Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Link de pagamento: conheça as vantagens para as vendas online

Você conhece as vantagens que o link de pagamento pode oferecer para suas vendas online? Leia este artigo e saiba mais.

Escrito em 06 de Maio de 2021 por Patrick Negri

Atualizado em 14 de Maio de 2021

Imagine não precisar enfrentar filas em bancos, lotéricas, farmácias e outros pontos de pagamento de contas. Hoje, grande parte da população não precisa mais fazer esse sacrifício, uma vez que a tecnologia já deixou essa maratona para trás, e hoje temos o link de pagamento.

Em 2020, muita gente não teve escolha a não ser trocar as lojas físicas pelas virtuais. O motivo, todo mundo sabe, não? O isolamento social motivou essa modalidade de compra, o que ajudou diversos empreendedores a venderem online. Pesquisas apontaram que, no Brasil, 44% dos pagamentos já estão sendo realizados pela internet, por meio de link de pagamento. E tudo indica que esse número continue aumentando.

Esse novo modo de pagar já está caindo rapidamente no gosto do consumidor; sabe por quê? É muito mais prático, rápido e seguro. Esse tipo de pagamento veio para otimizar uma prática indispensável na vida da população, que agora pode minimizar todos os entraves de segurança e praticidade. Isso é válido tanto para quem vende quanto para quem compra. 

Nesse post você saberá o que é link de pagamento, como ele funciona e quais são suas principais vantagens. Continue aqui e entenda como pagar mais rápido e melhor!

O que é link de pagamento?

Esse meio de pagamento proporciona ao lojista a opção de enviar um link, por qualquer meio digital, WhatsApp, Telegram, e-mail, SMS, entre outros, para que o cliente finalize seu pagamento pela internet. 

É um modelo que permite a finalização do pagamento por meio de boleto bancário, Pix ou cartão de crédito (parcelado ou à vista). O link de pagamento é gerado por uma plataforma de pagamento, na qual o lojista tem conta e seja usuário.

Veja mais: Saiba como gerar um link de pagamento eficiente!

Como funciona o link de pagamento?

Com o link de pagamento disponível, o cliente não precisa acessar o e-commerce, escolher os produtos para depois finalizar a compra e pagar. Basta um simples clique na URL (link) enviada pelo lojista para inserir as informações essenciais, como dados do comprador, número de parcelas, código verificador, dados do cartão e, em seguida, fechar seu pedido.

Você pode facilmente personalizar o link com a identidade visual da companhia (nome fantasia, logotipo, etc), escolhendo as formas de pagamento e por quanto tempo ele ficará disponível.

Que tal um exemplo prático? Imagine uma loja de bijuterias disponibilizando, pelo Instagram, algumas fotos de uma coleção de novos brincos. Suponha que uma consumidora goste de dois ou mais, e decida enviar uma mensagem pelo aplicativo solicitando os preços e como deve fazer para adquiri-los.

Quando isso acontece, o lojista só precisa selecionar as opções escolhidas no próprio site, gerar uma URL com os itens selecionados e enviar o link para que o cliente realize a compra. A forma de pagamento já pode ser escolhida na ocasião do envio e a consumidora só precisará clicar no link inserindo seus dados e finalizar a compra.

Assim, com tanta facilidade para escolher o produto e pagar, a experiência de compra fica mais que satisfatória. E mais: as chances de perder uma venda são menores, porque o cliente não precisa ser direcionado para outro site para fazer o checkout, e se ele selecionar 

Outra funcionalidade é a escolha da data de expiração do link, que pode ser por tempo determinado ou até que atinja uma quantidade específica de pagamentos já efetuados. Essa é uma boa forma de criar estratégias para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Como gerar link de pagamento iugu?

Siga o seguinte passo a passo para criar um link de pagamento iugu de maneira simples e rápida:

1-  Acesse a solicitação de compra;

2- Abra o sistema de pagamentos;

3-  Insira o valor da venda;

4- Libere as formas de pagamento que serão disponibilizadas ao cliente, que podem ser cartão (você determina também a quantidade de parcelas permitidas), Pix e/ou boleto bancário;

5- Em seguida, confirme a criação do link.

Através do canal no qual seu cliente estiver realizando a compra - como no exemplo das redes sociais - ele pode, de maneira simples, receber o link criado por você e concluir a transação.

Assim que a compra for aprovada, a venda constará no seu painel de vendas dentro da plataforma iugu e você terá total controle sobre o recebimento.

Fale com nossos consultores

Quais as vantagens do link de pagamento no seu negócio digital?

Elas são inúmeras. Veja aqui, com mais detalhes, as vantagens oferecidas pelo link de pagamento para o seu negócio digital:

Facilidade de pagamento

Essa é uma das mais interessantes vantagens para os lojistas no dia a dia. O cliente só precisa clicar no link de pagamento fornecido pela loja para ser direcionado à sua página de checkout e escolher a maneira de finalizar a compra que for mais conveniente. Depois é só concluir a compra, lembrando que alguns fornecedores também viabilizam páginas de checkout responsivas para uma experiência melhor em tablets e smartphones.

Simplicidade para criar e personalizar o link

Conforme já foi dito, esse processo é simples, no entanto, só é possível usar o link de pagamento se a empresa tiver à sua disposição uma plataforma de pagamentos para gerenciar as cobranças.

