Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é criptografia de dados? Como funciona?

O que é criptografia de dados, como funciona e qual sua importância para a segurança das informações da empresa.

Escrito em 26 de Abril de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 02 de Fevereiro de 2021

Para entender o que é criptografia você pode pensar em um exemplo simples. Já percebeu que ao abrir uma nova conversa no WhatsApp você recebe uma mensagem dizendo que ela é criptografada? Isso quer dizer que apenas você e seu amigo têm acesso àquelas informações ali trocadas. 

A criptografia faz parte de várias soluções de TI. Justamente por isso, quem trabalha com a criação de sistemas deve saber o que é criptografia de dados, como ela funciona e a sua aplicação nos processos corporativos. Ela ajuda, por exemplo, a evitar fraudes no e-commerce.

Quando a criptografia é levada para todas as etapas de um projeto de desenvolvimento, a companhia pode dar, aos seus usuários, uma solução que esteja alinhada com as suas demandas, mas que, ao mesmo tempo, não coloque a sua privacidade em risco.

De acordo com a Pesquisa Global 2019 de Fraude e Identidade realizada pela Serasa Experian, proteger os dados dos consumidores é essencial para aumentar a confiança deles no seu negócio. Conforme a imagem abaixo, 74% deles consideram a segurança de seus dados a parte mais importante da experiência do usuário

o que é criptografia dadosMuitos brasileiros se preocupam com isso, de acordo com o Índice de Segurança Unisys. Em 2009 o índice mundial era de 119 e este ano já é 175. A preocupação do brasileiro está um pouco acima da média mundial, com índice de 180. 

Portanto, esse é um fator que deve ser considerado em todas as rotinas de criação e distribuição de aplicações.

Quer saber mais sobre o que é criptografia de dados, como funciona e a sua importância para a criação de sistemas? Então, continue a leitura abaixo!

O que é criptografia de dados?

A criptografia de dados é um processo que busca eliminar as chances de terceiros obterem acesso a dados. Ela é utilizada em comunicações web e em sistemas de pagamento e para o armazenamento local de informações com baixo nível de risco. 

Hoje, a sua forma mais comum é a chamada criptografia assimétrica, que permite uma comunicação com proteção em todas as pontas de forma escalável, robusta e verificável.

Na criptografia assimétrica, o usuário tem duas chaves (sequências alfanuméricas que permitem criptografar e descriptografar os conteúdos):

  • Chave pública: é aquela que é distribuída a todos que desejam se comunicar e permite que o conteúdo de uma mensagem seja cifrado. 
  • Chave privada: exclusiva do destinatário do conteúdo, permite que a informação seja visualizada com segurança.

Como funciona a criptografia de dados?

Saber o que é criptografia de dados pode ter um papel-chave na criação de softwares. Com ela, a empresa consegue estruturar rotinas mais robustas e dar um alto nível de confiabilidade para a aplicação. 

Veja a seguir como funciona a criptografia de dados na rotina de desenvolvimento de aplicações.

Aplicações

1) Armazenamento de informações sobre o projeto

No mercado atual, projetos de desenvolvimento de software contam com um alto nível de digitalização. Isso implica uma série de informações críticas salvas em meios digitais, como:

  • Relatórios de desempenho
  • Tabelas com as etapas
  • Código-fonte do sistema

Mas, ao mesmo tempo em que isso pode auxiliar o negócio a compartilhar mais informações, esse fator também contribui para o aumento das vulnerabilidades, o que pode acabar expondo a empresa. Por isso é tão importante investir na segurança de dados.

Uma forma de solucionar o risco de vazamento de dados durante o projeto é estruturando um sistema de armazenamento de informações que seja criptografado de ponta a ponta. 

Isso dá ao negócio uma garantia mais ampla de que, se alguma tentativa de roubo de informações ocorrer, o hacker não terá acesso aos registros por não ter posse da chave de descriptografia.

2) Comunicação entre times

A comunicação entre times é um fator constante nos processos de desenvolvimento. Companhias estimulam a troca de informações porque elas: 

  • Integram equipes
  • Garantir mais agilidade 
  • Promovem mais inovação na resolução de problemas

Nesse momento também é importante saber o que é criptografia de dados, pois essa troca envolve dados sigilosos. Por isso, na criação de sistemas deve-se buscar soluções de TI que trabalhem com criptografia de ponta a ponta. 

