Conheça o Guia de Antecipação de Recebíveis da iugu

Escrito em 14 de Setembro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 26 de Setembro de 2023

O cenário macroeconômico brasileiro é permeado por incertezas e oscilações. Assim, estabelecer um fluxo de caixa positivo pode ser um desafio para muitas empresas, que recorrem a empréstimos e financiamentos para arcar com os custos do negócio. 

Contudo, a longo prazo, tal prática pode se mostrar desastrosa para as empresas. Apenas no primeiro trimestre de 2023, o número de solicitações de falência subiu 44% no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da Serasa Experian, que calculou 255 pedidos apenas neste ano.

Diante da situação, as empresas se veem em um ambiente repleto de dificuldades para a consolidação de estratégias financeiras e acesso ao crédito para a manutenção ou expansão do negócio. 

Assim, a antecipação de recebíveis surge como uma alternativa de crédito inteligente e prática para ter mais capital de giro e manter a saúde do caixa em dia. 

Pensando em te ajudar a entender tudo sobre o assunto, preparamos um Guia Completo de Antecipação de Recebíveis com as principais vantagens dessa operação e como ela funciona na iugu. 

Vamos lá?

Por que a antecipação de recebíveis é a opção certa para empresas?

As compras a prazo são a forma de pagamento preferida dos brasileiros.

Uma pesquisa nacional realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) investigou o comportamento dos brasileiros na hora das compras e identificou que 79% costumam utilizar o parcelamento. 

Assim, as empresas que vendem via cartão de crédito podem demorar meses ou até anos para receber o pagamento completo por seus produtos e serviços já entregues.

A longo prazo, essa espera pode ser sufocante, especialmente para empresas que precisam de recursos para crescer, investir em novos projetos ou simplesmente manter os custos da operação em dia.

Com isso, é comum que empresas recorram a empréstimos ou financiamentos para gerar capital de giro, reinvestir ou mesmo pagar os custos fixos do negócio. Porém, no atual cenário econômico brasileiro, essa prática pode não ser vantajosa. 

Isso porque a taxa Selic – instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação – está em 11,75% ao ano, deixando as dívidas de empréstimos ainda mais caras, o que compromete a sustentabilidade do negócio.

Hoje, graças às recentes inovações financeiras, como a antecipação de recebíveis, as empresas não precisam ficar reféns das altas taxas de juros.

Para entendê-la, basta imaginar uma espécie de "máquina do tempo" financeira, onde o dinheiro que você espera no futuro pode ser trazido para o presente. Esse é o poder dessa operação de crédito que dá mais fôlego ao caixa das empresas.

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

E, na prática, como funciona a antecipação de recebíveis?

Vamos imaginar uma pequena empresa que fornece serviços de consultoria. Ela conclui um projeto para um cliente e emite uma fatura no valor de R$ 10.000,00. No entanto, o cliente só pagará essa fatura em 60 dias. 

A empresa, precisando de dinheiro para pagar suas despesas operacionais e expandir seus negócios, decide antecipar esse recebível. 

Ela vende a fatura a uma empresa de antecipação de recebíveis por um valor menor, digamos R$ 9.500,00, recebendo esse montante imediatamente. 

Assim, a antecipação de recebíveis nada mais é do que uma operação de crédito que possibilita que a sua empresa antecipe o recebimento de um capital que já é seu, mas que só fará parte do seu patrimônio futuramente.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

O adiantamento de recebíveis garante inúmeras vantagens para as empresas, como:

  • Liquidez imediata: Com a antecipação de recebíveis, sua empresa obtém acesso rápido a dinheiro para atender a suas necessidades financeiras imediatas;
  • Redução de riscos: Ao contar com uma antecipação de recebíveis online, a sua empresa se protege contra atrasos nos pagamentos, inadimplência e problemas de fluxo de caixa;
  • Flexibilidade financeira: A partir dessa operação, sua empresa pode aproveitar oportunidades de crescimento, pagar fornecedores antecipadamente e investir em melhorias operacionais;
  • Foco no Core Business: Reduz a carga administrativa de cobrança e permite que a empresa se concentre em seu core business.

Como antecipar recebíveis?

Para antecipar recebíveis de forma simples e transparente, você pode buscar por uma instituição financeira ou instituição de pagamento, como a iugu, e assim comprovar, por meio de documentos, os valores que serão recebidos futuramente.

Ao contar com a antecipação de recebíveis da iugu, você garante capital de giro rápido para escalar seu negócio, manter a saúde do caixa e ainda tem a expertise de quem está há 12 anos potencializando o sucesso de mais de 50 mil empresas.

Quer saber mais sobre as vantagens dessa operação e como incluí-la no seu negócio? Baixe o Guia de Antecipação de Recebíveis da iugu e veja como ela pode potencializar sua empresa

guia de antecipação de recebíveis

 

Posts relacionados

mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento