Conheça as principais aplicações do QR Code na empresa

Escrito em 28 de Outubro de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você já se deparou com aquele quadradinho cheio de marcas e um pouco semelhante com pixels, em algum lugar? Talvez tenha visto em um livro ou revista, ou até mesmo, na chamada de uma promoção no supermercado.

Esses gráficos são conhecidos como QR Code. Eles são excelentes ferramentas para o compartilhamento de informações específicas, tais como, textos, vídeos, áudios ou fotografias.

Quer entender mais sobre o tema e como aproveitar essa tecnologia no seu negócio? Então, leia o post a seguir para saber mais!

O que é QR Code?

O QR Code ou Quick Response Code, foi criado em 1994 pela Denso-Wave, — uma empresa do grupo Toyota, fabricante japonesa de carros. Ele é como uma evolução do código de barras, usado para identificação de produtos.

Esse código é um gráfico 2D e pode ser lido pela maioria das câmeras dos smartphones atuais. Os aparelhos que não possuem essa tecnologia de fábrica, podem ser equipados por aplicativos que permitem a leitura do código.

Como funciona na prática?

O QR Code é gerado por meio de um sistema universal de códigos de leitura rápida. Ele tem o formato quadricular e seus quatro cantos trazem caixinhas menores, que delimitam às margens do gráfico. Nesses pontos, é determinado se o código é em letras ou em números, e o caminho que seguirá para ser decodificado.

As outras partes da informação são disponibilizadas em bytes, com o total de 8 para cada QR. Enquanto um código de barras comum carrega 20 dígitos de informação, o QR Code é capaz de armazenar até 7.089 caracteres.

Outro detalhe importante, os códigos de barras exigem a leitura por um feixe de luz, usado para esse fim. Já nessa tecnologia do QR, é possível utilizar a câmera do smartphone e ampliar o acesso aos dados.

Embora pareça uma tecnologia bastante complexa, os QR Codes são fáceis de criar e ajudam a integrar os ambientes digitais com os offline. Eles auxiliam a estender determinado conteúdo e trazem informações complementares de maneira compacta e de fácil acesso.

Por ocupar menos espaço, contribui na economia da divulgação de dados, e por exemplo, pode diminuir o valor do investimento necessário para o compartilhamento de informações em veículos impressos.

Como aplicar o QR Code no negócio?

Esses códigos podem ter diversas aplicações. Encontramos cases interessantes, como na Argentina, onde os QR Codes são espalhados por bancos e brinquedos para encontrar crianças desaparecidas. No Reino Unido, a tecnologia é usada para possibilitar doações aos moradores de rua.

Há diversas aplicações interessantes dessa ferramenta e com objetivos distintos. Saiba mais sobre cada uma delas.

Transações bancárias

Alguns bancos digitais, como o Nubank e o Inter, por exemplo, já usam o QR Code para facilitar a identificação dos clientes e assim como, as transações bancárias, além de garantir agilidade e praticidade.

Com os códigos, é possível manter as informações das contas e usá-los na hora de fazer as transferências dos valores, por meio da tecnologia de leitura do QR Code para a entrada de dados.

Transmissão de informações

Os QR Codes permitem o carregamento de textos simples, o que favorece o uso dessa tecnologia para o compartilhamento dessas informações. Um bom exemplo desse uso, é em museus e exposições, onde disponibilizam os códigos ao lado das obras. O visitante escaneia com o celular e consegue saber mais sobre a peça exposta.

Acesso à páginas

A tecnologia, também, permite introduzir links de páginas para que sejam abertas pelos dispositivos com a leitura do código. Assim, é possível abrir o navegador com maior facilidade e encurtar o caminho, entre o indivíduo e as informações, em que a empresa quer passar.

Geração de códigos de validação

Diversas empresas trabalham com a venda de ingressos ou com documentos valiosos e importantes. Esses arquivos, podem depender de uma validação precisa para que sejam usados. Sendo assim, a autenticação pode ser feita com o QR Code impresso, lido na entrada do evento ou na confirmação dos dados.

Quais são os prós e contras dessa tecnologia?

Embora se trate um recurso cada vez mais utilizado, seja em publicações ou em ações de marketing, a utilização do QR Code traz pontos positivos e negativos. Veja baixo os prós e os contras dessa tecnologia.

Prós

  • utilização rápida, pois dispensa a necessidade de digitação da URL;
  • pode ser usado em qualquer material ou meio de comunicação;
  • é rastreável, pois possibilita o acompanhamento dos resultados das ações de marketing;
  • desperta a curiosidade das pessoas, afinal elas podem escanear o código apenas para saber do que se trata;
  • têm criação gratuita e podem trazer retorno financeiro.

Contras

  • a necessidade de contar com um aplicativo, apenas para a leitura do código, pode ser um impedimento para a propagação do conteúdo;
  • pode ser usado para a divulgação de conteúdos ilegais ou disseminação de vírus e Malwares;
  • a digitalização do código depende de uma conexão com a Internet e pode demorar um pouco. Com o imediatismo ao qual os usuários estão acostumados, o processo pode ser abandonado.

Qual o nível de dificuldade para criar um QR Code?

Se trata de uma tecnologia livre e pode ser criada de maneira gratuita, sem precisar contratar uma empresa especializada, apenas para esse serviço. Com uma pesquisa rápida na Internet, é possível encontrar vários links para gerar o código com rapidez e facilidade.

Além disso, é um recurso prático e barato para aumentar a qualidade das informações levadas ao cliente, acelerar os processos e estimular a interação. Os smartphones estão muito presentes na rotina das pessoas, e o uso dos códigos ajudam a encurtar a distância entre o público e a informação que deve ser compartilhada.

Ficou mais claro o que é o QR Code e suas múltiplas aplicações? Aproveite esse recurso para aprimorar a comunicação da sua empresa, além de criar interações criativas e que facilitem o acesso dos clientes à marca. Lembre-se que a integração com a tecnologia, é essencial para manter a relevância do negócio e evitar a obsolescência, assim como, estreitar o diálogo com os consumidores e fornecedores.

Agora, aproveite para conferir este conteúdo sobre o uso do pagamento mobile como tendência. Mais uma forte indicação de como os smartphones estão cada vez mais presentes e indispensáveis no cotidiano das pessoas.

Posts relacionados