Como funciona o pagamento por biometria e as vantagens de oferecer essa opção para os clientes

Escrito em 14 de Setembro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 19 de Dezembro de 2023

O pagamento por biometria é um método seguro e conveniente que utiliza características físicas únicas, como impressões digitais ou reconhecimento facial, para autorizar transações financeiras. Essa tecnologia elimina a necessidade de cartões ou senhas, proporcionando uma experiência de pagamento mais eficiente e protegida

Você se lembra de como fazia compras há 10 anos? Pode não parecer muito tempo, mas, àquela época, o dinheiro e o cartão ainda reinavam soberanos nas transações financeiras. De lá para cá, muita coisa mudou. Agora, o pagamento por biometria – recurso que poderia ter saído de um filme sci-fi –, é uma tendência que tem atraído a atenção do mercado.

E há um motivo para tamanho sucesso: as fraudes com cartão de crédito e débito aumentam a cada ano. 

Só no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude no e-commerce – um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período do ano de 2021, segundo o Mapa da Fraude, da ClearSale.

Diante de um cenário repleto de riscos e tentativas de golpes cada vez mais criativas, não é de se espantar que os consumidores busquem soluções que ofereçam mais segurança na hora de pagar.

De acordo com um relatório global da Mastercard, 93% dos consumidores entrevistados estão preferindo as tecnologias de pagamento sem contato, como QR Code, as moedas digitais e, claro, a biometria. A previsão é que até 2030 os pagamentos biométricos devem crescer em 62%

Mas o que é biometria? Como ela funciona? E quais são as vantagens dessa nova forma de pagar? É isso que veremos no conteúdo de hoje. Continue a leitura e saiba mais.

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é pagamento por biometria?

O pagamento por biometria é um recurso que possibilita a efetuação de uma compra por meio de características físicas que permitem identificar uma pessoa, como, por exemplo:

  • Impressão digital;
  • Reconhecimento facial;
  • Reconhecimento de íris;
  • Reconhecimento de voz.

Isso significa que, ao fazer uma compra ou pagamento, o consumidor não precisa se preocupar com senhas de cartão, carteiras digitais ou mesmo dinheiro, já que todas as transações são efetuadas a partir da validação dessas características individuais, também chamadas de dados biométricos.

Dessa maneira, verifica-se se esses dados correspondem ao usuário solicitante e, em caso de confirmação, a transação é autorizada. Além de praticidade, o pagamento por biometria se destaca pela segurança. 

Como todas essas características são individuais, elas não podem ser copiadas, tornando a biometria uma poderosa ferramenta contra golpes e fraudes em pagamentos

Como funciona o pagamento por biometria?

O funcionamento do pagamento biométrico ocorre de maneira simples. 

Para começar a utilizá-lo, basta incluir quaisquer formatos de reconhecimento biométrico à conta corrente, cartão de crédito, débito ou outros meios de pagamento, como as carteiras digitais.

O lojista, por sua vez, precisa contar com uma solução compatível com a tecnologia, como o aplicativo bancário. Dessa forma, ele pode vincular a conta que recebe os valores das transações bancárias.

Ao autenticar os dados biométricos do consumidor, a compra é concluída e o valor é transferido para o estabelecimento.

A pandemia e os pagamentos biométricos: entenda a relação

A pandemia de COVID-19 alterou completamente as dinâmicas da vida social. Dentro das mudanças de hábito que impactaram a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, os pagamentos contactless ganharam destaque. 

Isso porque, com lojas fechadas e o lockdown, diversos negócios migraram para o online e passaram a oferecer novas formas de pagar. Além do Pix, lançado em novembro de 2020, as carteiras digitais e os pagamentos por QR Code também ganharam adesão, já que não exigem o contato direto com o meio de pagamento

Mesmo após a reabertura do comércio e o retorno de eventos presenciais, os consumidores continuam a desejar por experiências mais rápidas e flexíveis. Logo, o pagamento por biometria aparece não apenas como uma tendência, mas como um caminho natural da evolução dos pagamentos de um mundo em constante transformação.

Quais as vantagens dos pagamentos por biometria? 

Não é por acaso que o pagamento por biometria ganhou tanta popularidade: para além da segurança e praticidade na hora de efetuar as transações financeiras, o recurso também conversa com as necessidades do consumidor moderno que, cada vez mais, preza por experiências de pagamento que sejam rápidas e flexíveis.

Ainda segundo a pesquisa da Mastercard, 6 em cada 10 consumidores dizem estar empolgados com o potencial dos métodos de verificação biométrica, e 60% se sentem mais seguros usando a biometria para verificar uma compra do que digitar uma senha.

Outros benefícios da tecnologia incluem:

1. Melhora de faturamento

O pagamento por biometria também auxilia no aumento de receita das empresas, uma vez que ele é mais uma solução de pagamento disponível. 

Dessa forma, o consumidor consegue fazer uma compra mesmo estando sem cartão ou dinheiro, utilizando apenas seus dados biométricos. 

Assim, aumentam as oportunidades de venda e, consequentemente, de faturamento.

2. Otimização da experiência 

Como mencionamos anteriormente, o consumidor moderno preza por experiências de pagamento ágeis, simples, seguras e flexíveis.

Logo, contar com o pagamento biométrico pode ser uma ótima forma de fidelizar clientes, uma vez que não necessita de senha, troco ou chave Pix.

3. Segurança 

Essa opção de pagamento é muito segura, devido à utilização de características físicas exclusivas de cada indivíduo, como impressões digitais, retina ou reconhecimento facial. 

Esses dados biométricos são difíceis de replicar, proporcionando uma camada adicional de segurança em comparação com métodos tradicionais, como senhas ou cartões, reduzindo significativamente o risco de fraudes.

Acelere o seu negócio com a tecnologia

Neste artigo, conhecemos um pouco mais sobre o pagamento por biometria e as vantagens que ele oferece. Mas quais são as perspectivas para a adoção dessa tecnologia no Brasil? E quais serão os impactos na economia?

Para entender o assunto com mais profundidade, escute agora o episódio Pagamento por Biometria: reconhecimento facial e novas tecnologias do Resenha B2B.

banner podcast resenha b2b

Posts relacionados