Token triplo: o que é e como protege os pagamentos digitais?

Escrito em 31 de Maio de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Não é novidade que as fraudes e golpes em pagamentos digitais têm crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionando a busca por soluções de segurança cada vez mais robustas, como o token triplo

E a tendência de transações tokenização não para de crescer. De acordo com um levantamento realizado pela Visa, em janeiro de 2023, o número de liquidações tokenizadas no país duplicou no comparativo com o mesmo período de 2022, o que demonstra a importância da tecnologia para a proteção dos dados.

Então, que tal entender mais sobre o que é token e as vantagens dessa camada de segurança para as transações da sua empresa? Leio o artigo e fique por dentro do assunto.

Experimente o player abaixo!

O que é token?

O termo “token” vem do inglês, e significa “simbolo”. Ele é uma sequência de caracteres aleatórios, entre números e letras, que serve como identificador. 

No entanto, o termo pode adquirir diferentes significados a depender do contexto em que é utilizado. 

Isso acontece porque o token pode ser utilizado de formas variadas, o que altera sua definição. Dentre os tipos de token mais comuns, podemos citar:

  • Token de autorização: pode ser usado para autenticar, autorizar ou rastrear ações de um usuário, ou sistema. Como exemplo, temos o token de acesso, que é frequentemente usado em sistemas de autenticação para validar a identidade de um usuário;
  • NFT: em blockchain e criptomoedas, um token é uma unidade digital que representa um ativo ou objeto específico, como as obras de arte. Eles podem ser emitidos e transferidos em uma rede blockchain, como o Ethereum, e representam criptomoedas, direitos de acesso a serviços, ativos digitais ou até mesmo ações e títulos do mundo real;
  • Token de pagamento: um token pode ser usado para substituir informações sensíveis, como os números de cartão de crédito durante as transações. Esses tokens são gerados pelo provedor de serviços de pagamento e podem ser usados para realizar transações futuras, eliminando a necessidade de revelar os dados originais do cartão.
    CTA news

Quais são as vantagens do token nos pagamentos digitais?

Como mencionamos anteriormente, as transações financeiras no ambiente digital estão vulneráveis a ações de criminosos que, a cada ano, lançam golpes e estratégias mais engenhoras para fraudar informações.

Nesse contexto, os tokens apresentam inúmeras vantagens quando o assunto é segurança nos pagamentos digitais. Veja só. 

1. Mais segurança

Os tokens fornecem um nível adicional de segurança para os pagamentos digitais. Em vez de transmitir informações sensíveis, como números de cartão de crédito, durante as transações, os tokens são usados como substitutos. Isso reduz o risco de exposição de dados confidenciais em caso de violação de segurança.

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

2. Aumento da privacidade

A privacidade dos usuários deve ser sempre a prioridade das empresas. Em vez de compartilhar informações pessoais diretamente, o token digital apresenta essas informações de forma anônima. Dessa forma, os dados do usuário são mantidos em sigilo durante as transações.

3. Facilidade de uso 

Uma jornada de pagamentos otimizada e simples faz toda a diferença nos resultados das empresas.  Nesse sentido, os tokens contribuem para a simplificação do processo de pagamento, tornando-o mais conveniente para os consumidores.

Isso acontece porque eles são armazenados e gerenciados pelos provedores de serviços de pagamento. Logo, os usuários não precisam inserir repetidamente suas informações de pagamento em diferentes sites ou aplicativos, pois basta fornecer o token para autorizar a transação.

4. Redução de fraude

Os tokens também ajudam a mitigar o risco de fraude em pagamentos digitais. 

Como as informações sensíveis não são transmitidas durante as transações, os tokens têm pouco valor para os fraudadores. Além disso, as plataformas de pagamento podem implementar medidas de segurança adicionais para verificar a autenticidade dos tokens.

 

Qual é a importância da tokenização dos pagamentos?

Como você viu, a tokenização de pagamentos traz vantagens significativas tanto para empresas quanto para os consumidores, uma vez que a técnica contribui para a melhora do posicionamento da companhia diante do mercado. 

Isso acontece porque, em um contexto marcado pelo aumento dos ciberataques e exigências mais rígidas quanto à proteção de dados, as empresas precisam ter o cuidado redobrado com as informações financeiras de cada cliente.

Além disso, a tokenização facilita a conformidade com padrões e regulamentações de segurança, como o PCI-DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento). 

Portanto, ao remover os dados sensíveis do escopo de conformidade, as empresas podem reduzir a complexidade e o custo associados à conformidade com esses padrões rigorosos.

E como funciona o Token Triplo da iugu?

Em criptografia, um "token triplo" pode se referir a uma técnica que envolve o uso de três chaves para criptografar ou descriptografar dados.

Essa abordagem aumenta a segurança das transações financeiras, uma vez que exige que todas as três chaves sejam usadas para realizar operações criptográficas.

Na iugu, as transações financeiras dos nossos clientes são protegidas por essa tripla camada de segurança. Quando o usuário vincula informações de pagamento, o sistema retorna um token, que funciona como um número de cofre. 

O conjunto do token, da identificação do aparelho e da conta constroem a tríplice da autorização para efetuar as transações. Dessa forma, garantimos uma experiência transparente e segura para os clientes.

Como a iugu protege as transações financeiras das empresas?

A iugu é uma instituição de pagamento que segue os mais rigorosos padrões de segurança em todos os processos. Veja, a seguir, como protegemos as transações financeiras das empresas.

1. Regulamentação BACEN

Como uma Instituição de Pagamentos regulamentada pelo Banco Central (Bacen), nos comprometemos a seguir os mais exigentes padrões de segurança e conformidade em todos os nossos sistemas e processos.

2. Certificação PCI Compliance

A fim de entregar transações financeiras seguras e eficientes, a iugu segue 100% dos requisitos PCI DSS, a certificação de segurança internacional mais reconhecida do mercado de pagamentos.

Além disso, a iugu mais além ao isolar os sub-sistemas de cobrança da plataforma, retirando-os da Internet e restringindo o acesso físico por meio de chaves físicas duplas + chave de acesso RSA.​

3. Conformidade com a LGPD

Além dos protocolos acima, a iugu também adota medidas de segurança da informação para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas. 

Assim, todos os dados trafegados, seja de clientes ou parceiros, são transmitidos de forma criptografada e toda informação sensível é armazenada em servidores seguros. 

Ao longo do artigo, você entendeu para que serve o token e como essa tecnologia contribui para proporcionar transações financeiras mais seguras para empresas e consumidores. 

Mas quando falamos sobre segurança da informação e proteção de dados, todo cuidado é pouco. Por isso, é fundamental se manter precavido e atento às práticas mais modernas para garantir a máxima segurança e eficiência nos pagamentos da sua empresa.

Quer saber como? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra como proteger a sua empresa das fraudes em pagamentos digitais.

Nova call to actionNova call to action

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online