Dessa forma, ataques que tentam capturar os dados da sua empresa não conseguirão obter acesso àquilo que os times compartilham entre si.

3) Comunicação entre a aplicação e o servidor de dados

Muitas aplicações hoje em dia dependem da internet para serem completamente funcionais. 

A presença maciça das conexões sem fio permitiu que desenvolvedores utilizassem APIs para integrar softwares, comunicá-los com a nuvem e ter mais recursos que dependam da web para serem funcionais.

Exemplos disso é a melhoria da gestão de pagamento recorrente e assinatura de serviços.

Porém, se de um lado essa característica promove a inovação, ela também pode contribuir para o aumento do nível de insegurança no ambiente corporativo. 

Portanto, a criptografia também deve ser levada para as conexões entre o aplicativo criado e os seus servidores de dados, sejam eles utilizados para a autenticação de usuários, para pagamentos ou apenas para o envio de arquivos.

Entender o que é criptografia e sua importância para aplicá-la a essa rotina é fundamental. Não só a maioria dos dados trocados terá informações sigilosas de terceiros, mas a comunicação entre apps e servidores, quando desprotegida, também permite que ataques ocorram para o roubo de dados e a manipulação de informações.

Leia também: Importância de uma integração facilitada de um aplicativo com outros sistemas

4) Login de usuários

O login de usuário é um processo crítico em qualquer aplicativo. Justamente por isso, a criptografia é fundamental para que essa funcionalidade possa ser implementada nos aplicativos sem comprometer o usuário.

A criptografia nos processos de login geralmente ocorre de duas formas:

1) A comunicação entre o app e o serviço de login é criptografada para evitar o roubo de dados de usuário e senha. 

2) O processo de armazenamento das informações de login é feito para impedir que alguém tenha acesso não autorizado aos dados de terceiros, mesmo que consiga roubar os registros.

5) Pagamentos online

O sistema de pagamento online já é disseminado em vários aplicativos. Aqui, a criptografia é fundamental para que o usuário possa inserir dados de cartão de crédito, login, senha e demais dados pessoais que permitam a validação das suas informações sem comprometer a sua privacidade.

Graças à criptografia, hoje, é possível utilizar sistemas de pagamentos e de assinaturas em segurança. Ela limita o acesso aos dados privados utilizados durante acobrança e, assim, reduz riscos para a empresa e o usuário.

Por que é importante investir em segurança digital?

No ambiente corporativo moderno, a segurança de dados deve ser uma preocupação de todos os setores

Quando a companhia evita a existência de brechas de segurança no ambiente corporativo, fica mais fácil, para os gestores:

  • Evitar vazamentos de dados
  • Alinhar-se com regras de proteção de informação internacionais
  • Tornar os seus serviços mais robustos e confiáveis

Em outras palavras, as empresas que investem na segurança digital em seu dia a dia são muito mais competitivas

Elas poderão dar ao seu consumidor mais garantias de que as suas informações serão utilizadas em ambientes de trabalho robustos e preparados para lidar com as demandas modernas do mercado.

A criação de uma política de segurança de dados também dá para a empresa mais formas de ser inovadora sem ter prejuízos. 

Quando o empreendimento consegue manter um fluxo de trabalho protegido de ameaças digitais, todos os recursos são mais aproveitados

Da integração via APIs aos meios de pagamento, o time de TI conseguirá levar a tecnologia a mais rotinas e, assim, criar mais qualidade.

Portanto, sempre fique atento a cada detalhe que compõe a segurança de dados no ambiente corporativo. 

Saber como funciona a criptografia de dados, por exemplo, assim como as suas aplicações e usos no dia a dia do negócio pode ajudar a atingir mais facilmente os resultados esperados em médio e longo prazo e construir soluções muito mais inovadoras e eficazes.

A GDPR é uma lei que está mudando a forma como lidamos com segurança em todo o planeta por isso, entender o que é GDPR e como se adaptar para garantir a segurança de dados também pode ser uma saída. 

No que diz respeito ao meio de pagamento online, a iugu pode te dar todo o suporte. Isso porque somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de

  • Marketplace
  • Recorrência
  • Cobrança Avulsa

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças e garantir a segurança do pagamento? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.