API em português: conheça os diferenciais da tecnologia da iugu

Escrito em 26 de Maio de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 26 de Setembro de 2023

Contar com uma API em português pode otimizar – e muito – a rotina de trabalho dos desenvolvedores da empresa.

Isso porque, por estar em português, a implementação e a integração são muito mais ageis, e não requerem um conhecimento prévio na língua inglesa. 

Então, que tal saber mais sobre como funciona uma API em português e conhecer as vantagens desse tipo de tecnologia? Leia o conteúdo a seguir e fique por dentro do assunto.

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é API?

A sigla API sginifica Application Programming Interface, que, em português, significa Interface de Programação de Aplicação. De forma resumida, a API é entendida como um conjunto de rotinas, padrões e métodos de programação que permitem a conexão entre diferentes sistemas e possibilitam o envio e recebimento de informações.

É a partir desta tecnologia que os desenvolvedores podem criar softwares, aplicativos, programas e diferentes tipos de plataformas, que podem se comunicar com outras plataformas. 

Um bom exemplo são as APIs de redes sociais. Se você já realizou um login em algum aplicativo através da sua conta em uma rede social, isso só foi possível por causa das APIs.

Como funciona uma API?

Agora que você entendeu o que é API, é hora de descobrir como essa tecnologia funciona.

Apesar de parecer complicada, a API é bastante simples. Basta imaginá-la como uma “ponte” ou mensageira, que liga uma plataforma ou software a outros, estabelecendo a comunicação efetiva e permitindo a troca de dados em tempo real.

Além disso, uma API pode ser criada em diferentes linguagens de programação, o que a torna uma tecnologia versátil no dia a dia da empresa.

Para o que serve uma API?

O objetivo da API é facilitar e otimizar o trabalho de desenvolvedores, além de padronizar a criação de novos softwares e plataformas.

Com isso, os desenvolvedores não precisam criar novos códigos para as funções que um programa executa, o que simplifica e agiliza a criação de apps e outras tecnologias, e podem servir para:

  • Integração de sistemas: as APIs permitem que diferentes sistemas e aplicativos se comuniquem e compartilhem informações de forma eficiente. Por exemplo, uma API pode permitir que um aplicativo de comércio eletrônico se integre a uma plataforma de pagamento online para processar transações.

    pagamento online

 

  • Acesso a serviços e recursos: muitas empresas e plataformas disponibilizam suas funcionalidades e dados por meio de APIs abertas, o que permite que outros aplicativos e serviços acessem esses recursos de forma controlada. Por exemplo, APIs de redes sociais permitem que aplicativos terceiros obtenham informações de perfil, postem atualizações e interajam com as redes sociais.

 

  • Construção de ecossistemas: as APIs são essenciais para criar ecossistemas de desenvolvimento, nos quais diferentes aplicativos e serviços podem se integrar e colaborar. Dessa forma, elas contribuem para o estímulo à a inovação, a criação de soluções mais abrangentes e oferecem flexibilidade aos usuários.

Quais são os tipos de API?

A API é uma tecnologia que pode ser utilizada para diferentes finalidades. Por isso, existem diferentes tipos de API, como as de web, as de pagamento e as de sistema operacional. Veja só. 

1. API Web

Conhecida como a classe mais comum de API, a API Web permite que um aplicativo acesse recursos e funcionalidades de outro aplicativo, serviço ou plataforma. 

Dessa forma, uma API Web pode permitir que um app de e-commerce acesse informações de produtos de um sistema de gerenciamento de inventário, ou que um aplicativo de previsão do tempo acesse dados meteorológicos de um serviço de terceiros.

2. API de pagamento

Uma API de pagamento é um conjunto de padrões que possibilita a troca de informações financeiras, como as de pagamento. 

Dessa forma, as empresas podem integrar sistemas de pagamento dentro se seus sites como forma de expandir a oferta de meios de pagamento. 

Além disso, a tecnologia também possibilita a criação e a oferta de produtos ou serviços financeiros por qualquer negócio, mesmo que ele não faça parte do setor.

3. API de sistema operacional

Uma API de sistema operacional é uma interface de programação fornecida pelo sistema operacional, como iOS ou Android, para permitir que os desenvolvedores criem aplicativos que interajam com os recursos e serviços dos sistemas de maneira padronizada e controlada.

Como escolher a melhor API em português para a sua empresa?

Como mencionamos logo no início do texto, uma API em português otimiza a rotina dos desenvolvedores e possibilita a criação de softwares e plataformas de forma muito mais ágil e descomplicada.

No entanto, na hora de escolher a melhor API para o seu negócio, além da língua, é preciso considerar diversos outros pontos. Veja só.

1. Facilidade de integração

A facilidade de integração é um dos principais pontos de uma API robusta e eficiente. A API da iugu, por exemplo, se destaca por conter diversos guias e bibliotecas que encurtam o tempo de desenvolvimento, já que eliminam dúvidas e permitem a realização de testes.

Ao invés de precisar desenvolver tudo do zero, os programadores conseguem agilizar seus trabalhos em função das orientações pré-existentes.

Outro ponto importante é que todas as integrações de sistemas podem ser realizadas através de nossa poderosa API RESTful. São mais de 140 chamadas de API para a implementação: Java, .Net, PHP, Node.js, Ruby e Python.

2. Documentação técnica

Uma boa documentação técnica é fundamental para auxiliar a rotina dos desenvolvedores. 

Além de ser estar em português, a API da iugu contém todas as informações necessárias para agilizar e otimizar o tempo das equipes das empresas. 

3. Ambiente de testes

A realização de testes é crucial para uma implementação eficiente. Por isso, as melhores APIs do mercado devem disponibilizar um ambiente de testes 100% funcional para que não ocorram surpresas no ambiente de produção.

Através da documentação interativa da iugu (Postman Collections), qualquer pessoa pode acessar modelos de requisições prontas para testes e entendimento do funcionamento. 

Quais são os diferenciais da API da iugu?

Com a API da iugu, a sua empresa pode realizar pagamentos online, split de pagamentos e cobranças recorrentes nas integrações com e-commerce, marketplaces, plataformas e softwares.

Além disso, a API da iugu  permite a ativação de meios de pagamento, cadastro de clientes, automatização de processos e realização de diversas chamadas. 

Quer saber mais sobre como a tecnologia da iugu pode escalar os resultados da sua operação? Baixe gratuitamente o e-book de APIs Financeiras e entenda todas as vantagens de customizar a sua solução de pagamentos. 

capa api financeira

Posts relacionados