Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Conheça as Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

Escrito em 26 de Março de 2019 por Marcos Madureira

Antes de saber quais são as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil, é preciso entender o contexto. Hoje, por questões de comodidade e segurança, muitos consumidores preferem realizar suas compras pela internet, lançando mão do cartão de crédito como meio de pagamento. 

De acordo com o  SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito para efetuar suas compras.  Logo, é crucial que os donos de lojas virtuais e de  marketplaces acompanhem esse movimento de perto. 

Diante disso, saber quais são as principais bandeiras de cartão de crédito do Brasil é uma tarefa obrigatória, certo? Afinal, embora os serviços sejam similares, as características são diferentes. 

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir quais são as principais bandeiras de cartão de crédito do Brasil? Então, leia este artigo até o fim! 

O que é a bandeira de cartão de crédito?

É normal confundir bandeira e operadora do cartão de crédito. Apesar de atuarem de forma conjunta, suas funções e objetivos são diferentes e complementares. 

A operadora se responsabiliza pelo gerenciamento e administração do cartão. Já a bandeira operacionaliza o processo de compra e venda. 

É a operadora quem determina os limites de crédito ao cliente e estabelece as taxas de manutenção. A ela cabe também a emissão e o envio da fatura. Além disso, é a operadora que mantém o canal de comunicação aberto com o cliente para negociar possíveis situações de inadimplência, cobrança indevida ou duplicidade de lançamento.

Bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil fazem a conexão e o vínculo burocrático e financeiro entre o cliente, a operadora que detém a bandeira e os estabelecimentos que aceitam o pagamento via cartão de crédito.

Já a bandeira faz a parte social, ou seja, abre caminho para o aceite em diversos tipos de lugares. Vale destacar que quanto mais popular ela for, mais chances ela tem de ser aceita em pequenos e grandes comércios. 

Sob a responsabilidade da operadora da bandeira está o desenvolvimento de tecnologias que fornecem conexão e leitura ágeis. Além disso, ela garante o repasse seguro e sem erros aos estabelecimentos utilizados. É também seu papel disponibilizar os equipamentos (as famosas maquininhas), que podem ser cedidas em comodato ou alugadas com taxas específicas.

Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil: descubra quais são

A Associação das Empresas Brasileiras de Cartão de Crédito e Serviços (ABECS) fez um estudo sistemático do terceiro trimestre de 2018. Por meio dele, foram analisados os hábitos de consumo e as movimentações desse tipo de serviço. 

Essa análise mostrou que se por um lado o consumidor se beneficia com as possibilidades de crédito, por outro os estabelecimentos celebram a queda da inadimplência. Isso acontece porque quem assume o risco e efetua as cobranças é a operadora do cartão.

A utilização do dinheiro como moeda digital é a principal contribuição das bandeiras de cartões de crédito para incentivar a economia. Depois de algum tempo dominando o mercado, as bandeiras Visa e MasterCard ganharam concorrência e reforço ao mesmo tempo.

Quer saber quais são as outras principais bandeiras de cartão de cartão de crédito no Brasil? É só continuar lendo! 

Lista das principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

As principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil são:

  • Visa

Essa é uma das bandeiras de cartão de crédito mais antigas. A empresa iniciou as atividades nos Estados Unidos, na década de 1950. Em 2007, a companhia se transformou no o Visa Inc., uma organização global com aceitação em mais de 200 países.

No Brasil, a bandeira chegou em 1981 por meio de uma parceria com o Bradesco, que se tornaria, cerca de dez anos depois, o primeiro a oferecer cartões corporativos, com chip e também a versão para débito — Visa Electron.

  • MasterCard

A MasterCard, também nascida em solo americano, fez duas associações importantes depois do seu surgimento, em 1976. Uma com o Banco Nacional do México e a outra com o Eurocard, na Europa. Logo alcançou o Japão, África e Austrália. Já na década de 1980, chegou à Ásia e à América Latina.

A bandeira MasterCard é aceita em 210 países e pode ser utilizada em diversos estabelecimentos comerciais em todo o mundo. Isso porque ela conta com uma parceria com cerca de 25 mil instituições financeiras.

A Visa e a MasterCard, sem dúvida, são as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil. A disputa entre elas é bastante acirrada. Em 2016 a Visa perdeu o posto de primeiro lugar para a MasterCard. Nesse ano, enquanto a Visa emitiu 145 milhões de cartões de crédito, a MasterCard registrou a ativação de 149 milhões. 

  • Elo

A Elo é uma marca genuinamente brasileira e e fruto da tríade financeira entre o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Seus cartões são aceitos em 185 países e em 35 milhões de estabelecimentos comerciais. 

Apesar de não disputar as primeiras posições, o crescimento da Elo no Brasil impressiona. Em 2016, a bandeira praticamente dobrou a quantidade de cartões emitidos, atingindo a marca de 7 milhões.  

  • American Express

Os Bancos Bradesco e do Brasil são responsáveis pela emissão do cartão em território nacional. A bandeira americana é seletiva e abrange a maior parte dos clientes com poder de compra elevado e alta renda. Pode ser adquirido por pessoas com renda mais baixa, mas o limite de crédito acompanha essa realidade.

São mais de um milhão de estabelecimentos no Brasil e cerca de treze milhões no exterior. O Amex, como é conhecido, estabeleceu parceria com a Cielo em 2010. Fez isso com o objetivo de ampliar o poder de acesso a estabelecimentos brasileiros e para se tornar mais popular.

  • Discover Network

A Discover Network não está presente no Brasil, mas exerce papel fundamental nas atividades de outras bandeiras, como a Elo. A parceria permite que a bandeira brasileira tenha um alcance muito superior no exterior, graças aos numerosos comércios que aceitam a americana. 

Dicas extras: mais duas principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

  • Hipercard

O início da Hipercard foi em 1970. Nesse ano, a empresa administrou o cartão fidelidade do Grupo Bom Preço. Por meio dele, o acesso às transações pelos consumidores e pelas lojas foi simplificado. 

Com o tempo e o sucesso gerado, o cartão passou a ser aceito em vários lugares. Logo, em 1993, tornou-se um cartão de crédito. Assim, hoje, esse é o único cartão de loja do Brasil que é aceito em mais de um milhão de estabelecimentos no país. Além disso, conta com o selo Itaú e tem anuidade zero devido a algumas importantes parcerias, como com a rede Walmart.  

  • Diners Club

Fundada em 1950, a Diners Club também é hoje uma das principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil. Mais popular entre os clientes com alto poder aquisitivo, a Diners Club foi a primeira companhia independente de cartão de crédito do mundo.

Hoje sua bandeira pertence ao Citibank e para adquirir o seu cartão mais básico é preciso ter uma renda mínima de R$ 3.000 reais. 

Nesse artigo, você conheceu as principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil e entendeu a importância de utilizar esse meio de pagamento. Logo, percebeu que para o sucesso de seu negócio online, facilitar o recebimento de diversas bandeiras não é mais um diferencial, mas sim uma potente ferramenta, certo? 

Para isso, uma boa dica é procurar por um parceiro que disponibilize um sistema integrado de pagamento e faça a gestão automatizada de todas as transações. Isso porque a distribuição dos valores e repasses de comissionamentos de maneira correta diminui a margem de erros e facilita as operações, principalmente, em caso de compras parceladas.

Se quiser simplificar ainda mais esse processo, basta contar com as soluções da Iugu. Afinal, elas garantem transações seguras e facilitam o pagamento de seus clientes.