Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Solicitar Contato

Planos de assinatura: saiba o melhor jeito de desenvolvê-los

Entenda como os planos de assinatura com foco em e-commerces podem ser aplicadaos para criar uma renda recorrente.

Escrito em 05 de Outubro de 2020 por Patrick Negri

Você já ouviu falar em planos de assinatura, certo? Provavelmente, já usa o modelo como consumidor em serviços de streaming, como o Netflix e o Spotify, e muitos outros.

Mas o que desejamos apresentar, aqui, são os serviços de assinatura com foco em e-commerces. Essa é uma estratégia que pode ser aplicada no seu negócio para criar uma renda recorrente e trabalhar a fidelização dos clientes.

Leia o post completo para entender melhor o assunto!

O que são planos de assinatura?

Os planos de assinatura funcionam de maneira bem simples: o cliente fecha o acordo de um pagamento mensal para receber uma seleção de produtos em sua casa. No mercado, essa estratégia é aplicada para a venda de vinhos, cosméticos e livros, por exemplo.

Para fazer com que esse modelo seja atraente para o consumidor, é importante que o valor da assinatura seja menor que o montante investido para a compra dos produtos avulsos. Outro ponto fundamental é fazer uma seleção apurada, oferecendo itens especiais ou novidades em primeira mão.

Como fazer com que essa estratégia funcione?

Para oferecer o plano de assinatura e fazer com que ele traga valor à sua empresa, é preciso ter certeza de que conseguirá honrar o que essa estratégia promete, ofertando uma seleção de itens de boa qualidade no prazo devido, sem que isso afete o caixa da empresa. Pelo contrário, a intenção é de aumentar os lucros.

Também é importante conhecer bem o público-alvo, para entender o que ele procura e o que pode surpreendê-lo. Esteja a par das novidades do mercado e acompanhe especialistas no nicho para identificar o que eles indicam, já que essas informações dão uma boa direção do que pode ser incluído no box.

Como criar bons planos de assinatura?

Para alcançar os objetivos com esses planos de assinatura, é importante pensar em pacotes que sejam realmente atraentes ao consumidor, a ponto de que eles tenham vontade de continuar com os pagamentos mensais. Vamos apresentar algumas dicas para isso.

Conheça bem a sua persona

Você já deve ter uma ideia de como são seus clientes, com informações como idade, estado em que moram, algumas preferências. Porém, vale fazer um estudo mais aprofundado para entender, dentro desse público, quem consumiria caixas mensais de produtos e que tipo de mercadoria chamaria a atenção.

Fazer uma pesquisa detalhada do perfil do cliente ajuda não só na elaboração do kit, como a entender os preços ideais e como os planos podem ser ofertados.

Escolha o produto cuidadosamente

Há diversos clubes de assinatura no mercado. O que levaria o consumidor a escolher o da sua loja? É importante ter isso em mente na hora de determinar como será estruturado o seu plano de assinaturas.

Faça uma pesquisa pela internet e procure ideias. De preferência, opte por um nicho que tenha boa demanda, mas com espaço para que você consiga oferecer um serviço diferenciado, que se destaque dos demais.

Lembre-se, sempre, de tornar o pacote vantajoso. Traga itens inéditos, exclusivos ou que saiam mais barato para o consumidor final do que se fossem comprados separadamente. O cliente precisa enxergar uma vantagem real na compra recorrente de uma caixa de mercadorias, que justifique essa preferência em comparação à compra apenas por necessidade.

Ofereça planos flexíveis

As pessoas estão sujeitas a quedas ou melhorias no padrão de vida, o que impacta diretamente o poder de compra. Essas flutuações não podem ser ignoradas.

Como evitar, então, que o seu cliente não cancele a assinatura se tiver uma redução nos ganhos? Ofereça planos flexíveis! Tenha, pelo menos, três modalidades de assinatura.

Assim, quando houver uma queda no salário, o consumidor pode optar por um plano mais barato. É uma excelente maneira de manter o cliente. Oferecer a possibilidade de upgrade, ou seja, de planos mais caros, é uma ótima ferramenta para que o comprador conheça alguns serviços exclusivos.

Tenha uma excelente logística

Ter um plano de assinatura e não receber os produtos é algo extremamente frustrante. A única maneira de evitar essa decepção é contar com uma ótima logística, por meio de uma transportadora confiável, capaz de entregar os itens no prazo e em perfeito estado.

Há clubes de assinatura que entregam com a própria frota, mas isso depende de um planejamento e de uma estrutura maior da sua empresa.

Facilite a aquisição do plano

O cliente tem fácil acesso às informações do seu plano de assinaturas? Todos os dados sobre produtos, envio e formas de pagamento estão disponíveis? Você investe na divulgação desses planos? Mais do que estruturá-lo, esse plano de assinaturas deve estar disponível ao cliente, de preferência, logo na home do site da empresa.

Garanta que a sua equipe de atendimento conheça bem as modalidades de assinatura e todos seus pormenores, para que consiga oferecer um suporte adequado. Problemas e reclamações posteriores também devem ser resolvidos com urgência.

Conte com uma boa plataforma de pagamentos

A plataforma de pagamentos tem um papel essencial no sucesso de uma estratégia focada em planos de assinatura. Concentrar e organizar os pagamentos, assim como enviar avisos de recebimento e fazer cobranças, são tarefas que devem ser automatizadas para otimizar o tempo e garantir que as informações estão corretas.

De preferência, essa plataforma deve ter fácil integração com outras interfaces da sua loja. Isso facilita o cruzamento de dados e permite análises mais aprofundadas para ações futuras.

Também é importante observar as formas de pagamento aceitas na plataforma, como diversas bandeiras de cartões. Os clubes de assinatura, geralmente, são feitos pelo cartão de crédito, uma maneira de garantir a recorrência dos pagamentos. Porém, essas opções não devem ser limitadas a poucas bandeiras ou bancos.

Ficou claro o que são os planos de assinatura e como funcionam? Se você tem um negócio online e quer ter uma garantia maior de receita mensal, implementar esse modelo é uma maneira eficiente para conseguir isso, além de aumentar a fidelização e, até mesmo, atrair novos consumidores.

A iugu oferece uma plataforma completa de recebimento, sendo muito usada como instrumento para pagamento de recorrência em e-commerces e marketplaces. Você precisa de uma solução segura e confiável? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!