O que são meios de pagamento?

Escrito em 27 de Janeiro de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 06 de Março de 2024

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até o fim de 2019, o e-commerce brasileiro iria atingir um volume de vendas de quase R$ 80 bilhões. Logo, adotar estratégias diferenciadas é fundamental para conquistar escalabilidade em meio a tanta concorrência. Contar com diferentes opções de meios de pagamentos, certamente, é uma delas. 

A variedade de meios de pagamento hoje em dia é enorme:

  • Dinheiro;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Pix;
  • Boleto bancário;
  • Qr code;
  • Link de pagamento;
  • entre outros.

Por isso, disponibilizar vários formatos de pagamento para os seus clientes é uma das formas de aumentar a sua taxa de conversão.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Quer saber o que são meios de pagamento, entender como eles estão evoluindo e conhecer seus diferentes formatos? É só seguir com a leitura! 

O que são meios de pagamento: quais são os mais usados atualmente? 

Os meios de pagamento mais utilizados pela maioria dos donos de loja virtual são:

1. Boleto bancário

O boleto bancário é uma ótima alternativa para quem deseja contar com um meio de pagamento democrático e sem burocracia. Gerado automaticamente, esse tipo de pagamento é ideal para o cliente que deseja efetuar seu pagamento à vista.

2. Cartão de crédito

Promovendo a rapidez das compras online, o cartão de crédito é o meio de pagamento favorito dos consumidores. Apresentando facilidade e agilidade no processo de vendas, a aceitação ou rejeição desse meio é efetuada em minutos.

3. Gateway de pagamento

Adotar um gateway como meio de pagamento é essencial atualmente. Isso porque esse método garante a segurança e a confidencialidade dos dados, sendo o responsável pela realização do pagamento na hora do checkout.

Esse meio de pagamento faz a intermediação entre a loja virtual e a instituição financeira e conta com soluções tecnológicas para isso.

4. Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento são companhias que fornecem suporte e serviços diferenciados para os processos de pagamento. Facilitando as transações e promovendo a segurança, esse método é bastante útil e eficaz.

5. Transferência eletrônica de fundos – TEF

Para quem deseja potencializar a rapidez no pagamento, oferecer a transferência eletrônica pode ser uma boa ideia. Isso porque esse meio de pagamento é realizado à vista e apresenta a mesma segurança de um pagamento feito por boleto, porém mais rápido. 

6. Pagamento recorrente

O pagamento recorrente já vem sendo utilizado por muitos clubes de assinaturas, por exemplo. Por contar com um método de pagamento periódico, essa modalidade é feita de modo automático por um sistema, gerando flexibilidade aos negócios, garantido a segurança das transações e estimulando modelos de negócios com preços atrativos. 

Agora que você já entendeu o que são meios de pagamentos, entenda como escolher o melhor sistema de pagamentos para seu negócio através das dias de nosso infográfico:


Infografico_-_Como_escolher_o_melhor_sistema_de_pagamento_online

As principais tendências para meios de pagamento

o que são meios de pagamento

Com a evolução da tecnologia e a mudança no comportamento do consumidor, os meios de pagamento estão evoluindo. Para não perder espaço no mercado e oferecer uma excelente experiência para os clientes, é fundamental diversificar e oferecer os mais variados métodos de pagamento

Conheça agora algumas tendências que já estão sendo aplicadas em outros países e que vêm chegando, aos poucos, ao mercado brasileiro. 

1. Pagamento por aproximação (NFC)

Conhecida como “comunicação por proximidade”, a NFC é um recurso tecnológico que promove a troca de informações entre dois equipamentos a uma distância pequena. 

Estimulando o fácil acesso e tornando as transações financeiras mais seguras, a NFC pode ser instalada em smartphones, pulseiras de pagamento, tablets e cartões digitais. 

Nesse contexto, também já existem cartões que contam com o pagamento por aproximação. Para realizar esse tipo de transação, é preciso aproximar o cartão de uma máquina que também apresente a tecnologia NFC. Só isso, não precisa digitar senha nem inserir o cartão na máquina. 

2. Carteira móvel

Uma carteira móvel nada mais é do que uma ferramenta eletrônica que armazena dados pessoais e informações financeiras. Por meio dessa solução, é possível realizar transações financeiras com segurança e privacidade. 

3. Criptomoedas

Não é segredo para ninguém as criptomoedas estão revolucionando a economia mundial. Utilizar esse modelo de pagamento promove a facilidade e a liberdade em relação a como os valores são distribuídos. No entanto, o bitcoin é muito volátil. Dessa forma, é preciso ter cuidado e experiência para aplicar esse meio de pagamento. 

4. Mobile Payment

O uso de dispositivo móvel para efetuar compras faz parte do dia a dia dos brasileiros. Essa é uma tendência que só tende a aumentar. Sendo assim, as empresas que focarem seus negócios para oferecer diferentes tipos de pagamento por celular, como o uso de diferentes apps, irão conquistar seu espaço mais facilmente. 

Está em dúvida de como escolher o melhor meio de pagamento para seu negócio? confira a baixo nosso infográfico completo 

5. mPOS

Realizando a interface entre dois dispositivos móveis, o mPOS promove a leitura de pagamento de crédito ou débito de modo prático, seguro e sem complicações. 

Isso acontece via bluetooth ou NFC, e é uma tendência em termos de meio de pagamento, pois oferece diferentes tipos de serviços, como a produção de relatórios financeiros e o envio de faturas por e-mail. 

6. Cashless

O sistema cashless promove a descentralização de serviços e é um modo bastante seguro de realizar pagamento. Podendo ser realizado por meio das mais variadas tecnologias, o cashless pode ser acessado tanto pelo celular como por uma pulseira ou cartão. 

Por meio desse método, o consumidor escolhe o volume de créditos que deseja gastar, o que prestigia sua autonomia.  

7. QR Code 

Facilmente lido por qualquer dispositivo móvel que tenha uma câmera, o QR Code funciona como um código de barras e apresenta um formato quadricular. 

Essa ferramenta tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, principalmente em fintechs. Por meio desse método, as transações são realizadas de modo prático e fácil, e, segundo o estudo “Meio de pagamento: QR Code- Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, mais de 80% dos varejistas pretendem adotar esse recurso como meio de pagamento em um futuro próximo. 

o que são meios de pagamento

A sua empresa está preparada para adotar esses novos meios de pagamento?

Para oferecer uma experiência rica para seus clientes e sair na frente da concorrência as palavras-chave são: adaptação, flexibilização e diversificação. Dessa forma, contar com meios de pagamento que façam sentido para a realidade de seu negócio e que promovam diferentes e boas opções de pagamentos para os consumidores é uma prática inteligente e essencial. 

Nesse cenário, investir em tecnologia e contar com parcerias faz parte do processo. Que tal unir esses dois mundos por meio de uma plataforma de automação segura e confiável? 

Para isso, você pode contar com a iugu! Afinal, além de termos o melhor custo-benefício do mercado, oferecemos a mais completa infraestrutura de pagamentos, estruturando e automatizando todas as transações de sua empresa em um único só lugar. 

Fale com nossos consultores

 

Posts relacionados

escritório iugu
foto de gestor com tablet aberto lendo o guia de antecipação de recebíveis