Garanta 30% de desconto para sempre em todas as suas mensalidades.

 
dias
 
horas
 
min
 
seg
Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Recorrência: o modelo de assinatura para escalar seu negócio

Entenda como a tendência do modelo de assinatura oferece diversas vantagens à empresa e aos consumidores.

Escrito em 23 de Abril de 2021 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Maio de 2022

O empreendedorismo pode ser bastante imprevisível e o processo é repleto de altos e baixos. Por isso, muitas empresas vêm adotando a economia da recorrência, pois ela garante mais estabilidade e previsibilidade do faturamento.

Este conteúdo também está disponível em áudio!

O modelo de assinatura é, sem dúvidas, um tipo de negócio com enorme potencial de lucro no comércio digital, pois garante diversas facilidades ao consumidor. E embora pareça novidade, essa modalidade de negócio tem sido utilizada para venda de livros, revistas e atlas desde o século XVII.

Apesar da perda de popularidade ao longo do tempo, o surgimento da internet fez o modelo de assinaturas retornar com força. 

Neste tipo de negócio, a receita recorrente diminui a necessidade de atrair novos clientes todos os meses para manter o faturamento. Contudo, o empreendedor deve oferecer uma experiência de consumo diferenciada.

Acompanhe a leitura e entenda o que é modelo de assinatura e como ele pode te ajudar a escalar seu negócio.

Como funciona o modelo de assinatura?

O modelo de assinatura é uma modalidade de negócio adaptável à oferta de diversos produtos e serviços. Geralmente, o pagamento recorrente garante algumas vantagens e, por isso, essas empresas têm feito sucesso entre os consumidores.

Nesse tipo de empresa, os clientes escolhem um plano de assinatura e o pagamento é cobrado automaticamente todos os meses. Os consumidores, então, recebem em casa um box com produtos selecionados, que seriam bem caros se adquiridos individualmente.

Além disso, as empresas precisam oferecer exclusividade e produtos de alta qualidade para convencer os clientes de que vale a pena assinar um plano. Afinal, se eles podem comprar os mesmos produtos em qualquer loja, por que pagariam todos os meses? 

O modelo de assinatura demanda estratégias para manter o engajamento dos clientes e evitar o cancelamento dos planos. Para isso, é necessário conhecer bem o público e entender o que ele espera dos produtos que a empresa oferece. Desse modo, é possível oferecer experiências personalizadas para os assinantes. 

Uma vez que o “core business” está completamente ligado aos setores de finanças e cobranças, também é importante disponibilizar diferentes meios de pagamento, especialmente porque muitos têm receio das cobranças recorrentes no cartão de crédito.

Graças às cobranças recorrentes, então, as empresas garantem a previsibilidade da receita e do lucro. Essa transparência dos negócios permite que os gestores desenvolvam ações para aprimorar seus serviços.

Você já sabe como funciona o modelo de assinatura. Eles estão em todos os mercados. Para ficar mais claro, confira, a seguir, alguns exemplos desse tipo de negócio.

 

iugu-news-ecbr

Exemplos de modelos de assinatura

Agora que você já sabe o que é modelo de assinatura, confira uma seleção de alguns negócios, de diferentes nichos de mercado, que disponibilizam serviços e produtos por meio de pagamentos recorrentes:

Netflix

O serviço de streaming revolucionou o consumo de filmes e séries de televisão, se consolidando como a maior plataforma do mercado. Isso vem mudando, uma vez que várias empresas têm identificado o potencial desse tipo de negócio.

Spotify

Uma espécie de Netflix da música e podcasts, o Spotify é um dos serviços de streaming mais utilizados do mundo e também funciona com um modelo de assinatura.

TAG Experiências Literárias

A TAG é um clube de assinatura de livros que faz uma curadoria de obras literárias e envia, todos os meses, para os assinantes. A empresa também tem se destacado no mercado cultural do Brasil.

Viu como o modelo de assinatura pode ser a resposta para o sucesso do seu negócio? Agora, continue a leitura e confira as principais vantagens. 

Vantagens do modelo de assinatura

Entender como funciona o modelo de assinatura é importante. Esse tipo de negócio oferece diversos benefícios para as empresas e tem crescido cada vez mais.

Um dos principais motivos para a ascensão do modelo de assinatura é a popularização dos produtos e serviços digitais. Dispor de diferentes filmes para assistir sempre que quiser é mais prático e econômico do que comprar uma cópia física de todas as produções.

Aos poucos, empresas que comercializam diversos produtos físicos também passaram a adotar esse tipo de negócio. Hoje, é possível encontrar clubes de assinatura de vinhos, cosméticos naturais e até mesmo de alimentos.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os serviços por assinatura cresceram 167% entre 2014 e 2018. Quatro fatores principais explicam essa forte tendência:

  • Praticidade de compra e venda por assinaturas;
  • Mudança de foco da posse dos produtos para a experiência de consumo;
  • Possibilidade de vender e comprar produtos a preços mais acessíveis;
  • Comportamento de consumo efêmero, o que faz com que as pessoas renovem ou atualizem seus produtos com mais frequência.

Além de saber o que é modelo de assinatura, é essencial conhecer quais são as principais vantagens para os negócios. Confira a seguir:

Fidelização do cliente

Embora o pagamento recorrente seja um bloqueio para alguns consumidores, ele aumenta as chances de fidelização dos clientes. Afinal, após assinar um plano, os clientes só precisam aguardar que os produtos cheguem. 

Além disso, esses negócios comercializam produtos e serviços de nicho específico por preços mais baixos. Desse modo, a experiência de consumo, além de mais prática, é mais econômica que em negócios convencionais.

