Posicionamento de marca: saiba os segredos dessa estratégia

Escrito em 14 de Abril de 2016 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Saber como fazer posicionamento de marca é uma prática fundamental dentro da comunicação corporativa. Afinal, sem essa estratégia, é impossível que uma empresa se diferencie e cresça em um mercado tão competitivo.

Para não sair da mente das pessoas, é preciso ser relevante, diferente e memorável. Isso só acontece se a proposta de valor da empresa for única e gerar identificação. Logo, para conquistar a preferência dos consumidores, é preciso sair fora da caixa e entregar muito além do imaginado.

Tudo está parecendo muito subjetivo para você? Calma, estamos aqui para ajudá-lo! Para entender e saber, de uma vez por todas, como definir o posicionamento de sua marca, basta ler este artigo até o fim!

Como fazer um posicionamento de marca no mercado: o conceito

Antes de saber como fazer posicionamento, é preciso entender o seu conceito.

Segundo Philip Kotler, o Pai do Marketing Moderno, o posicionamento de uma empresa no mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa com o intuito de ocupar uma posição destacada de acordo com seu público-alvo em relação aos concorrentes”.

Rosi Rodrigues, CGO e cofundadora da Iugu faz a seguinte definição sobre o tema:

“O posicionamento de marca é mais do que uma declaração, é a representação da identidade da sua empresa. Um posicionamento não se limita a um texto. Está composto na linguagem visual, no diálogo da empresa com os colaboradores, clientes, nos canais de comunicação, até mesmo na escolha dos móveis da empresa. O exercício em desenvolvê-lo é expressar todo esse conjunto.”

Como fazer posicionamento de marca: características 

Para saber como fazer  posicionamento de marca, um conjunto de fatores deve ser analisado. Para criá-lo, assim como no caso da proposta de valor, não existe receita de bolo e o processo não acontece da noite para o dia. No entanto, existem algumas boas práticas e dicas valiosas.

As características mais importantes a serem consideradas dentro de uma estratégia de posicionamento de marca são:

  • posicionamento;
  • propósito;
  • proposta de valor;
  • segmentação de mercado;
  • perfil do cliente ideal.

Dica bônus: defenda uma causa. Segundo pesquisa, as marcas que mais engajam atualmente são aquelas que abraçam um propósito social.

Insights para descobrir a identidade de sua marca

Para saber como fazer um posicionamento de marca efetivo, é preciso entender a real identidade de sua empresa. Para descobri-la, propomos a você um exercício: em um momento de descontração, junte os fundadores da empresa e os seus colaboradores mais engajados.

A regra é não gerar expectativas. Esse é o momento de assimilar a percepção de cada indivíduo. Assim, com tantas percepções distintas, extrai-se a essência para criar a identidade de sua marca. Se preferir, também pode convidar um facilitador. Estão todos prontos? Então, o próximo passo é promover a reflexão.

Para isso, faça as seguintes perguntas:

  1. Quais as dores que nosso produto resolve e quais prazeres ele proporciona? ;
  2. Qual a nossa proposta de valor e atributos da marca?;
  3. O que nos torna únicos ou diferentes de nossos concorrentes?;
  4. Como queremos que nossa marca seja reconhecida?;
  5. Qual é a nossa visão para o futuro?;
  6. Por que fazemos o que fazemos?;
  7. Quais valores regem o nosso trabalho?;
  8. Qual é o nosso core business?

Se as ideias não estiverem fluindo, uma boa dica é propor que todos assistam ao famoso TED de Simon Sinek. Por meio de um método simples e poderoso, ele incita com perguntas provocativas. Essa pode ser uma bela inspiração para que seu grupo descubra o verdadeiro posicionamento de sua marca no mercado.

 

Aplicando a estratégia de posicionamento de marca 

Ok, mas como junto isso tudo em declaração efetiva de posicionamento de marca? Para Brice Holland, isso pode ser feito assim:

  1. Defina seu público- alvo: coloque as características de seus consumidores. Exemplo: homens de 23 a 50 anos de classe média;
  2. Promova o seu diferencial: descreva os aspectos que tornam a sua empresa única no mercado. Exemplo: fazer a manutenção de carros com o melhor preço em menor tempo;
  3. Estabeleça características que agreguem valor: liste as razões especiais que regem o seu negócio. Exemplos: parcerias com grandes fornecedores de peças; a equipe mais experiente e gabaritada do mercado.

Assim, cria-se a declaração:

“Mecânica X fornece a homens de 23 a 50 anos de classe média a manutenção de carros com o melhor preço em menor tempo. Para isso, tem parceria com grandes fornecedores de peça e conta com a equipe mais experiente e gabaritada do mercado”.

Como fazer posicionamento de marca: avaliando a declaração

Por fim, avalie o quão tangível, mutável e confortável é a sua declaração, por meio das seguintes perguntas:

  • Podemos realmente criar esse posicionamento de marca? Será que alguém fornece esse valor para esse mercado melhor do que nós? Como podemos ajustar o nosso público-alvo ou nossas ofertas para nos posicionarmos melhor?;
  • Será que existe espaço para crescimento? Podemos mudar um elemento para atacar novos mercados verticais ou precisamos reescrever toda a declaração de posicionamento?;
  • O que pensa o restante da empresa com essa posição? Será que estamos confortáveis ​​sendo uma oficina mecânica de baixo custo, ou seria melhor atuarmos com veículos de luxo? Será que essa declaração corresponde à essência da nossa marca?

Inspire-se com a Coca-Cola

Se você quer saber como fazer um bom posicionamento de marca deve prestar atenção na Coca-Cola. Afinal, essa marca não vende apenas refrigerante, ela oferece uma experiência única aos seus consumidores, que nada mais é do que a felicidade!

Para isso, ela se manteve consistente desde seu surgimento, mostrando simplicidade e bons momentos. Fez isso sem deixar de evoluir de acordo com o tempo, o mercado e as novas gerações. Dessa forma, não sai da cabeça das pessoas. Afinal, quem não pensa em Coca-Cola quando o assunto é refrigerante?

Como fazer posicionamento de marca: conclusão

Uma marca sem um posicionamento ou identidade bem definido tende a não sobreviver no mercado. Portanto, antes de colocar o seu plano em ação, é fundamental planejá-lo cuidadosamente. Afinal, para o nome de sua empresa não saia da cabeça das pessoas, é preciso ter uma visão global de seus negócios, ser criativo e propor diferenciais únicos para seus consumidores.

Gostou do artigo “Como fazer posicionamento de marca: descubra os segredos dessa estratégia”? Então, continue bem-informado e saiba sobre outros assuntos, como faturamento e dicas para seu e-commerce, assinando a nossa newsletter! Aproveite também para seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e YouTube!

[rock-convert-cta id="2800"]

Posts relacionados