Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como aumentar a conversão nas vendas por cartão de crédito? Veja 8 dicas!

Veja como o cartão de crédito pode ajudar nas vendas do seu negócio e como gerenciá-lo de forma inteligente com a iugu

Escrito em 02 de Maio de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 13 de Maio de 2022

Apesar de existirem diversos meios de pagamento no mercado, muitas pessoas ainda preferem o cartão de crédito graças à possibilidade de parcelar compras e pagar a fatura apenas no mês seguinte.

Para ter ideia da popularidade do cartão de crédito,  um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostra que houve um aumento de 53,9% no uso do cartão entre os meses de abril, maio e junho de 2021 em comparação a 2020. 

Certamente, esse meio de pagamento  caiu no gosto de muitas pessoas. No entanto, existem outros métodos que também têm ganhado popularidade, como é o caso do Pix.

O Pix, que surgiu há pouco mais de um ano, alcançou cerca de 58,5 milhões de operações em março de 2022. E esse crescimento tem contribuído para o seguinte questionamento: Será que o cartão de crédito ainda é vantagem?  Se você quer saber a resposta para essa pergunta, continue a leitura a seguir!

Sem tempo para ler? Experimente ouvir esse conteúdo!

Cartão de crédito: compras parceladas e facilidade para clientes

Apesar da popularidade de métodos de pagamento mais recentes, como é o caso do Pix, o cartão de crédito ainda oferece uma série de vantagens. No caso do consumidor, ele permite o parcelamento de compras. Enquanto para o empresário, pode ser usado como estratégia para aumentar as vendas

Imagine que o cliente entra em uma loja e quer adquirir um produto de R$3.000,00. Se a sua empresa oferece o cartão de crédito como meio de pagamento, ela não só consegue fechar negócio como também pode fidelizar esse comprador.  

Agora, imagine que a mesma loja só trabalha com pagamento em dinheiro. Você acha que o cliente vai se sentir motivado em comprar o produto, sendo que precisa desembolsar a quantia de uma só vez? 

O cartão de crédito traz comodidade ao cliente. E essa comodidade é o que ajuda a empresa aumentar as vendas. 

Além disso, para o empreendedor, também é possível realizar a antecipação de recebíveis por valor. Ou seja, você pode vender parcelado e receber, de forma antecipada, uma parte da quantia das suas vendas do mês. 

Conheça 8 dicas para otimizar a conversão do cartão de crédito

Agora que você já sabe as vantagens do cartão de crédito, chegou a hora de descobrir como fazer cobranças automáticas, quais bandeiras utilizar e como otimizar a conversão com esse meio de pagamento. Abaixo, preparamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira! 

1. Checkout transparente

O checkout transparente permite que a sua empresa finalize o processo de compra por cartão de crédito direto no seu site, sem redirecionamentos para fora dele.

 Isso garante mais segurança para o seu cliente e, consequentemente, menor taxa de abandono de carrinho. 

2. Retentativa automática de cobrança

Outra dica para otimizar as vendas do seu negócio é utilizar a retentativa automática de cobrança. Essa configuração no cartão de crédito permite que a sua empresa tente cobrar uma venda, caso a primeira seja recusada. 

Isso pode diminuir o número de inadimplentes, além de mostrar os clientes que realmente estão ativos na plataforma. 

3. Régua de cobrança

A régua de cobrança é uma das ações mais importantes para as empresas que querem oferecer cartão de crédito como pagamento. 

Isso porque automatiza várias funções importantes que podem ser esquecidas ou erradas. O envio de lembretes sobre pagamento e fatura atrasada, por exemplo,  são automatizados pela régua. 

4. Variadas bandeiras

Outro ponto que não pode faltar é a oferta de variadas bandeiras de cartão de crédito para pagamento. 

Embora Mastercard e Visa sejam as mais conhecidas, a sua empresa pode aumentar o alcance e realizar mais vendas, caso descubra as bandeiras preferidas do  seu público-alvo. A Elo, Hipercard e American Express, por exemplo, podem entrar nessa lista. 

5. Gateway de pagamentos

Gateway de pagamentos é uma interface que conecta todos os envolvidos no processo de compra e venda, e que permite o uso de cartão de crédito. 

O sistema conecta a compra realizada pelo consumidor ao banco, e verifica se realmente existe margem para essa ação.  Se sim, o valor é retirado da operadora e vai direto para a empresa que vendeu o produto. 

Além disso, ao utilizar um Gateway de Pagamentos que disponibiliza o checkout transparente (que a gente te contou logo acima), você também consegue armazenar, de forma segura, os dados de compra dos seus clientes. 

Isso significa que, ao realizar uma nova compra na sua loja virtual, o consumidor não vai precisar preencher todos os dados pessoais e do cartão novamente. Menos um passo na jornada de compra do cliente e mais uma chance para finalizar a compra sem atritos

6. Certificados de segurança

Com diversos golpes e ciberataques por aí, é comum que os consumidores desistam de finalizar um pedido quando não confiam em uma loja virtual. Assim, contar com boas práticas de segurança é fundamental para transmitir mais confiança aos clientes.

Desse modo, você pode investir em certificados como o SSL, o HTTPs e o Site Blindado, que atestam a criptografia dos dados entre o e-commerce e os consumidores. Outras boas práticas incluem a disponibilização de canais de atendimento, página de FAQ e avaliações de clientes. Além disso, as intermediadoras de pagamento que são certificadas pelo selo PCI Compliance possuem maior garantia de total segurança nas suas transações online.

7. Descontos

Os descontos podem fazer toda a diferença na hora da compra com o cartão de crédito. Por isso, uma boa dica é oferecer uma redução de preço de 5% ou 10% no momento de finalização do pedido, caso seja pagamento à vista no cartão ou através do parcelamento em menos vezes. 

Dessa forma, você oferece um incentivo aos seus clientes e ainda consegue aumentar a taxa de conversão.

8. Processamento mais rápido

Outra maneira de aumentar o alcance é informar que as compras por cartão de crédito possuem um processamento mais rápido e podem chegar antes na casa dos clientes. Com a expectativa de receberem os pedidos com agilidade, é bem provável que eles acabem optando por essa forma de pagamento.

Afinal, é necessário oferecer outros meios de pagamento?

Apesar do cartão de crédito ter  espaço garantido no mercado, é importante oferecer outros meios de pagamento ao cliente. Existem consumidores que não conseguem uma margem interessante no cartão ou nem mesmo são aprovados pelas operadoras de crédito.

Alguns preferem quitar a compra na hora, à vista, enquanto outros preferem boleto bancário, débito automático ou até mesmo o Pix. 

Se a empresa pensa em expandir o número de vendas, é importante aumentar o alcance do público. De que forma? Oferecendo opções e variedades interessantes para pagamento, além do cartão de crédito. 

iugu: automação financeira para modernizar o seu negócio

A iugu é uma plataforma de automação financeira que  disponibiliza vários meios de pagamento e que permite o gerenciamento de vendas em um único espaço.

Se a sua empresa quer usar a régua de cobrança, retentativa automática ou até realizar o checkout transparente, pode  configurar a plataforma e acompanhar de perto toda a movimentação relacionada aos pagamentos. 

Ficou curioso e quer  saber mais sobre como a iugu pode ajudar a sua empresa? Conheça nossos planos!