Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Contactless: a tecnologia de pagamento que conquistou os brasileiros

Os pagamentos por aproximação já são uma realidade. Conheça a tecnologia contactless e todas as vantagens que oferece para o seu negócio!

Escrito em 24 de Novembro de 2021 por Carolina Fanin

Atualizado em 25 de Novembro de 2021

Os pagamentos por aproximação, também chamados de contactless, têm se popularizado no Brasil. Nesse tipo de transação, o cliente não precisa inserir o cartão na maquininha de loja, e nem digitar sua senha no aparelho.

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), essa modalidade de pagamento foi utilizada 587 milhões de vezes no Brasil em 2020. O índice representa um aumento de 374% em relação ao ano de 2019.

Em 2021, a Abecs já registrou um aumento de 700% nos pagamentos por aproximação, apenas no primeiro semestre.

Essas transações devem continuar crescendo nos próximos anos, seguindo uma tendência de digitalização dos pagamentos, conforme o mercado adota cada vez mais tecnologias para facilitar a relação entre consumidores e lojas.

Mas você sabe como funciona o contactless e quais são os recursos que garantem a sua segurança e confiabilidade? Veja abaixo as informações que trouxemos para você entender melhor essa solução.

Como funciona a tecnologia contactless?

Os pagamentos contactless são feitos, geralmente, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication - em português, comunicação por campo de proximidade). Ao aproximar um cartão equipado com essa tecnologia de uma maquininha que também a possui, a transação é realizada automaticamente, sem a necessidade de inserir uma senha.

No entanto, a distância entre o cartão e o aparelho deve ser pequena, de até no máximo 10 centímetros, já que esse é o alcance máximo da tecnologia aplicada. Além disso, caso haja dois cartões próximos à maquininha ao mesmo tempo, a transação pode ser suspensa.

Mas fique atento: esse tipo de transação geralmente possui limites específicos, que são definidos pelas instituições que emitem os cartões. Em alguns casos, por exemplo, o máximo disponível para essa modalidade de pagamento é R$ 200,00 por transação.

O pagamento via tecnologia contactless é seguro?

Segundo as empresas que gerenciam os métodos de pagamento, o contactless é uma ferramenta segura. Além do limite de valor por transação e o bloqueio automático de compras caso haja dois cartões, há outras ferramentas que aumentam a segurança.

Nesse modelo de pagamento, as informações confidenciais, como as senhas dos usuários, não são armazenadas nas máquinas, o que aumenta a privacidade de quem realiza os pagamentos.

Outra tecnologia utilizada nesse processo é a criptografia.

Sempre que uma transação é feita, o sistema gera uma nova criptografia, que “esconde” os dados envolvidos no processo. Essa proteção muda todas as vezes que um pagamento é realizado, o que dificulta possíveis vazamento de informações, por exemplo.

Além disso, as transações via NFC são mais rápidas do que o modelo tradicional, o que diminui a possibilidade de que haja algum tipo de interferência no processo. 

É preciso, no entanto, zelar pela segurança física dos cartões que possuem essa tecnologia. Em caso de roubo ou perda, efetue o bloqueio rapidamente nos canais de atendimento da conta.

Alguns bancos permitem que o usuário faça um bloqueio temporário enquanto procura o cartão (o que pode ser revertido facilmente depois). Dessa forma, não é preciso cancelar o cartão imediatamente - e nem solicitar um novo.

Outros aparelhos com a tecnologia contactless

O NFC, tecnologia utilizada para realizar pagamentos sem inserir senhas ou encostar os cartões, também está presente em aparelhos como smartphones e smartwatches. 

Para utilizar, basta instalar e habilitar os aplicativos de carteira digital nos aparelhos ou gadgets escolhidos. O pagamento será processado pelo cartão de crédito ou débito previamente cadastrados para esses meios. 

Você pode ver com o seu banco se essas plataformas estão disponíveis para sua conta.

A tendência dos pagamentos digitais contactless

Além do contactless, surgiram também outras modalidades bastante modernas para realizar pagamentos digitais.

Entre as novas modalidades de pagamento está o Pix - que funciona exatamente como uma transferência bancária, mas sem as taxas de DOC e TED, por exemplo, necessitando também de menos informações para concluir a transação.

Outra vantagem do Pix é a sua agilidade, uma vez que o pagamento é compensado em apenas alguns instantes, diferentemente de outros métodos mais tradicionais.

O pagamento por QR Code é uma boa opção para quem deseja evitar a maquininha. Com esse recurso, que funciona como se fosse um código de barras, o cliente pode transferir o valor diretamente para a conta bancária do lojista.

Na prática, é preciso abrir o app do seu banco, escolher a modalidade de pagamento (Pix, cartões, débito em conta, etc), escanear o QR Code e enviar o valor.

Para o estabelecimento, é necessário contar com as soluções de uma empresa de pagamento, que oferece a tecnologia necessária para que seja possível oferecer aos clientes as formas mais modernas de efetuar pagamentos.

As principais vantagens do pagamento via QR Code para os consumidores são a agilidade - uma vez que dispensa a necessidade de uma maquininha de cartões com internet, por exemplo - e também a segurança, pois essas transações também são protegidas por criptografia.

Para os lojistas, além de dispensar o uso de maquininha, o pagamento via QR Code permite que o comerciante receba diretamente em sua conta bancária em um curto prazo, dependendo do acordo realizado com o serviço de da plataforma de pagamentos.

Fique ligado!

Essas e outras novidades do mundo dos pagamentos, que surgem a todo momento no mercado, estão sempre sendo abordadas de maneira descomplicada em nosso blog. 

Assine nossa newsletter e mantenha-se informado sobre todas as novidades e lançamentos que podem ajudar a potencializar o seu negócio!

Nova call to action