Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Posicionamento de marca: saiba os segredos dessa estratégia

Escrito em 14 de Abril de 2016 por Natalia Spigai

Saber como fazer posicionamento de marca é uma prática fundamental dentro da comunicação corporativa. Afinal, sem essa estratégia, é impossível que uma empresa se diferencie e cresça em um mercado tão competitivo.

Para não sair da mente das pessoas, é preciso ser relevante, diferente e memorável. Isso só acontece se a proposta de valor da empresa for única e gerar identificação. Logo, para conquistar a preferência dos consumidores, é preciso sair fora da caixa e entregar muito além do imaginado.

Tudo está parecendo muito subjetivo para você? Calma, estamos aqui para ajudá-lo! Para entender e saber, de uma vez por todas, como definir o posicionamento de sua marca, basta ler este artigo até o fim!

Como fazer um posicionamento de marca no mercado: o conceito

Antes de saber como fazer posicionamento, é preciso entender o seu conceito.

Segundo Philip Kotler, o Pai do Marketing Moderno, o posicionamento de uma empresa no mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa com o intuito de ocupar uma posição destacada de acordo com seu público-alvo em relação aos concorrentes”.

Rosi Rodrigues, CGO e cofundadora da Iugu faz a seguinte definição sobre o tema:

“O posicionamento de marca é mais do que uma declaração, é a representação da identidade da sua empresa. Um posicionamento não se limita a um texto. Está composto na linguagem visual, no diálogo da empresa com os colaboradores, clientes, nos canais de comunicação, até mesmo na escolha dos móveis da empresa. O exercício em desenvolvê-lo é expressar todo esse conjunto.”

Como fazer posicionamento de marca: características 

Para saber como fazer  posicionamento de marca, um conjunto de fatores deve ser analisado. Para criá-lo, assim como no caso da proposta de valor, não existe receita de bolo e o processo não acontece da noite para o dia. No entanto, existem algumas boas práticas e dicas valiosas.

As características mais importantes a serem consideradas dentro de uma estratégia de posicionamento de marca são:

  • posicionamento;
  • propósito;
  • proposta de valor;
  • segmentação de mercado;
  • perfil do cliente ideal.

Dica bônus: defenda uma causa. Segundo pesquisa, as marcas que mais engajam atualmente são aquelas que abraçam um propósito social.

Insights para descobrir a identidade de sua marca

Para saber como fazer um posicionamento de marca efetivo, é preciso entender a real identidade de sua empresa. Para descobri-la, propomos a você um exercício: em um momento de descontração, junte os fundadores da empresa e os seus colaboradores mais engajados.

A regra é não gerar expectativas. Esse é o momento de assimilar a percepção de cada indivíduo. Assim, com tantas percepções distintas, extrai-se a essência para criar a identidade de sua marca. Se preferir, também pode convidar um facilitador. Estão todos prontos? Então, o próximo passo é promover a reflexão.

Para isso, faça as seguintes perguntas:

  1. Quais as dores que nosso produto resolve e quais prazeres ele proporciona? ;
  2. Qual a nossa proposta de valor e atributos da marca?;
  3. O que nos torna únicos ou diferentes de nossos concorrentes?;
  4. Como queremos que nossa marca seja reconhecida?;
  5. Qual é a nossa visão para o futuro?;
  6. Por que fazemos o que fazemos?;
  7. Quais valores regem o nosso trabalho?;
  8. Qual é o nosso core business?

Se as ideias não estiverem fluindo, uma boa dica é propor que todos assistam ao famoso TED de Simon Sinek. Por meio de um método simples e poderoso, ele incita com perguntas provocativas. Essa pode ser uma bela inspiração para que seu grupo descubra o verdadeiro posicionamento de sua marca no mercado.

 

Aplicando a estratégia de posicionamento de marca 

Ok, mas como junto isso tudo em declaração efetiva de posicionamento de marca? Para Brice Holland, isso pode ser feito assim:

  1. Defina seu público- alvo: coloque as características de seus consumidores. Exemplo: homens de 23 a 50 anos de classe média;
  2. Promova o seu diferencial: descreva os aspectos que tornam a sua empresa única no mercado. Exemplo: fazer a manutenção de carros com o melhor preço em menor tempo;
  3. Estabeleça características que agreguem valor: liste as razões especiais que regem o seu negócio. Exemplos: parcerias com grandes fornecedores de peças; a equipe mais experiente e gabaritada do mercado.

Assim, cria-se a declaração:

“Mecânica X fornece a homens de 23 a 50 anos de classe média a manutenção de carros com o melhor preço em menor tempo. Para isso, tem parceria com grandes fornecedores de peça e conta com a equipe mais experiente e gabaritada do mercado”.

Como fazer posicionamento de marca: avaliando a declaração

Por fim, avalie o quão tangível, mutável e confortável é a sua declaração, por meio das seguintes perguntas:

  • Podemos realmente criar esse posicionamento de marca? Será que alguém fornece esse valor para esse mercado melhor do que nós? Como podemos ajustar o nosso público-alvo ou nossas ofertas para nos posicionarmos melhor?;
  • Será que existe espaço para crescimento? Podemos mudar um elemento para atacar novos mercados verticais ou precisamos reescrever toda a declaração de posicionamento?;
  • O que pensa o restante da empresa com essa posição? Será que estamos confortáveis ​​sendo uma oficina mecânica de baixo custo, ou seria melhor atuarmos com veículos de luxo? Será que essa declaração corresponde à essência da nossa marca?

Inspire-se com a Coca-Cola

Se você quer saber como fazer um bom posicionamento de marca deve prestar atenção na Coca-Cola. Afinal, essa marca não vende apenas refrigerante, ela oferece uma experiência única aos seus consumidores, que nada mais é do que a felicidade!

Para isso, ela se manteve consistente desde seu surgimento, mostrando simplicidade e bons momentos. Fez isso sem deixar de evoluir de acordo com o tempo, o mercado e as novas gerações. Dessa forma, não sai da cabeça das pessoas. Afinal, quem não pensa em Coca-Cola quando o assunto é refrigerante?

Como fazer posicionamento de marca: conclusão

Uma marca sem um posicionamento ou identidade bem definido tende a não sobreviver no mercado. Portanto, antes de colocar o seu plano em ação, é fundamental planejá-lo cuidadosamente. Afinal, para o nome de sua empresa não saia da cabeça das pessoas, é preciso ter uma visão global de seus negócios, ser criativo e propor diferenciais únicos para seus consumidores.

Gostou do artigo “Como fazer posicionamento de marca: descubra os segredos dessa estratégia”? Então, continue bem-informado e saiba sobre outros assuntos, como faturamento e dicas para seu e-commerce, assinando a nossa newsletter! Aproveite também para seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e YouTube!

[rock-convert-cta id="2800"]