O link pode ser gerado em alguns minutos, com todas as características necessárias para uma venda profissional, como: uma página totalmente personalizada, com a cara da sua marca (o que é possível na página de checkout), adaptando-se à demanda do seu e-commerce, e contendo todos os dados necessários para o seu cliente, além de mensagem após a compra e outras informações.

Mais agilidade

Além de servir como um novo método para pagamento, o link é um atalho, uma vez que direciona o cliente a partir do produto até o fechamento da compra, com alguns cliques. Assim, a agilidade fica garantida, evitando distrações do consumidor, e mantendo seu interesse em realizar a aquisição do produto.

Venda pelo Instagram, WhatsApp e Facebook

O consumidor não precisa se dar ao trabalho de entrar no e-commerce, encher um carrinho e só depois fechar sua compra. Basta você fornecer o link de pagamento para o cliente por meio de uma mensagem no aplicativo e até manter um grupo com oferta de promoções. 

Se a sua loja também tem operação física, o link de pagamento pode ser usado nas vendas, levando mais segurança e confiança para o cliente. Mas, de que forma? Você pode substituir a venda digitada - em que o consumidor informa seus dados do cartão por meio do telefone para que o lojista digite na máquina -, pelo link no WhatsApp e nas redes sociais.

Com o link de pagamento, o próprio cliente digita seus dados no checkout. Dessa forma, tudo fica mais seguro, ágil e o ele se sente mais tranquilo para comprar, com liberdade para escolher o melhor meio de pagamento entre as opções oferecidas pela sua loja.

Promoções em produtos específicos

Considerando o tempo para se definir quando a URL vai expirar, é possível criar promoções relâmpago em alguns itens e enviar para os clientes por meio das redes sociais, e-mail ou uma ação de mídia paga. Você pode, ainda, definir a quantidade de vezes que o link ficará disponível para uso, o que impede que o estoque seja esgotado ou que alguém compre algo já indisponível.

Essa estratégia é infalível para acabar com o estoque de produtos encalhados e que não geram renda.

Carrinhos abandonados recuperados

É muito comum os consumidores entrarem em plataformas de e-commerce e encherem seus carrinhos com alguns itens e, depois, não finalizarem o pedido. Essa prática é chamada de abandono de carrinho. Os motivos são variados, como lentidão na página, formulários de cadastro extensos demais, informações confusas e outros fatores que induzem à desistência do comprador.

Mas, se a sua empresa enviar um link de pagamento, essa venda pode ser recuperada, alcançando os clientes onde eles estiverem. Assim, o pagamento pode ser concluído facilmente. Para tanto, basta configurar o disparo de um e-mail ou SMS para que o cliente receba a página de checkout e termine sua compra em um ambiente completamente seguro.

Credibilidade

A venda realizada pelas redes sociais não precisa ficar atrelada aos depósitos no ato da entrega ou às transferências bancárias. O link de pagamento se encarrega de finalizar determinadas “vendas informais” com boleto ou cartão de crédito, que conferem mais facilidade para quem compra e quem vende, além da credibilidade que esse sistema oferece para os negócios. 

Convenhamos, a aceitação de pagamentos por depósito em conta pessoal do lojista ou por transferência bancária impõe uma impressão de amadorismo e pouca confiança, não é mesmo? O link de pagamento acaba com essa impressão, tornando o processo mais seguro e profissional.

Favorece vendas por atacado e encomendas

As vendas por atacado e encomendas muito volumosas saem do padrão das lojas e, nesses casos, o link de pagamento é perfeito para facilitar a cobrança de maneira pontual, que seria pouco prática se realizada pelo checkout tradicional da loja virtual. Sem falar que, alguns modelos de negócio são especializados em produtos sob encomenda, que nem sempre recebem detalhamento na vitrine do e-commerce.

Por isso, ao usar o link de pagamento, a sua empresa pode cobrar por um pedido personalizado como esse com a mesma facilidade que os demais.

Conversão nas redes sociais

Hoje, muitas lojas estão migrando para as redes sociais. Isso quando já não são criadas do zero por lá. No entanto, para essas empresas, o pagamento ainda era um obstáculo e muitas acabavam se vendo obrigadas a manter um site ou receber o pagamento de forma física, por meio das tradicionais maquininhas de cartão.

Então, o link de pagamento veio para sanar esse dilema. Assim, basta enviá-lo ao cliente usando qualquer canal de comunicação e ele estará apto a acessar e fazer sua compra de maneira prática e segura.

Experiência satisfatória para o cliente

A facilidade e a rapidez na realização da compra são dois pontos fundamentais para fidelizar clientes. Isso se traduz pelo resultado obtido nas conversas mais diretas em redes sociais e liberação de um link de pagamento para o checkout de forma personalizada. 

Estamos falando de uma ferramenta que não se resume a mais uma alternativa para o comércio digital. Ela é uma maneira de diminuir a infraestrutura antes necessária para conduzir um negócio na internet. Com isso, facilita a gestão e o contato mais direto com o consumidor.

Saber usar a tecnologia a seu favor é a melhor forma de simplificar sua vida e os processos de trabalho. Pagar nunca foi tão simples, prático e direto. Isso também vale para as empresas que precisam manter seus sistemas de cobrança funcionando com mais eficiência.

Então, se você está em busca de métodos especializados, bem como link de pagamento, para otimizar o trabalho de cobrança da sua empresa, conte com a iugu Cobrança e suas ferramentas complementares para impulsionar os negócios.

Conheça nossos planos