Como customizar a solução de pagamento em grandes empresas?

Escrito em 25 de Agosto de 2023 por Maria Carolina Rosa

Em um mundo em constante evolução, a eficiência nas operações financeiras é fundamental para o sucesso e crescimento de qualquer organização. Nesse cenário, uma solução de pagamento customizada surge como uma ferramenta vital para a experiência do cliente e a reputação da empresa. 

Isso porque, cada vez mais, contar com soluções de pagamento adaptadas às necessidades e preferências do seu público-alvo é uma maneira estratégica de fidelizar clientes e reduzir o abandono de carrinho.

Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC mostrou que o volume global de pagamentos digitais deve aumentar em mais de 80% até 2025. Dessa forma, empresas de todos os segmentos precisam se adaptar às demandas dos novos hábitos de consumo.

Além disso, customizar a solução de pagamento da sua empresa contribui para otimização de todo o fluxo financeiro do negócio, uma vez que

Quer saber mais como uma solução de pagamentos online pode escalar os resultados do seu negócio? Continue a leitura a seguir!

O que é e como funciona uma solução de pagamento para empresas?

Uma solução de pagamento para empresas é um conjunto de tecnologias e serviços que permitem que as organizações realizem transações financeiras de maneira eficiente, flexível e segura. 

Essas soluções abrangem uma ampla gama de métodos de pagamento, desde pagamentos tradicionais, como cartões de crédito e débito, até soluções mais avançadas, como pagamentos móveis e Pix

O funcionamento básico de uma solução de pagamento envolve a conexão entre a empresa, o cliente e os intermediadores de pagamento. 

Assim, quando um cliente faz uma compra ou contrata um serviço, a solução de pagamento facilita a transferência de fundos da conta do cliente para a conta da empresa. Esse processo geralmente acontece em segundos e é possível graças a sistemas de processamento de pagamento altamente sofisticado.

Quais são as vantagens de uma solução de pagamento customizada para empresas?

Uma das principais vantagens de optar por uma solução de pagamento customizada é a capacidade de adaptar o sistema às necessidades específicas da empresa.

Isso resulta em maior eficiência operacional, uma vez que os processos de pagamento podem ser integrados aos sistemas internos da empresa, eliminando a necessidade de retrabalho manual e reduzindo erros humanos.

Além disso, uma plataforma de pagamento online customizada às necessidades do negócio oferece outras vantagens, como:

Melhor experiência do cliente: Uma solução de pagamento personalizada permite que as empresas ofereçam uma experiência de pagamento mais conveniente e fluída para seus clientes. Isso inclui a possibilidade de aceitar múltiplos métodos de pagamento, como cartão, boleto, Pix ou pagamentos recorrentes. Quanto mais flexibilidade a empresa oferecer aos clientes, maior a probabilidade de fidelização e recomendações positivas;

Segurança aprimorada: Ao personalizar uma solução de pagamento, as empresas podem implementar medidas de segurança avançadas que atendam às suas necessidades exclusivas. Isso pode incluir autenticação de dois fatores, criptografia de ponta, tokenização e detecção de fraudes em tempo real. Uma solução de pagamento segura não apenas protege os clientes, mas também preserva a reputação da empresa;

Análise de dados e insights: As soluções de pagamento personalizadas podem ser integradas a sistemas de análise de dados, permitindo que as empresas coletem informações valiosas sobre os padrões de compra dos clientes, sazonalidade e outras tendências. Esses insights podem orientar estratégias de marketing e tomada de decisões financeiras, impulsionando o crescimento do negócio.

Como customizar as soluções de pagamento da sua empresa?

Chegamos até aqui e você já entendeu que contar com uma solução de pagamentos online customizada às necessidades do seu negócio é uma estratégia eficaz para escalar os resultados.

Mas como realizar esse processo de forma segura e desburocratizada? É o que veremos a seguir. Confira!

1. Identificar necessidades específicas

O primeiro passo para customizar uma solução de pagamento é identificar as necessidades específicas da empresa. Isso envolve compreender os tipos de produtos ou serviços oferecidos, o público-alvo, as metas financeiras e as preferências de pagamento dos clientes.

2. Escolher os métodos de pagamento adequados

Com base nas necessidades identificadas, a sua empresa deve escolher os métodos de pagamento mais adequados. Cartão de crédito, boleto ou Pix? Com uma solução de pagamentos integrada, é possível contar com todos os meios de pagamento que fazem sentido para o público do seu negócio. 

mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito

3. Integração com sistemas e softwares internos

Uma solução de pagamento eficaz deve ser integrada aos sistemas internos da empresa, como o sistema de gerenciamento de pedidos, gestão e financeira. Assim, é possível garantir que os processos de pagamento estejam alinhados com outras operações e não tenham erros de conciliação financeira.

Nova call to action

4. Implementação de medidas de segurança

A segurança é uma preocupação central em qualquer solução de pagamento. Por isso, ao optar por uma plataforma de pagamento online, certifique-se de que ela possui certificações de segurança robustas, como certificados SSL, tokenização de dados do cliente e monitoramento de atividades suspeitas. Isso protege tanto a empresa quanto seus clientes contra possíveis ameaças.

5. Tudo em um só lugar

Para melhorar ainda mais a experiência de pagamentos da sua empresa, o ideal é que a solução escolhida ofereça um leque de serviços financeiros centralizados em um só lugar, como a iugu.

A iugu é um hub de pagamentos online que automatiza toda a gestão de pagamentos e de caixa para que empresas de diferentes segmentos possam focar no crescimento saudável e contínuo do negócio. 

Ao customizar suas soluções de pagamento com a tecnologia de cobranças da iugu, a sua empresa pode atender necessidades exclusivas e estar preparadas para enfrentar os desafios financeiros do presente e do futuro a partir de cobranças recorrentes, cobranças avulsas, múltiplos meios de pagamento e uma API poderosa para automatizar processos. 

Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico, as soluções de pagamento personalizadas se destacam como uma ferramenta crucial para aprimorar a eficiência, a segurança e a experiência do cliente das empresas. 

Quer potencializar os resultados do seu negócio? Fale com nossos especialistas e escolha o plano ideal.

Planos-iugu







Posts relacionados