Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Solicitar Contato

Tempo de vida dos clientes: o que é e como calcular?

Escrito em 23 de Maio de 2020 por Rômulo Pereira

Nós sabemos de todo o trabalho e da dificuldade de atrair novos consumidores. Por isso, é tão importante que, ao conquistá-los, você consiga manter um relacionamento com eles o máximo possível. Uma das métricas utilizadas para entender essa dinâmica é o tempo de vida dos clientes.

Mas afinal, do que esse indicador trata e como ele impacta a gestão do negócio? Podemos até ir além e mostrar para você como melhorar esse tempo de vida, proporcionando assim maior fidelização e aumentando as vendas e lucros do seu comércio.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é tempo de vida dos clientes?

O tempo de vida dos clientes é uma métrica que aponta o período que uma pessoa permanece fechando negócios ou fazendo compras com a sua empresa, indicando assim a fidelização ao que você oferece. Esse indicador está ligado ao Lifetime Value (LTV), que mostra o valor gerado por esse cliente durante o período de relacionamento.

O tempo de vida dos clientes é acompanhado a partir da sua primeira compra, identificando há quanto tempo esse relacionamento existe. Quando falamos do valor do ciclo de vida do cliente, calculamos o lucro obtido na venda do produto e multiplicamos pelo período de relacionamento.

Por que essa métrica é tão importante?

Conhecer o tempo de vida dos seus consumidores e como esse ciclo ocorre traz uma compreensão muito maior de todas as etapas de relacionamento com esse cliente. Assim, permite desenvolver estratégias específicas para trabalhar cada uma dessas fases.

A partir desse conhecimento, é possível estruturar sua atuação com base nas preferências dessas pessoas, que serão muito mais efetivas e capazes de trazer resultados realmente valiosos para as empresas.

Vale lembrar que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que fidelizá-lo. Por isso, a partir do momento que alguém compra da sua loja, é importante fazer o máximo possível para que essa pessoa não parta para a concorrência.

Como melhorar o tempo de vida dos clientes?

Agora que você já tem uma percepção clara do que é essa métrica e como ela é importante para o sucesso da sua empresa, vale a pena pensar em algumas estratégias capazes de aumentar esse período de relacionamento com o cliente. Destacamos, aqui, as mais importantes e que podem ser aplicadas com sucesso, para qualquer porte ou nicho de atuação.

Analise o onboarding

Faça uma avaliação cuidadosa dos pontos de contato dos clientes com o seu negócio e quando ocorrem as desistências — o que as motiva e como resolver essas questões. Para isso, talvez você precise de alguém apenas para simular o processo de compra e avaliar de maneira fria o comportamento da sua loja e quais problemas apresenta.

Porém, essa prática será extremamente relevante para passar o ponto de vista do consumidor e promover melhorias na experiência de compra. Assim, permite aumentar a retenção dos clientes.

Melhore a segmentação

Conhecer bem os seus clientes, com todos os hábitos, preferências e problemas, é importante para oferecer um produto de maior valor, que realmente atenda às suas necessidades e traga satisfação. Por isso, é importante melhorar a segmentação do seu público consumidor.

Procure conhecê-lo ao máximo, para conseguir oferecer não só uma boa solução, como desenvolver uma comunicação com a qual ele se identifique. Quer um exemplo simples?

Imagine uma loja que trabalha com produtos e acessórios de luxo. Se a marca começar a oferecer produtos para um público adolescente, usando uma linguagem “da moda”, isso provavelmente vai afetar a percepção de marca. Dessa forma, fará com que os clientes antigos se afastem, consequentemente, diminuindo o tempo de vida desse grupo de consumidores.

Realize o pós-venda

Trabalhar o pós-venda é essencial para cativar os seus clientes, mas não deve ser feito apenas para “cumprir tabela”. Demonstre um envolvimento real com o consumidor, preocupando-se com a satisfação dessas pessoas.

Entre em contato ou envie pesquisas para que o cliente relate um pouco sobre a experiência que teve com a sua loja. Assim, você coletará informações importantes para melhorar os processos e entenderá um pouco melhor o que cada público-alvo precisa.

Foque a qualidade dos produtos

Um cliente pode até ser atraído pelo seu e-commerce por uma promoção imperdível ou uma ação de marketing muito bem estruturada. Porém, nada disso vai adiantar se o seu produto for ruim. Ele vai fazer apenas uma compra, ficar insatisfeito e falar mal da sua loja para as pessoas que conhece — revertendo todo o seu esforço em publicidade negativa.

Por isso, é essencial para um bom tempo de vida dos clientes que os seus produtos sejam de excelente qualidade. Mesmo com o surgimento de vários concorrentes, o consumidor sentirá confiança em comprar com você, porque já sabe o que a sua loja entrega e, provavelmente, construirá um relacionamento mais fiel.

Trabalhe o cross selling

Cross selling é uma prática bem comum que pode ser vista em empresas como o McDonald's, por exemplo. Quando você pede um combo, provavelmente a atendente vai perguntar se você quer um sundae ou uma torta de maçã para acompanhar.

Você também pode adotar essa prática para aumentar o tempo de vida dos seus clientes. Por exemplo, se trabalha com produtos esportivos e percebeu que a pessoa adquiriu recentemente um peso para exercícios, pode enviar uma promoção ou um e-mail marketing oferecendo um colchonete, ou algum outro item que complemente a prática.

Se o cliente tiver gostado da experiência com a sua empresa, é provável que ele torne a comprar com você. Adotando o cross selling, você estimula a construção de um relacionamento e ainda pode aumentar o ticket médio, estimulando o consumidor a adquirir novos produtos em uma mesma compra.

Adote boas ferramentas

Toda essa gestão de relacionamento com o cliente pode ser melhorada com a ajuda de ferramentas capazes de facilitar o processo de compra, de transmitir maior segurança ao consumidor e, ao mesmo tempo, oferecer uma boa experiência.

As soluções da iugu permitem a integração rápida com plataformas ERP para um acompanhamento da jornada do consumidor. Além disso, oferece checkout transparente e aceita pagamentos das principais bandeiras de cartão.

Com base nesses conhecimentos, já é possível estabelecer algumas práticas para aumentar o tempo de vida dos clientes. Vale a pena prestar atenção a esse aspecto de administração do negócio e trabalhar a retenção das pessoas que compram com você.

Quer saber mais sobre os nossos recursos e como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça os pacotes de serviços que oferecemos!