Flexibilidade dos preços

Agora que você viu como funciona o modelo de assinatura, já sabe que esse tipo de negócio permite a disponibilização de planos com diferentes valores para cada persona do negócio. É possível oferecer serviços e produtos de acordo com o perfil dos clientes e atender a públicos com poder aquisitivo distintos.

Geralmente, os planos são diferenciados pela quantidade de produtos ou pela frequência de serviços, tudo depende do modelo de negócio. Desse modo, os clubes de assinatura podem oferecer planos econômicos que serão compensados por aqueles de maior valor.

Contudo, é importante que a qualidade dos produtos nunca seja alterada. O ideal é alterar as “unidades de medida”, seja no número de downloads, de vídeos disponíveis, de produtos enviados ou serviços prestados.

Controle de estoque

Uma grande vantagem desse modelo de negócio é que, por meio do número das assinaturas ativas, é possível melhorar o controle de estoque e de outros recursos necessários para cumprir as demandas. 

No caso de um clube de assinatura de produtos físicos, por exemplo, os gestores podem controlar o estoque conforme as demandas previstas para o próximo mês. Assim, essas empresas evitam problemas com falta de estoque e atrasos na entrega.

Os clubes de produtos digitais, por sua vez, podem analisar melhor os recursos necessários para atender as demandas, como o espaço em servidores, evitando problemas como a sobrecarga das plataformas e falhas na reprodução dos conteúdos.

Previsibilidade de lucro e receita mensal

Nesse modelo de negócio, a assinatura de um plano permite que os gestores tenham uma previsão da receita e do lucro para o próximo mês e possam se planejar antecipadamente em relação aos gastos e investimentos para cumprir as demandas e captar outras assinaturas.

Nesse sentido, os modelos de assinatura não estão sujeitos aos altos e baixos de vendas típicos das empresas convencionais. No entanto, ainda que mais estável, os gestores precisam oferecer uma boa experiência para evitar os cancelamentos.

Afinal, se um clube ganha duas assinaturas por dia, mas perde três, ele não está crescendo. Felizmente, esse modelo de negócio disponibiliza diversos dados para o desenvolvimento de estratégias de atração e retenção dos clientes. 

Redução da inadimplência

A inadimplência é um problema sério em todas as empresas, independentemente do modelo de negócio. Certamente, isso pode acontecer em um clube de assinaturas, embora seja bem mais difícil.

Graças à cobrança recorrente, a maioria dos assinantes dessas empresas costumam efetuar o pagamento de forma automática. Nesses casos, a inadimplência é completamente eliminada, a não ser que, por algum motivo, a operadora recuse o pagamento.

Além disso, os clientes são notificados de forma automatizada sobre os vencimentos e eventuais cobranças pendentes. Isso também é importante para a redução do número de inadimplentes.

Garantia de segurança dos pagamentos

Uma vez que essas empresas trabalham com cobranças recorrentes, elas precisam utilizar um sistema de automatização. Caso contrário, o clube de assinaturas não oferece a praticidade que torna esse modelo de negócio tão vantajoso aos seus clientes.

Por isso, os modelos de assinatura devem contar com um sistema automatizado de gestão financeira. Isso garante mais segurança, pois a maioria dessas plataformas contam com ferramentas antifraude e outros recursos que tornam a experiência mais segura. 

Ideias de negócio com economia recorrente

Você já viu o que é modelo de assinatura e quais são suas vantagens.

Esse modelo de negócio pode ser aplicado a qualquer segmento de mercado. Independentemente dos produtos e serviços comercializados, o importante mesmo é oferecer:

  • exclusividade;
  • praticidade;
  • bons preços;
  • experiência de consumo personalizada.

Para te ajudar na escolha, separamos algumas ideias de negócio que funcionam bem com a economia recorrente:

Obras literárias

O mercado literário no Brasil é bastante promissor, e se engana quem pensa o contrário. Mais de uma dezena dos 100 livros mais vendidos mundialmente pela Kindle são obras brasileiras.

O modelo de assinatura já identificou esse sucesso e, atualmente, já existem alguns clubes de livros. No entanto, uma vez que esse tipo de negócio trabalha de maneira muito particular e em subnichos, você não deve se intimidar com a concorrência.

Na verdade, por meio da curadoria de obras, você pode construir algo totalmente único. 

Considere, por exemplo, fugir dos romances. Você pode trabalhar com e-books, histórias em quadrinhos, livros de contos e até mesmo revistas literárias. O importante é oferecer conteúdos exclusivos e de valor para o seu público.

Kits de beleza

Os produtos de beleza também são uma ótima escolha para clubes de assinatura. Afinal, o mercado está sempre lançando novas cores, texturas e desenvolvendo produtos inovadores. 

No entanto, comprá-los pode ser inviável pelos preços, e por isso, as pessoas costumam adquirir apenas os mesmos produtos.

E  já vimos como funciona o modelo de assinatura. Ele permite que você ofereça kits de beleza com cosméticos exclusivos por preços bem menores.

Uma boa ideia pode ser o investimento em produtos naturais, que estão em ascensão no mercado. 

Bebidas e alimentos

Alguns produtos alimentícios também podem ser comercializados pelo modelo de assinaturas e os doces são bons exemplos disso. 

Imagine, por exemplo, receber todos os meses um kit com chocolates de diferentes lugares do mundo ou doces de diferentes partes do Brasil.

As bebidas também fazem sucesso dentro do modelo de assinatura, especialmente o vinho. 

Neste artigo, mostramos o que é modelo de assinatura, quais as principais vantagens desse negócio e algumas ideias para você desenvolver seu próprio clube. Para isso, você vai precisar de um sistema de pagamento recorrente. 

A iugu é a plataforma intermediadora de pagamentos mais completa do mercado. Nosso sistema oferece todos os recursos que você precisa para automatizar suas operações e garantir segurança aos clientes.

Fale com nossos consultores