Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que são transações financeiras e quais os principais meios de pagamento?

Transações financeiras são a troca de ativos com propósito de vender ou comprar um produto/serviço; veja quais os tipos e como funcionam.

Escrito em 27 de Maio de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 14 de Junho de 2022

O volume de transações financeiras sem papel moeda no Brasil deve alcançar um crescimento de cerca de 142,7% entre 2020 e 2030, considerando os meios de pagamento mais consolidados. 

É o que revela uma pesquisa da PWC, que também aponta que, se observada a evolução dos novos métodos de pagamentos online, como Pix e criptomoedas, esta perspectiva de crescimento na década aumenta para 1.117%.

Para que sua empresa cresça acompanhando esse movimento, é importante entendê-lo, além de saber como contar com uma infraestrutura de pagamentos que automatize cobranças e recebimentos, dando segurança aos envolvidos.

Sem tempo para ler? Experimente dar o play!

O que são transações financeiras?

Transações financeiras são, basicamente, a troca de ativos durante a compra e venda de produtos ou serviços. Isso pode acontecer tanto nos meios digitais, que têm previsões de crescimento como as que vimos acima, como também nas lojas físicas.

Uma situação hipotética pode ilustrar como isso funciona no digital: se você precisa comprar uma televisão ou um vestido, basta procurar a loja que deseja, escolher o modelo, a forma de pagamento e pronto! Sendo aprovado, em algum dias depois o produto chegará até você.

O processo de pagamento que citamos é a troca de ativos, ou seja, a transação financeira entre empresa e, neste caso, a pessoa física.

Quais tipos de transações financeiras existem?

Para aumentar o leque de possibilidades de negócio de uma empresa, com mais vendas e visibilidade no mercado, é importante entender como é a atuação do seu negócio. Assim, fica mais fácil escolher quais são os melhores tipos de transações financeiras a dispor.

Algumas opções bastante reconhecidas no mercado são:

A transação B2B trabalha nas relações apenas entre empresas. Já o B2C realiza a comercialização entre a empresa e o consumidor final. Varejistas como Lojas Americanas e Dafiti podem ser citados como exemplo de modelo B2C.

A C2C é um pouco diferente, onde os consumidores comercializam entre si. O Mercado Livre e a OLX são algumas das empresas que atuam nesse tipo de relação. Nesses casos, as pessoas não compram seus produtos das plataformas, mas de outras pessoas que anunciam nelas.

Já as transações do tipo CNB tratam da prestação de serviço dos consumidores para empresas. Plataformas como Shutterstock e 99Freelas são exemplos onde profissionais oferecem determinados serviços diretamente às empresas.

Como as transações financeiras costumam ser feitas?

As transações financeiras digitais envolvem ferramentas e plataformas online, como sites, aplicativos, entre outros. E para concretizar tais transações, uma empresa pode oferecer diversos meios de pagamento para seus clientes.

Cartão de crédito

Quem opta pelo cartão de crédito, por exemplo, tem a chance de adquirir o produto/serviço pagando parcelas mensais que cabem no bolso, seja no modelo de parcelamento ou de recorrência. 

Essa pode ser uma ótima opção para aumentar as vendas de produtos que têm um valor mais alto, por exemplo, ou para receber assinaturas, planos ou mensalidades.

TED e DOC

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é um tipo de transferência de dinheiro, onde o valor sai de uma conta para outra, no mesmo dia. No DOC (Documento de Ordem de Crédito, que também é um tipo de transferência bancária, o dinheiro é debitado da conta origem no mesmo dia da transação e creditado na conta do destinatário no dia útil seguinte.

Essas duas formas são limitadas por horários específicos e podem envolver o pagamento de taxas. Talvez por isso o Pix tenha ocupado tanto espaço dentre as transações financeiras digitais. 

Pix

O Pix para empresas pode ser uma boa opção para quem tem o dinheiro na conta e quer pagar o valor no mesmo instante. Além de eliminar o prazo de 3 dias úteis para confirmar o pagamento, pode ser utilizado também para tornar a compra mais atrativa para o consumidor, através de descontos pela utilização do meio de pagamento - o que pode ajudar a aumentar as conversões.

Com ele são realizadas tanto transferências quanto pagamentos por QR Code ou Pix Copia e Cola, com grande velocidade e flexibilidade. Isso, incluindo finais de semana e feriados, por exemplo.

Neste post você pode conferir qual desses modelos - Pix, DOC ou TED - é mais rápido!

Boleto bancário

O boleto bancário ainda é um meio de pagamento bastante usado, pois permite ao consumidor que não tem conta em banco, nem cartão de crédito ou débito, fazer suas compras online. E o seu pagamento pode ser feito com certa facilidade, seja em lotéricas, caixas eletrônicos ou no internet banking.

Carteiras digitais

Outro meio de pagamento bastante utilizado são as carteiras digitais, como PagSeguro, PicPay e Mercado Pago, por exemplo. Ainda que inicialmente as carteiras digitais sejam como uma forma digital de armazenar informações, hoje permitem serviços de pagamentos, transferências e cashback. Com tecnologia e segurança, esse modelo torna o processo de compra bastante ágil.

Criptomoedas

Existem métodos que ainda vêm ganhando espaço, como as criptomoedas. Essas são moedas digitais, que ficam alocadas apenas na rede e são descentralizadas do mercado. Cada vez mais seu uso tem crescido e se torna uma opção de pagamento para transações digitais no futuro.

Importância de uma plataforma de transação financeira segura

Deve estar claro que, para que sua empresa possa aproveitar ao máximo todas as oportunidades de negócio, fazer uso dos diversos meios de pagamento disponíveis no mercado, seja em transações financeiras B2B, B2C ou outras, é essencial.

Essas transações digitais envolvem, além das finanças, dados sensíveis dos seus consumidores e do seu negócio. E isso só fortalece a necessidade de fazer essa troca de ativos com segurança e controle.

E a iugu pode tornar suas transações financeiras muito mais seguras!

Nossa solução se aplica à gestão das transações com seus clientes, por meio da automação de recebimentos e cobranças. E com o uso de diversos métodos de pagamentos como boleto, cartão de crédito e Pix, além de painéis de gestão para acompanhar todas as transações do seu negócio.

Mas também traz mais segurança e melhora a gestão das suas transações com seus parceiros de negócio B2B, por exemplo. Com nossa plataforma, nossos clientes contam com pagamento de faturas, boletos e transferências para a mesma titularidade. Em um mesmo lugar você tem a gestão de recebíveis e a conciliação financeira do seu negócio. 

Não perca mais negócios e otimize as transações financeiras da sua empresa com a iugu. Baixe esse material gratuito e saiba como funciona o Motor Financeiro da iugu:

https://www.iugu.com/material-motor-financeiro