APIs Financeiras: o que são e quais são as vantagens dessa tecnologia?

Escrito em 31 de Outubro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Empréstimos, cartões de crédito e conta corrente. Até pouco tempo atrás, todas essas soluções estavam concentradas nas mãos dos grandes bancos. Com o avanço da tecnologia, acompanhamos a chegada de tendências como o Embedded Finance e Banking As a Service, impulsionadas, principalmente pelas APIs Financeiras.

Com isso, empresas que não faziam parte do setor puderam incorporar serviços financeiros ao seu leque de produtos, o que contribuiu significativamente para o aumento da competitividade e inovação do universo financeiro. 

Graças a disrupção trazida pelas API, o Brasil possui o maior ecossistema de fintechs da América Latina, de acordo com o Global Fintech Rankings, da Findexable.

Mas o que é uma API Financeira? E quais são as vantagens para as empresas? 

Continue a leitura do conteúdo até o final e saiba mais sobre o assunto.

Sem tempo para ler? Dê um play no conteúdo.

O que é uma API Financeira?

API é a sigla para Application Programming Interface, que, em português, significa interface de programação de aplicação.

De forma resumida, a API é um conjunto de rotinas, padrões e métodos de programação que permitem a conexão entre diferentes sistemas para enviar ou receber informações. 

Logo, uma API Financeira é um conjunto de padrões que possibilita a troca de informações financeiras. 

Além disso, a tecnologia também possibilita a criação e a oferta de produtos ou serviços financeiros por qualquer negócio, mesmo que ele não faça parte do setor.

A importância das APIs Financeiras para o mercado

Se há alguns anos, os serviços financeiros estavam concentrados nas mãos dos bancos tradicionais, hoje o cenário é bem diferente.

Graças às APIs, o mercado financeiro tem vivido o seu período mais inovador. 

Hoje, fintechs e bancos digitais podem ofertar serviços e produtos financeiros cada vez mais personalizados e, muitas vezes, de forma gratuita. 

Além disso, grandes varejistas e empresas de outros setores podem desenvolver soluções de pagamento, como os cartões de crédito e Pix, e oferecer serviços como conta corrente, carteiras digitais e empréstimos. 

A tendência, conhecida como Embedded Finance, tem contribuído para uma maior democratização do acesso financeiro. Com isso, processos que antes eram burocráticos e pouco amigáveis podem ser realizados de forma totalmente digital e instantaneamente. 

Esse movimento fez com que os tradicionais "bancões" e outras instituições financeiras tivessem que se adaptar à nova realidade para se manterem competitivos frente à concorrência. 

A implementação do Open Finance no Brasil é, inclusive, diretamente influenciada pelo crescente mercado de APIs, uma vez que tem como objetivo desburocratizar o setor e tornar os serviços mais acessíveis à população.

api-financeira_email

Panorama do Mercado de APIs

O crescimento do Mercado de APIs pode ser visto em todo o mundo. De acordo com dados da Sensedia, o primeiro semestre de 2020 registrou um aumento de 34% no uso de APIs. 

O estudo Market Research Future, por sua vez, apontou que o mercado de APIs atingirá 163 milhões de dólares em 2022.

Dentre os setores que mais solicitaram a utilização de APIs, podemos destacar:

  • Varejo e e-commerce: 61%;
  • Bancos: 24%;
  • Seguros e saúde: 18%;
  • Pagamentos: 17%.

Diante desses dados, podemos concluir que as APIs Financeiras representam grandes oportunidades competitivas para os negócios, contribuindo para a otimização de processo, mais personalização e melhora na experiência do usuário.

Quais são os tipos de APIs Financeiras?

O sistema financeiro é vasto e dinâmico. 

Da mesma forma, as APIs também podem ser adaptadas para atender as mais diversas necessidades e setores desse universo. Confira, a seguir, os principais tipos de API Financeira.

  • API para banco digital permite que qualquer tipo de negócio ofereça aos clientes soluções bancárias, como cartões de crédito/débito, transferências e conta corrente;
  • API de pagamento  tem como objetivo otimizar todo o fluxo de pagamentos das empresas a partir da automatização de etapas;
  • API Open Finance permite a implementação do Open Finance por todos os participantes do sistema, contribuindo para a segurança e agilidade.

Por que utilizar uma API Financeira?

Como mencionamos anteriormente, a transformação digital impulsionada pela aceleração tecnológica fez com que o Brasil se tornasse um terreno fértil para a criação de negócios disruptivos, como os bancos digitais e as fintechs.

Ao mesmo tempo, essa transformação impactou os bancos tradicionais, que precisaram se adaptar a um cenário cada vez mais data-driven e com novos competidores surgindo a cada momento.

Além de contribuírem para a criação de um mercado mais dinâmico e tecnológico, as APIs Financeiras oferecem diversas vantagens para os negócios, como:

  • Oferta de serviços e produtos personalizados e com base nos novos tipos de comportamento do consumidor;
  • Fortalecimento de presença digital;
  • Diminuição da burocracia;
  • Otimização de processos;
  • Diminuição de gastos;
  • Diferencial competitivo.

Potencialize seu negócio com a API da iugu

Como vimos ao longo do artigo, as APIs Financeiras tem um papel fundamental na economia digital, contribuindo para a criação de um cenário mais inovador e acessível para todos. 

Além disso, as APIs representam uma grande vantagem competitiva para empresas dos mais diferentes portes e segmentos. 

Diante de um panorama com diversas oportunidades surgindo no horizonte financeiro, não dá para ficar para trás, certo?

Na iugu, você conta com a API mais completa do mercado

Isso porque todas as integrações de sistemas podem ser realizadas através de nossa poderosa API RESTful.

Além de fácil implementação, ​ela conta com documentação técnica e todas as informações necessárias para agilizar e otimizar o tempo das equipes.

Então, que tal saber mais sobre como a nossa API pode potencializar os ganhos do seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal!

Planos-iugu