Tecnologia financeira: o que é e como facilita a gestão da sua empresa

Escrito em 01 de Julho de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 22 de Fevereiro de 2024

A tecnologia financeira chega para facilitar a rotina da sua empresa, minimizar erros de operação e otimizar os resultados. A partir de diferentes ferramentas tecnológicas, sua gestão de caixa pode ser facilitada e automatizada.

Saber o que é tecnologia financeira e como as diversas soluções derivadas do conceito revolucionaram a rotina das empresas é imperativo nos dias atuais. Afinal, estamos vivendo em um mundo digitalmente transformado, no qual diferentes setores corporativos incorporam alternativas tecnológicas para simplificar seus processos, automatizar tarefas e, ainda assim, manter a personalização. 

Mas, afinal, como a tecnologia pode ajudar na gestão financeira? As possibilidades são inúmeras e já estão no radar de investidores brasileiros.

De acordo com um estudo do Distrito, os investimentos em tecnologia financeira chegaram a US$3,9 bilhões no Brasil em 2023, o que representou um crescimento de 20% em relação a 2022.

Com um aumento tão expressivo, é natural que você também se questione sobre os benefícios das ferramentas digitais no setor financeiro das empresas. 

Para matar um pouco da sua curiosidade, adiantamos que os recursos ajudam a trazer previsibilidade para o caixa, segurança para as operações, centralização para as operações rotineiras e muito mais. 

Ao longo deste artigo, falaremos detalhadamente sobre o tema, incluindo dicas para escolher a melhor tecnologia financeira do mercado.

Boa leitura! 

O que é tecnologia financeira?

Tecnologia financeira é o conjunto de ferramentas digitais usadas para automatizar processos relacionados à gestão de transações, operações, cobranças e ofertas de serviços aos clientes das empresas. 

Alguns exemplos são os softwares de gestão, os aplicativos bancários, as redes blockchain, os protocolos de segurança digital, entre outros. 

Comumente, associa-se a tecnologia financeira à presença de 3 “Ds” que determinam suas principais características: 

  • disrupção, ou seja, seu caráter inovador e potencialmente transformador;
  • descentralização, ou a fragmentação dos serviços convencionais em subprodutos que podem ser manipulados e contratados individualmente; 
  • digitalização, ou seja, a existência dos produtos e serviços no meio digital. 

Agora que você já entendeu o que é tecnologia financeira, que tal compreender, de forma prática, como sua adoção contribui para uma rotina mais conectada?

Quais as vantagens da tecnologia na área financeira?

As principais vantagens da tecnologia na área financeira são a centralização de processos e gestão, a possibilidade de personalização da comunicação com o cliente, a previsibilidade de caixa, a automatização ágil de processos, a segurança nas movimentações e a escalabilidade. 

A seguir, falamos em detalhes sobre cada benefício da tecnologia na gestão financeira.

1. Centralização de processos e gestão de caixa

Chega de usar inúmeras plataformas, planilhas e sistemas para gerenciar seus processos! Com a tecnologia financeira, é possível usar uma só plataforma para centralizar todas as atividades, incluindo a gestão de caixa. 

Como consequência, a unificação de informações ajuda a tomar decisões com mais assertividade, além de enxergar, de forma clara, o status das operações e a situação financeira do negócio. 

2. Personalização na comunicação com o cliente

Tratar o cliente pelo nome é uma das principais diretrizes de empresas que valorizam a personalização. E se dissermos que, ao saber o que é tecnologia financeira, você pode ir além? 

Com os recursos disponíveis em softwares de gestão qualificados, é possível enviar mensagens personalizadas para os clientes de forma automatizada, incluindo lembretes de cobranças, faturas atualizadas, agradecimentos e mais. 

Essa prática simples e eficiente pode reduzir taxas de inadimplência e aumentar a saúde do seu fluxo de caixa.

3. Previsibilidade de caixa

Outro benefício direto da centralização das informações e da facilidade de gerenciamento das operações com a tecnologia é a previsibilidade de caixa.

Uma vez que seu sistema de gestão automatizado possibilita, por exemplo, a ativação da cobrança recorrente no cartão de crédito, fica mais fácil dimensionar a entrada de recursos em médio e longo prazo.

4. Automatização ágil de processos

A automatização é outra vantagem de compreender o que é tecnologia financeira — e de aplicá-la na empresa. 

Com o suporte de ferramentas digitais, você programa atividades, condiciona o envio de mensagens a determinadas ações dos clientes e poupa tempo e esforço do time com tarefas repetitivas e burocráticas. 

5. Segurança nas movimentações

As camadas extras de proteção de dados e informações comumente encontradas em soluções de tecnologia financeira contribuem para a confiabilidade das movimentações — ponto positivo para a sua empresa e para os seus clientes. 

6. Escalabilidade

Por fim, ter o suporte da tecnologia financeira na rotina facilita o domínio completo dos processos e possibilita a escalabilidade do fluxo de pagamentos, recebimentos e cobranças. Se a sua empresa crescer, certamente, contar com boas ferramentas digitais vai tornar a ampliação mais natural e fluida. 

Por que utilizar a tecnologia financeira no seu negócio?

Além de saber o que é tecnologia financeira e suas vantagens, é importante compreender seus impactos diretos na rotina da empresa. A seguir, listamos alguns dos mais importantes.

  • Mais produtividade para o time, uma vez que parte das tarefas ocorre de forma automatizada e as equipes têm mais tempo para focar na estratégia do negócio;
  • Decisões melhor embasadas, já que todos os dados centralizados são facilmente acessados e avaliados pelos tomadores de decisão e lideranças;
  • Redução de erros humanos e de refações, pois o trabalho automatizado tende a ocorrer de forma padronizada e embasada por inputs previamente concedidos pelos times humanos; 
  • Segurança nos processos e transações, uma vez que, além das camadas de proteção das tecnologias financeiras, o registro de atividades na plataforma possibilita a auditoria periódica dos processos. 

Agora que você sabe como a tecnologia pode ajudar na gestão financeira, certamente deve estar em busca de informações para escolher a melhor solução para o seu negócio, certo? Continue a leitura e descubra. 

Como escolher a melhor tecnologia financeira?

Como pontuamos logo no começo deste artigo, a tecnologia financeira se desdobra em diversas soluções para as empresas. Por isso mesmo, é importante considerar as necessidades e demandas específicas do seu negócio para escolher a melhor alternativa. 

Separamos algumas orientações que podem te ajudar na escolha do melhor fornecedor de tecnologia financeira, garantindo que a ferramenta escolhida seja capaz de contribuir com a otimização da sua rotina. Considere: 

  • usabilidade da plataforma: a solução escolhida deve ser facilmente acessada e navegada por todos os times envolvidos na gestão, mantendo os dados centralizados visíveis para quem os busca;
  • integração: procure por uma solução que se integre a outros sistemas já usados no seu negócio, como a plataforma de e-commerce e o ERP;
  • disponibilidade de diferentes planos e produtos adaptáveis à realidade do negócio: sua empresa tem planos de crescimento? Então, a solução escolhida precisa ser adaptável a diferentes tamanhos e modelos de negócio;
  • presença de uma API flexível e documentada em português.

A boa notícia é que a solução que reúne todas as características acima e muitas outras está bem aqui. A iugu é uma plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento, oferecendo tecnologia de ponta para simplificar processos e otimizar rotinas. 

Só com a iugu, você tem acesso a um hub de negócios para escalar a operação da sua empresa com eficiência e tranquilidade. Fale com nosso time de especialistas e conheça as soluções da iugu para a sua empresa! 

 

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex