de quase R$ 80 bilhões. Logo, adotar estratégias diferenciadas é fundamental para conquistar escalabilidade em meio a tanta concorrência. Contar com diferentes opções de meios de pagamentos, certamente, é uma delas. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Quer saber o que são meios de pagamento, entender como eles estão evoluindo e conhecer seus diferentes formatos? É só seguir com a leitura! 

O que são meios de pagamento: quais são os mais usados atualmente? 

Os meios de pagamento mais utilizados pela maioria dos donos de loja virtual são:

1. Boleto bancário

O boleto bancário é uma ótima alternativa para quem deseja contar com um meio de pagamento democrático e sem burocracia. Gerado automaticamente, esse tipo de pagamento é ideal para o cliente que deseja efetuar seu pagamento à vista.

2. Cartão de crédito

Promovendo a rapidez das compras online, o cartão de crédito é o meio de pagamento favorito dos consumidores. Apresentando facilidade e agilidade no processo de vendas, a aceitação ou rejeição desse meio é efetuada em minutos.

3. Gateway de pagamento

Adotar um gateway como meio de pagamento é essencial atualmente. Isso porque esse método garante a segurança e a confidencialidade dos dados, sendo o responsável pela realização do pagamento na hora do checkout.

Esse meio de pagamento faz a intermediação entre a loja virtual e a instituição financeira e conta com soluções tecnológicas para isso.

4. Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento são companhias que fornecem suporte e serviços diferenciados para os processos de pagamento. Facilitando as transações e promovendo a segurança, esse método é bastante útil e eficaz.

5. Transferência eletrônica de fundos – TEF

Para quem deseja potencializar a rapidez no pagamento, oferecer a transferência eletrônica pode ser uma boa ideia. Isso porque esse meio de pagamento é realizado à vista e apresenta a mesma segurança de um pagamento feito por boleto, porém mais rápido. 

6. Pagamento recorrente

O pagamento recorrente já vem sendo utilizado por muitos clubes de assinaturas, por exemplo. Por contar com um método de pagamento periódico, essa modalidade é feita de modo automático por um sistema, gerando flexibilidade aos negócios, garantido a segurança das transações e estimulando modelos de negócios com preços atrativos. 

o que são meios de pagamento

O que são meios de pagamento: conheça as tendências

Com a evolução da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, os meios de pagamento estão evoluindo. Para não perder espaço no mercado e oferecer uma excelente experiência para os clientes, é fundamental diversificar e oferecer os mais variados métodos de pagamento

Conheça agora algumas tendências que já estão sendo aplicadas em outros países e que vêm chegando, aos poucos, ao mercado brasileiro. 

1. Pagamento por aproximação (NFC)

Conhecida como “comunicação por proximidade”, a NFC é um recurso tecnológico que promove a troca de informações entre dois equipamentos a uma distância pequena. 

Estimulando o fácil acesso e tornando as transações financeiras mais seguras, a NFC pode ser instalada em smartphones, pulseiras de pagamento, tablets e cartões digitais. 

Nesse contexto, também já existem cartões que contam com o pagamento por aproximação. Para realizar esse tipo de transação, é preciso aproximar o cartão de uma máquina que também apresente a tecnologia NFC. Só isso, não precisa digitar senha nem inserir o cartão na máquina. 

2. Carteira móvel

Uma carteira móvel nada mais é do que uma ferramenta eletrônica que armazena dados pessoais e informações financeiras. Por meio dessa solução, é possível realizar transações financeiras com segurança e privacidade. 

3. Criptomoedas

Não é segredo para ninguém as criptomoedas estão revolucionando a economia mundial. Utilizar esse modelo de pagamento promove a facilidade e a liberdade em relação a como os valores são distribuídos. No entanto, o bitcoin é muito volátil. Dessa forma, é preciso ter cuidado e experiência para aplicar esse meio de pagamento. 

4. Mobile Payment

O uso de dispositivo móvel para efetuar compras faz parte do dia a dia dos brasileiros. Essa é uma tendência que só tende a aumentar. Sendo assim, as empresas que focarem seus negócios para oferecer diferentes tipos de pagamento por celular, como o uso de diferentes apps, irão conquistar seu espaço mais facilmente. 

O que são meios de pagamentos: + 3 tendências extras

Confira agora mais três tendências de meios de pagamento para você analisar e, quem sabe, adotar em breve.

1. mPOS

Realizando a interface entre dois dispositivos móveis, o mPOS promove a leitura de pagamento de crédito ou débito de modo prático, seguro e sem complicações. 

Isso acontece via bluetooth ou NFC, e é uma tendência em termos de meio de pagamento, pois oferece diferentes tipos de serviços, como a produção de relatórios financeiros e o envio de faturas por e-mail. 

2. Cashless

O sistema cashless promove a descentralização de serviços e é um modo bastante seguro de realizar pagamento. Podendo ser realizado por meio das mais variadas tecnologias, o cashless pode ser acessado tanto pelo celular como por uma pulseira ou cartão. 

Por meio desse método, o consumidor escolhe o volume de créditos que deseja gastar, o que prestigia sua autonomia.  

3. QR Code 

Facilmente lido por qualquer dispositivo móvel que tenha uma câmera, o QR Code funciona como um código de barras e apresenta um formato quadricular. 

Essa ferramenta tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, principalmente em fintechs. Por meio desse método, as transações são realizadas de modo prático e fácil, e, segundo o estudo “Meio de pagamento: QR Code- Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, mais de 80% dos varejistas pretendem adotar esse recurso como meio de pagamento em um futuro próximo. 

o que são meios de pagamento

A sua empresa está preparada para adotar esses novos meios de pagamento?

Para oferecer uma experiência rica para seus clientes e sair na frente da concorrência as palavras-chave são: adaptação, flexibilização e diversificação. Dessa forma, contar com meios de pagamento que façam sentido para a realidade de seu negócio e que promovam diferentes e boas opções de pagamentos para os consumidores é uma prática inteligente e essencial. 

Nesse cenário, investir em tecnologia e contar com parcerias faz parte do processo. Que tal unir esses dois mundos por meio de uma plataforma de automação segura e confiável? 

Para isso, você pode contar com a iugu! Afinal, além de termos o melhor custo-benefício do mercado, oferecemos a mais completa infraestrutura de pagamentos, estruturando e automatizando todas as transações de sua empresa em um único só lugar. 

Se interessou? Então, converse com um de nossos especialistas, conte seus objetivos e qual é o seu modelo de negócios. Para isso, basta clicar aqui