5 podcasts sobre negócios B2B

Escrito em 25 de Março de 2022 por Lidiane Oliveira

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Um bom jeito de manter seu conhecimento e visão de mundo atualizados é acompanhando as novidades do contexto em que você vive. E uma ótima fonte são os podcasts. Quem vive no mundo dos negócios, deve acompanhar as tendências sociais, econômicas e comerciais para manter aguçada a visão crítica de negócio.

Se você tem dificuldade de encontrar tempo para isso em meio a uma rotina ocupada, os podcasts são uma excelente alternativa para ficar por dentro dos assuntos mais importantes e comentados do momento.

Você pode escutá-los a caminho do trabalho, enquanto cozinha, praticando exercícios ou fazendo as tarefas domésticas. A melhor parte é que existe uma infinidade de opções de programas sobre todos os tópicos e áreas do conhecimento. Hoje, trazemos recomendações de podcasts sobre negócios B2B.

O que é um podcast?

Podcast é um formato de conteúdo de publicação regular. Trata-se de “episódios” em áudio gravados pelos apresentadores e disponibilizados na internet através de plataformas como Google Podcasts, Apple Podcasts, Spotify, Deezer e até mesmo YouTube.

O formato emula um programa de rádio, mas não costuma ser voltado para a reprodução de músicas. Em vez disso, os podcasts costumam ter um assunto ou temática principal, dentro da qual se encaixam os episódios.

Os conteúdos podem ou não ser disponibilizados de maneira seriada, isto é, compondo um todo a partir de segmentos sequenciais.

Podcasts para acompanhar

O conceito de podcasts surgiu em 2004 e, aos poucos, vem ganhando forças desde então. Apesar disso, este formato de conteúdo experimentou uma explosão no ano de 2021, que chegou a ser apelidado “O Ano do Podcast”.

Segundo a pesquisa Inside Radio 2021, do IBOPE, o consumo de podcasts cresceu significativamente em todas as regiões do Brasil em relação ao ano de 2020. 31% dos entrevistados relataram escutar podcasts regularmente.

Confira agora nossa lista com cinco sugestões de podcasts para acompanhar se você atua em negócios B2B. As recomendações também são válidas para quem está pensando em entrar na área, mas ainda tem receio ou não sabe como. Confira!

1. Resenha B2B

Com o slogan “Simplificando o universo financeiro”, o Resenha B2B traz episódios quinzenais abordando de maneira objetiva, mas aprofundada, temas como tecnologia financeira, economia, marketing e compliance.

Resenha B2B

2. TED Talks Negócios

Apesar de não ser diretamente voltado para o setor B2B, o TED Talks Negócios traz discussões e reflexões valiosas sobre liderança, gestão, sucesso e ética de trabalho. Essencial para todo aspirante a grande líder.

3. Conversa B2B

Outro podcast de edição quinzenal. O Conversa B2B é voltado para o marketing B2B, e discute o cotidiano e os desafios desse setor. Aborda com didática temas técnicos de economia, gestão e estratégias de mercado.

4. B2B Growth (em inglês)

Se a língua estrangeira não for um problema, o B2B Growth é um excelente podcast. De edição diária, cada episódio traz um convidado diferente e discute temas como marketing, propaganda e tendências do mercado B2B.

5. B2B Talks

O B2B Talks é outro podcast brasileiro. Com edições mensais, os assuntos abordados nos episódios abrangem temas como comércio exterior, câmbio, logística, e novidades do mundo dos negócios.

Ter sucesso nos negócios é mais que uma questão de determinação e empenho: também é necessário ter a mentalidade certa. Para isso, não há receita ou fórmula mágica. A mentalidade de sucesso vem da perseverança e da atenção aos detalhes.

Uma pessoa de sucesso é observadora e sempre busca aprimorar suas ideias e visões. Ela dedica tempo para estudo e reflexão e não tem medo de colocar novas ideias em prática. Com isso, conquista a dose certa de conhecimento e autoconfiança para realizar o que planeja.

Já criou sua playlist?

Com o Resenha B2B, você fica por dentro de todas as novidades comerciais e tecnológicas do mercado Business to Business. Escute agora na sua plataforma de streaming favorita.

Posts relacionados