Incubadoras: descubra o que são e se é o que você precisa para alavancar o seu negócio

Escrito em 17 de Dezembro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Aqui no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups, houve um aumento expressivo no número de novas startups: de 4.100 para 12.700, acumulando um crescimento de 207% entre 2017 e 2019. Neste cenário, as incubadoras ganham cada vez mais espaço e interesse.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Aperte o play!

 

E se você acredita que durante a pandemia esse crescimento desacelerou, pelo contrário - hoje, elas já somam 14.065 empresas com esse perfil.

Mas o sucesso das startups não está refletido somente no número de novas empresas. Elas também estão crescendo e prosperando financeiramente. O total de unicórnios (startups que valem mais de US$1 bilhão) segue aumentando no Brasil. Em 2021, já são 21 empresas com esse perfil.

Um dos modos mais eficazes para que uma pequena empresa cresça - e, quem sabe, se torne um unicórnio - é ser beneficiada por uma incubadora.

Veja abaixo o que significa incubadora e como encontrar a que mais se adequa ao seu negócio.

O que é uma incubadora?

As incubadoras de startups são programas de apoio ao crescimento - e escalabilidade - de negócios iniciantes que muitas vezes possuem ideias inovadoras, mas precisam de auxílio para estruturar seus processos.

Muitos desses programas aceitam até mesmo empresas que ainda precisam dar seus primeiros passos para sair do papel.

Essas iniciativas, geralmente, não possuem restrições de área de atuação, no entanto, é preciso participar de um processo seletivo para que seu projeto seja escolhido e possa iniciar a mentoria.

Quem são as incubadoras?

Os responsáveis pelos processos nas incubadoras costumam ser instituições que possuem algum tipo de interesse no bem-estar social, mas não necessariamente buscam lucro ao auxiliar as startups.

Por isso, é muito comum encontrar programas de incubadoras que são oferecidos por universidades, terceiro setor sem fins lucrativos, hospitais e outros órgãos que são geridos pelo poder público.

Muitas vezes, os projetos são selecionados com o objetivo específico de encontrar a solução para um problema que existe em uma comunidade local, por exemplo.

O que elas oferecem?

As incubadoras oferecem diversos tipos de benefícios aos seus mentorados. Esse apoio depende muito do estágio em que a empresa já está, mas pode vir em forma de espaço físico para trabalho e colaboração, treinamentos e networking.

Além disso, alguns programas oferecem ainda apoio com questões técnicas do gerenciamento de uma empresa, como departamento jurídico, fiscal, gestão financeira, controle de custo, entre outras áreas essenciais.

Na prática, esse apoio pode fazer toda a diferença. De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, a taxa de fechamento no primeiro ano de empresas que participam de incubadoras é até 20% menor em relação às companhias independentes.

Fases de incubação

O processo de incubação geralmente é dividido em três etapas: pré-incubação, incubação e graduação. No começo do processo, tudo ainda está muito incipiente.

No entanto, já na última etapa a startup estará pronta para disputar seu espaço no mercado.

Veja abaixo um pouco mais sobre as fases:

Pré-incubação

Nessa etapa, o empreendedor ainda não possui experiência e precisa de muita ajuda. O responsável pela startup deve maturar suas ideias, produtos e serviços.

Incubação

Nessa etapa intermediária, o mentorado recebe os recursos necessários para, efetivamente, desenvolver sua solução ou produto. Essa fase, que pode levar anos, inclui também um primeiro contato com clientes e possíveis investidores.

Graduação

É quando o produto ou serviço está completamente maduro e pronto para ser divulgado ao mercado. Aqui, a startup conquista sua independência e precisa enfrentar a concorrência efetivamente.

Incubadoras ou Aceleradoras?

Embora tenham o mesmo escopo - ajudar startups a prosperarem - as incubadoras e aceleradoras funcionam de maneiras diferentes.

Enquanto as incubadoras auxiliam as empresas novatas a se estruturarem, e até a nascerem oficialmente em alguns casos, as aceleradoras focam em startups já mais bem estruturadas.

As aceleradoras preferem esse perfil de empresas, pois conseguem, dessa maneira, impulsionar um crescimento rápido e escalável.

Além disso, as aceleradoras geralmente preferem empresas com soluções de potencial altamente lucrativas, em vez de focadas em resolver algum problema social.

Também por esse motivo, geralmente as aceleradoras são organizadas por instituições privadas, como fundos de investimento e grandes empresas.

Outras formas de escalar seu negócio

Além das incubadoras e aceleradoras, o mercado disponibiliza outras possibilidades para escalar uma startup - ou mesmo tirá-la do papel, levantando fundos para a mesma (fundraising).

Crowdfundings

Os crowdfundings, ou financiamento coletivo, são uma ótima opção para quem não deseja recorrer aos bancos, por exemplo. Nesse modelo de financiamento não há muito segredo: basta escolher uma plataforma que realiza a tarefa de coletar as doações, decidir uma meta de arrecadação e o prazo.

Para ser mais efetivo nessas campanhas, uma dica é elaborar recompensas interessantes para quem realizar doações, que devem ser mais vantajosas conforme a quantia doada. Pode ser oferecido um acesso em primeira mão de um software, por exemplo, ou distribuir brindes.

Investidor Anjo

Outra opção é procurar por um investidor anjo. Com a popularização das startups, surgiu também essa categoria de financiamento, em que um empresário, geralmente bem sucedido, entra com dinheiro pessoalmente para financiar uma startup. 

Para encontrá-los e tentar conquistar seu apoio, divulgue sua iniciativa em plataformas online e também eventos presenciais de startups

Enquanto você ainda não tem o apoio de um investidor ou se inscreve no processo seletivo de uma incubadora, confira nosso material que reúne 39 ferramentas de gestão para negócios.

As soluções digitais podem não injetar dinheiro na empresa, mas com certeza são capazes de otimizar a gestão e apoiar o crescimento saudável dos empreendimentos!

CTA e-book 39 ferramentas

Posts relacionados

Mão mexendo em uma calculadora em mesa cheia de papéis.