Plataforma de cobrança recorrente: como escolher a ideal?

Escrito em 02 de Março de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 23 de Janeiro de 2024

Se você trabalha com assinaturas ou mensalidades, sabe que realizar a gestão de cobranças é um desafio do dia a dia, ainda mais se feito de forma manual. Nesse cenário, contar com uma plataforma de cobrança recorrente é uma ótima forma de automatizar e otimizar os recebimentos da sua empresa.

Além de reduzir a burocracia e evitar erros humanos, uma plataforma de cobrança amigável facilita – e muito – a gestão financeira como um todo. 

Quer saber o porquê? Continue a leitura do conteúdo e entenda o que é uma plataforma de cobrança recorrente, as vantagens e como escolher a opção certa para a sua empresa. 

Boa leitura!

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é uma plataforma de cobrança recorrente?

A plataforma de cobrança recorrente é a responsável pelo recebimento de pagamentos por assinatura ou mensalidades, que podem acontecer de forma semanal, quinzenal ou mensal. 

É a plataforma de cobranças que possibilita que empresas recebam pagamentos. Empresas de diferentes portes e segmentos podem utilizá-la para receber valores de quem compra seus serviços ou produtos.

Além de ser amplamente utilizada por plataformas de streaming de música e vídeo, as cobranças recorrentes também são utilizadas por empresas como: 

  • SaaS;
  • Clubes de assinatura;
  • Gestão condominial;
  • Edtechs;
  • Escolas;
  • Academias.

    Resenha B2B

O que esperar do mercado de recorrência?

O mercado de assinaturas, ou economia da recorrência, como também é chamado, cresceu exponencialmente nos últimos anos. 

O Relatório Subscription Economy Index, realizado pela Zuora, revelou que a economia da recorrência cresceu: entre 2012 e 2020, o aumento foi de mais de seis vezes.

Além disso, o relatório The State of Subscription 2023 apontou que o mercado de assinaturas deverá valer U $1.5 trilhões até 2025.

A fadiga de assinatura chegou, mas o mercado da recorrência e suas diferentes modalidades de negócios ainda têm um terreno fértil no Brasil. 

Isso porque a mentalidade do consumidor mudou drasticamente na última década. Se antes a premissa era a posse de produtos, hoje é o acesso a serviços que impulsiona a economia. 

Logo, a expectativa é que o mercado de recorrência continue amadurecendo e se adaptando às novas dinâmicas com propostas mais atrativas e diversificação de receita.

Quais são as vantagens de uma plataforma de cobrança recorrente?

Como mencionamos, gerenciar a cobrança de serviços recorrentes pode ser um grande desafio, não importa o tamanho da empresa.

Isso porque, se feitas de forma manual, as cobranças podem ficar desconexas, o que acarreta falhas ou erros operacionais. 

Por outro lado, uma plataforma de cobrança recorrente robusta e amigável garante a otimização dos fluxos de recebimentos, impactando positivamente a gestão financeira da empresa.

Veja, a seguir, outras vantagens da ferramenta.

1. Automatização 

Uma plataforma de cobrança recorrente automatiza todo o processo de cobrança, enviando boletos ou fazendo cobrança recorrente no cartão de crédito, boleto ou Pix de forma automática no dia estipulado.

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Ao invés de cobranças esporádicas e desconexas, a plataforma permite o agendamento de cobranças para toda a carteira de clientes de uma só vez. 

Assim, nenhum cliente é esquecido e as cobranças ocorrem no dia e valor corretos, aumentando a probabilidade de recebimento.

2. Controle financeiro

Ao centralizar as cobranças em uma plataforma de cobranças automatizadas, a sua empresa tem mais controle sobre as receitas recorrentes, a ter acesso a informações, como: 

  • Status de pagamento de cada cliente;
  • Valor cobrado;
  • Próxima cobrança; 
  • Taxa de inadimplência, 

Assim, é possível identificar rapidamente clientes inadimplentes e entrar em contato, aumentar ou reduzir valores cobrados e analisar a saúde financeira da empresa, o que contribui para o controle financeiro do negócio.

3. Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma das métricas mais importantes para qualquer empresa. Isso porque fidelizar um cliente e mantê-lo feliz custa muito mais barato do que atrair novos. 

Logo, ao oferecer uma experiência de cobrança simples, automatizada e sem atritos, o cliente se sente mais satisfeito com o serviço e fidelizado à empresa. 

Como escolher a melhor plataforma de cobrança recorrente?

Chegamos até aqui e você já entendeu que uma plataforma de cobrança recorrente é uma opção vantajosa para otimizar a gestão de cobranças e os fluxos financeiros da sua empresa, certo? 

Mas como escolher a melhor plataforma de cobrança recorrente para o seu negócio? 

De forma resumida, uma plataforma de cobrança recorrente deve ter tecnologia de ponta para que a sua empresa tenha experiência de pagamento completa e flexível. 

Veja, a seguir, os principais recursos que as plataformas de pagamento recorrente deve ter.

1. Diversidade em meios de pagamento

Os meios de pagamento online são elementos fundamentais na jornada de compra do consumidor. 

Isso porque, hoje, eles fazem parte da experiência que o cliente tem com a sua empresa. 

Sendo assim, quanto mais variadas forem as opções de meios de pagamento, melhor será a experiência e, consequentemente, as chances de recompra e fidelização.

2. Régua de cobrança

A inadimplência é uma das maiores dores de cabeça de quem empreende. Apesar de ser um problema multifatorial, o simples esquecimento costuma ser o motivo mais comum.

Nesse sentido, contar com uma plataforma de cobrança recorrente que oferece uma régua de cobrança flexível e adaptada às necessidades do seu negócio faz toda a diferença na hora de eliminar o problema. 

Com ela, você pode enviar lembretes automáticos via e-mail e SMS antes e após o vencimento, além de estipular juros e multas.  

3. Antecipação de recebíveis

Seja para expandir o negócios ou realizar investimentos futuros, a antecipação de recebíveis é um recurso que possibilita que a sua empresa tenha acesso a valores que já pertencem a ela. 

Dessa forma, não é preciso recorrer a empréstimos ou outras formas de crédito que podem comprometer o financeiro da empresa a longo prazo.

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma plataforma de cobrança recorrente, que tal saber como a tecnologia pode impulsionar a sua empresa?

Com a iugu, além da melhor taxa de pagamento recorrente, você tem uma plataforma completa para atender às diferentes necessidades financeiras do seu negócio.

Quer saber como podemos potencializar o seu negócio? Fale com nossos especialistas e escolha o plano ideal.

recorrência eficiente

Posts relacionados