Despesas fixas e variáveis: saiba como identificá-las no seu negócio

Veja como a tecnologia pode ser uma aliada no controle desses indicadores

Escrito em 16 de Novembro de 2022 por Thainara Carvalho

Atualizado em 16 de Novembro de 2022

A gestão financeira de um negócio se mantém a partir de diversos fundamentos. Entre eles, as despesas fixas e variáveis figuram como umas das mais importantes para o funcionamento da empresa.

Isso porque é através desses indicadores que você saberá qual é o capital de giro necessário para mantê-la sustentável a longo prazo, assim como conseguir calcular a sua margem de lucro.

E é a partir dessas informações que a tomada de decisões se torna mais assertiva, o que auxilia na redução de custos, possíveis investimentos e até na expansão do empreendimento. 

Então, que tal saber mais sobre o que são despesas fixas e variáveis e as principais diferenças entre elas?

Continue a leitura e entenda como elas impactam a saúde do seu financeiro.

 

O que são despesas fixas e variáveis?

Se você é empreendedor, sabe que a lista de despesas de um negócio pode ser extensa e, muitas vezes, confusa: folha de pagamento, contas de luz, água, aluguel, impostos e insumos fazem parte dos gastos que mantêm a empresa de pé.

Entretanto, saber diferenciá-las corretamente ainda é um desafio.

De maneira geral, as despesas fixas e variáveis fazem parte dos gastos que uma empresa precisa ter para manter as operações em dia

Além disso, elas não possuem nenhuma relação com os lucros do empreendimento. Isso significa que o volume de vendas de produtos ou serviços não têm impacto nos gastos mensais. 

Por esse motivo, o controle das despesas fixas e variáveis deve ser uma prioridade para os gestores. 

Afinal de contas, custos não previstos e gastos emergenciais podem causar impactos negativos e prejudicar a instabilidade do negócio.

Nesse contexto, entender quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa é o primeiro passo para garantir assertividade, transparência e gestão financeira eficientes. 

Quais são as despesas fixas?

As despesas fixas se caracterizam pela recorrência, ou seja, elas acontecem todos os meses e irão ocorrer independente do volume de vendas ou faturamento da empresa. Por isso, devem estar presentes no fluxo de caixa

Veja, a seguir, alguns exemplos de despesas fixas:

  • Folha de pagamento;
  • Contas de luz, água e internet;
  • Aluguel do imóvel;
  • Impostos;
  • Taxas bancárias;
  • Licença de softwares.

Quais são as despesas variáveis?

As despesas variáveis, por sua vez, são mais inconstantes e variam de mês a mês, como, por exemplo:

  • Comissões de venda;
  • Reembolso de funcionários (viagens, alimentação, combustível, etc);
  • Manutenções;
  • Reparos e avarias;
  • Acidentes de produção.

Qual é a importância de um bom controle das despesas fixas e variáveis?

Como vimos, as despesas fixas e variáveis possuem um grande impacto no fluxo de caixa e, consequentemente, na sustentabilidade da empresa.

Sendo assim, o controle efetivo desses gastos é primordial para manter a saúde financeira do seu negócio, promovendo previsibilidade, redução de despesas e até aumento dos lucros. 

Dessa maneira, é possível evitar dores de cabeça a curto, médio e longo prazo, como prejuízos financeiros inesperados que podem prejudicar o andamento das operações.

Controle o seu financeiro com a tecnologia

Ao longo do artigo, conhecemos os exemplos de despesas fixas e variáveis e a importância para desses indicadores para a saúde da empresa. 

Entretanto, controlá-los de forma eficaz depende mais do que um bom planejamento. Isso porque, muitas vezes, o controle financeiro manual é pouco efetivo, provocando erros e retrabalho.

Nesse cenário, a automação proporcionada pela transformação digital elimina erros manuais, economiza tempo dos colaboradores e agiliza rotina financeira de empresas.

Com a tecnologia da iugu, você consegue otimizar a gestão financeira do seu negócio de forma simples e transparente, desburocratizando o processo e focando no sucesso do seu negócio. 

Quer saber mais? Então, entre em contato com um de nossos especialistas e escolha o plano ideal para a sua empresa.

Planos-iugu