Como utilizar a antecipação de recebíveis por cartão de crédito?

Escrito em 16 de Setembro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Não foi apenas a forma como as pessoas compram que mudou de 2020 para cá, mas também a forma como pagam suas compras.

Em 2020, o uso de cartões movimentou R$2 trilhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), uma alta de 2,6% em relação ao período anterior, mesmo no cenário de pandemia.

Devido à migração de empresas do offline para o online, o mercado se movimentou e uma grande porta foi aberta para as fintechs, como a iugu, entrarem com soluções e facilidades em serviços de cobrança, oferecendo segurança e praticidade.

E veja como faz sentido: assim como as pessoas buscam facilidades para comprar, do outro lado a empresa também está buscando facilidades para vender, por isso, o cartão de crédito faz tanto sucesso e a busca por empresas de pagamento tem sido tão grande.

Realizar compras parceladas é uma característica do brasileiro. Oferecer a possibilidade de parcelamento significa atender a preferência de aproximadamente 79% dos consumidores, segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil.

Para quem vende, aceitar o cartão de crédito como meio de pagamento é essencial, mas existem desvantagens que precisam ser dribladas.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é antecipação de recebíveis e como essa facilidade pode te ajudar a planejar melhor o financeiro da sua empresa, gerar fluxo de caixa e tornar o  recebimento por cartão de crédito o mais benéfico possível para sua empresa!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite o adiantamento do recebimento de valores futuros a quem vende parcelado ou a prazo. Simples assim!

Agora, entenda em mais detalhes.

Quando um cliente realiza uma compra no seu e-commerce e parcela o valor em três vezes, por exemplo, você pode demorar até 90 dias para receber o valor total da venda, considerando o recebimento de uma parcela por mês.

Para muitas empresas, principalmente pequenas e médias - até mesmo pelo momento em que vivemos - essa forma de recebimento acaba sendo inviável para um bom fluxo de caixa. 

Ao mesmo tempo, liberar a opção de parcelamento é essencial para manter as vendas acontecendo, então, qual a solução?

Antecipar o recebimento desse valor! Ou seja, você vende a prazo, mas recebe antes do prazo.

Entretanto, essa facilidade tem um preço. As instituições que oferecem antecipação de recebíveis costumam cobrar taxas sobre o valor antecipado, uma vez que assumem a responsabilidade pelo pagamento futuro.

Como funciona a antecipação de recebíveis por cartão de crédito?

Esse processo pode mudar um pouco de uma instituição para outra, mas, normalmente, a antecipação de recebíveis por cartão de crédito possui as seguintes características:

  1. Quando o empresário necessita da antecipação de recebíveis por cartão, entre em contato com o banco ou fintech para solicitar o serviço e conhecer as condições da transação.
  2. É necessário cadastrar as informações da maquininha de cartão de crédito na plataforma da instituição responsável pelo adiantamento. Neste momento, o empresário também informa os dados da conta para recebimento dos valores.
  3. Em seguida, o empresário deve escolher quais pagamentos ele quer adiantar e faz, online, o pedido de antecipação.

Atenção: busque transparência. A instituição deve informar todas as taxas e prazos para que o dinheiro fique disponível em sua conta.

Mas, como tudo na vida, essa facilidade possui suas vantagens e também suas desvantagens. Veja a seguir quais são elas.

banner mês do cliente

Quais são as desvantagens da antecipação de recebíveis?

Você já sabe que a antecipação de recebíveis online possui taxas e que por isso é necessário avaliar a vantagem antes de solicitar. De qualquer forma, na maioria dos casos, apesar da taxa, essa operação é vantajosa.

Mas então, qual a desvantagem?

Uma das desvantagens da antecipação de recebíveis por cartão de crédito é a inadimplência do cliente, mas isso só acontece com pagamentos que não sejam por cartão de crédito, como cheques!

Um outro ponto de atenção, que pode vir a se tornar uma desvantagem, é se o empresário realiza a contratação desse serviço com frequência, devido à sua facilidade.

Isso faz com que essa antecipação acabe se tornando um capital de giro de alto custo, e pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Como dissemos, o parcelamento no cartão de crédito possui algumas desvantagens para quem vende por esse método, por isso, a antecipação de recebíveis pode ser a saída ideal para empresas de todos os setores e variados tamanhos.

É importante analisar, porém, se as taxas cobradas pela instituição, seja financeira ou de pagamentos, somadas ao IOF e encargos, torna essa operação realmente vantajosa.

A maior vantagem de antecipar recebíveis é o fato da empresa possuir o valor da venda sem precisar aguardar o recebimento total das parcelas, e poder reinvestir esse dinheiro para manter seu estoque abastecido, ou mesmo para gerar seu fluxo de caixa.

Como funciona a antecipação de recebíveis na iugu?

Aqui na iugu, nós oferecemos essa facilidade da antecipação de recebíveis para cartão de crédito, para as mais de 50 mil empresas atendidas, com toda a praticidade através do nosso painel iugu ou da API!

Todo cliente iugu é elegível para utilizar e, assim que habilitam a antecipação, são incluídos no sistema antifraude.

E se você já é cliente iugu, fique de olho pois estamos sempre fazendo campanhas com taxas atrativas, para tornar a antecipação ainda mais vantajosa para você! 

Quer saber mais sobre a importância em oferecer diversidade nos meios de pagamento, inclusive o cartão de crédito?

Acesse nosso Guia Completo de Meios de Pagamento e aprenda a integrar e gerenciar vários métodos em sua loja online!

 

mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito

Posts relacionados

mão de empreendedora teclando em notebook para fazer uma comissão automatizada