Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Antecipação de recebíveis por cartão de crédito? A gente explica como funciona!

Entenda como funciona a antecipação de recebíveis por cartão de crédito e comece hoje mesmo a usufruir das vantagens dessa funcionalidade!

Escrito em 16 de Setembro de 2021 por Carolina Fanin

Não foi apenas a forma como as pessoas compram que mudou de 2020 para cá, mas também a forma como pagam suas compras.

Em 2020, o uso de cartões movimentou R$2 trilhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), uma alta de 2,6% em relação ao período anterior, mesmo no cenário de pandemia.

Devido à migração de empresas do offline para o online, o mercado se movimentou e uma grande porta foi aberta para as fintechs, como a iugu, entrarem com soluções e facilidades em serviços de cobrança, oferecendo segurança e praticidade.

E veja como faz sentido: assim como as pessoas buscam facilidades para comprar, do outro lado a empresa também está buscando facilidades para vender, por isso, o cartão de crédito faz tanto sucesso e a busca por empresas de pagamento tem sido tão grande.

Realizar compras parceladas é uma característica do brasileiro. Oferecer a possibilidade de parcelamento significa atender a preferência de aproximadamente 79% dos consumidores, segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil.

Para quem vende, aceitar o cartão de crédito como meio de pagamento é essencial, mas existem desvantagens que precisam ser dribladas.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre antecipação de recebíveis e como essa facilidade pode te ajudar a planejar melhor o financeiro da sua empresa, gerar fluxo de caixa e tornar o  recebimento por cartão de crédito o mais benéfico possível para sua empresa!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite o adiantamento do recebimento de valores futuros a quem vende parcelado ou a prazo. Simples assim!

Agora, entenda em mais detalhes.

Quando um cliente realiza uma compra no seu e-commerce e parcela o valor em três vezes, por exemplo, você pode demorar até 90 dias para receber o valor total da venda, considerando o recebimento de uma parcela por mês.

Para muitas empresas, principalmente pequenas e médias - até mesmo pelo momento em que vivemos - essa forma de recebimento acaba sendo inviável para um bom fluxo de caixa. 

Ao mesmo tempo, liberar a opção de parcelamento é essencial para manter as vendas acontecendo, então, qual a solução?

Antecipar o recebimento desse valor! Ou seja, você vende a prazo, mas recebe antes do prazo.

Entretanto, essa facilidade tem um preço. As instituições que oferecem antecipação de recebíveis costumam cobrar taxas sobre o valor antecipado, uma vez que assumem a responsabilidade pelo pagamento futuro.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Esse processo pode mudar um pouco de uma instituição para outra, mas normalmente possui as seguintes características:

  1. O empresário quando necessita da antecipação, entre em contato com o banco ou fintech para solicitar o serviço e conhecer as condições da transação.
  2. É necessário cadastrar as informações da maquininha de cartão de crédito na plataforma da instituição responsável pelo adiantamento. Neste momento, o empresário também informa os dados da conta para recebimento dos valores.
  3. Em seguida, o empresário deve escolher quais pagamentos ele quer adiantar e faz, online, o pedido de antecipação.

Atenção: busque transparência. A instituição deve informar todas as taxas e prazos para que o dinheiro fique disponível em sua conta.

Mas, como tudo na vida, essa facilidade possui suas vantagens e também suas desvantagens. Veja a seguir quais são elas.

banner mês do cliente

Quais são as desvantagens da antecipação de recebíveis?

Você já sabe que a antecipação possui taxas e que por isso é necessário avaliar a vantagem antes de solicitar. De qualquer forma, na maioria dos casos, apesar da taxa, essa operação é vantajosa.

Mas então, qual a desvantagem?

Uma das desvantagens da antecipação de recebíveis é a inadimplência do cliente, mas isso só acontece com pagamentos que não sejam por cartão de crédito, como cheques!

Um outro ponto de atenção, que pode vir a se tornar uma desvantagem, é se o empresário realiza a contratação desse serviço com frequência, devido à sua facilidade.

Isso faz com que essa antecipação acabe se tornando um capital de giro de alto custo, e pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Como dissemos, o parcelamento no cartão de crédito possui algumas desvantagens para quem vende por esse método, por isso, a antecipação de recebíveis pode ser a saída ideal para empresas de todos os setores e variados tamanhos.

É importante analisar, porém, se as taxas cobradas pela instituição, seja financeira ou de pagamentos, somadas ao IOF e encargos, torna essa operação realmente vantajosa.

A maior vantagem da antecipação de recebíveis é o fato da empresa possuir o valor da venda sem precisar aguardar o recebimento total das parcelas, e poder reinvestir esse dinheiro para manter seu estoque abastecido, ou mesmo para gerar seu fluxo de caixa.

Como funciona a antecipação de recebíveis na iugu

Aqui na iugu nós oferecemos essa facilidade da antecipação de recebíveis para cartão de crédito, para as mais de 50 mil empresas atendidas, com toda a praticidade através do nosso painel iugu ou da API!

Todo cliente iugu é elegível para utilizar e assim que habilitam a antecipação são incluídos no sistema antifraude. Para verificar as taxas, basta acessar o painel!

E se você já é cliente iugu, fique de olho pois estamos sempre fazendo campanhas com taxas atrativas, para tornar a antecipação ainda mais vantajosa para você! 

Quer saber mais sobre a importância em oferecer diversidade nos meios de pagamento, inclusive o cartão de crédito? Acesse nosso Guia Completo de Meios de Pagamento. Aprenda a integrar e gerenciar vários métodos em sua loja online!