Detecção de fraudes: os desafios e como resolver

Escrito em 04 de Julho de 2023 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O crescimento exponencial da oferta de pagamentos digitais trouxe consigo um efeito negativo, que é o aumento da detecção de fraudes nas transações bancárias online.

A prova disso é que um relatório recém-apresentado pela Nice Actimize mostra que as tentativas de operações financeiras fraudulentas na internet cresceram 92% de 2021 para 2022, e os valores utilizados nas tentativas golpistas aumentaram em 142%.

Para 2023, a situação é ainda mais preocupante e, de acordo com a consultoria inglesa Juniper Research, os prejuízos relacionados a fraudes no e-commerce vão ultrapassar os US$ 48 bilhões em todo o mundo neste ano.

Diante desse cenário, é fundamental que as organizações compreendam os desafios enfrentados na detecção de fraudes em pagamentos e adotem estratégias eficazes para mitigar esse problema.

Entretanto, não são ações simples, já que à medida que novas tecnologias são apresentadas, mais tentativas de golpes surgem.

Isso ocorre porque os estelionatários virtuais estão sempre se adaptando e aprimorando suas estratégias para evitar a detecção de suas ações criminosas. Eles exploram vulnerabilidades nos sistemas de segurança e utilizam táticas sofisticadas, como o uso de identidades falsas e a criação de redes de bots para simular transações legítimas.

Identificar esses métodos requer constante atualização e monitoramento por parte das empresas. Por isso, é fundamental que as organizações utilizem plataformas de pagamentos, cobranças, gestão financeira seguros e atualizados com o que de melhor o mercado pode oferecer.

Então, que tal saber mais sobre como a tecnologia contribui para a detecção de fraudes em pagamentos digitais? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Detecção de fraudes: o que é e como funciona?

A detecção de fraudes em pagamentos consiste no uso de tecnologias e estratégias para identificar transações fraudulentas antes que elas causem danos. Através de análise de dados é possível identificar padrões suspeitos, comportamentos anômalos e indicadores de fraude.

Essa detecção em tempo real permite a tomada de ações rápidas para bloquear ou investigar transações suspeitas.

E estas iniciativas são essenciais para proteger os negócios online de prejuízos financeiros, danos à reputação e perda de clientes.

Além disso, ao adotar medidas de segurança de dados eficazes, as empresas transmitem confiança aos consumidores, incentivando-os a realizar transações em seus canais digitais. Isso resulta em maior credibilidade, fidelização de clientes e um ambiente mais seguro para o crescimento dos negócios.

CTA news

3 dicas para melhorar a detecção de fraudes nos pagamentos

A detecção de fraudes em pagamentos digitais não é uma tarefa simples. Contudo, com algumas dicas práticas, é possível evitar dores de cabeça e manter a saúde financeira do seu negócio em dia. Veja só. 

  • Invista em tecnologia: utilize soluções tecnológicas avançadas, como sistemas de segurança robustos e uso de algoritmos capazes de identificar padrões e comportamentos suspeitos;

  • Utilize um sistema antifraude robusto: procure por soluções que ofereçam um sistema antifraude completo, capaz de avaliar o risco das transações, verificar a autenticidade dos dados fornecidos e aplicar regras de segurança personalizadas;

  • Monitore constantemente: estabeleça uma rotina de monitoramento constante das transações, em busca de padrões suspeitos ou indicadores de fraude. Isso permitirá uma resposta rápida e eficaz no caso de atividades fraudulentas.

Por que o sistema de pagamento da iugu é o mais recomendado?

Muito mais do que uma plataforma, a iugu é um Hub de Pagamentos completo, que oferece tecnologia de ponta e um sistema antifraude robusto para proteger todas as transações da sua empresa.

Não por acaso, a iugu é utilizada por mais de 50 mil empresas, que dão uma taxa de satisfação superior a 98%. Além de garantir a melhor experiência de pagamentos para o usuário, com agilidade e escalabilidade, a iugu investe em diferenciais de segurança, como, por exemplo:

  • PCI Compliance: a iugu está em conformidade com o Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS), que estabelece medidas rigorosas para a proteção dos dados de cartão de crédito e débito;

    mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito
  • Token triplo: a iugu utiliza um sistema de tokenização triplo, que substitui as informações sensíveis do cartão por tokens únicos. Isso garante a segurança das transações, uma vez que os dados do cartão não são armazenados nos servidores da empresa;

  • Sistema antifraude: a iugu possui um sistema antifraude avançado, que analisa em tempo real as transações e utiliza algoritmos inteligentes para identificar atividades suspeitas. Isso ajuda a prevenir fraudes e proteger os negócios dos clientes.

Na hora de realizar a detecção de fraudes na sua empresa, conte com a expertise da tecnologia da iugu.

Além de inúmeros meios de pagamento online, a iugu oferece uma plataforma completa para processar as transações financeiras da sua empresa, além de um antifraude robusto para proteger seus negócios e proporcionar uma experiência tranquila para seus clientes.

Quer saber como? Baixe gratuitamente o seu e-book e veja como proteger sua empresa contra fraudes em pagamentos digitais com a iugu.

Nova call to action

Posts relacionados