Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Como estruturar uma startup? Tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Escrito em 20 de Abril de 2020 por Renato Ribeiro

Saber como estruturar uma startup é uma atitude inteligente, pois revela que você está antenado. Isso porque uma empresa desse segmento conta com toda inovação e tecnologia que o mercado deseja. Com um processo de crescimento vertiginoso, não é à toa que esse setor atraia tanto a atenção de investidores no Brasil e no mundo. 

Só para você ter uma ideia da dimensão deste negócio, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a quantidade de empreendimentos desse gênero mais do que dobrou entre 2012 e 2018. 

Em 2018, o segmento de startups brasileiro conquistou sua fatia de mercado, pois algumas empresas desse setor se tornaram unicórnios. Isto é, apresentaram um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.

Para entender bem como funciona uma startup, recomendamos que assista ao vídeo abaixo:

Diante desses dados, você, certamente, ficou ainda mais animado e curioso para saber como estruturar uma startup, não é mesmo? Para matar a sua curiosidade, saber como começar uma startup do zero e entender como acontece o seu processo de legalização, é só seguir com sua leitura!

Como começar uma startup do zero?

O primeiro passo antes de saber como estruturar uma startup do zero é perguntar: será que você está preparado? Apesar da determinação do empresário brasileiro em fazer o seu negócio dar certo ser bastante alta, como mostra um estudo da Expert Market, o mercado apresenta dificuldades. 

Nesse contexto, a dica é: procure conversar com alguns fundadores de startups brasileiras. Eles, certamente, contarão os desafios de suas empreitadas. No entanto, não é para desanimar! O Brasil se destaca por sua criatividade em seus negócios e por apresentar oportunidades que muitos países desenvolvidos não têm. 

Como legalizar uma startup?

O processo de legalização de uma startup segue a mesma linha do padrão de uma abertura habitual de empresas. Ou seja, para legalizar o seu negócio, você precisará produzir um contrato social que apresente o seu modelo societário, efetuar o seu registro e também estabelecer a relação de sócios e cotas.

Caso não tenha experiência, o mais recomendável é contratar um profissional de confiança que entenda todos os trâmites contábeis, assim como os relacionados a leis de abertura de uma empresa. 

estrutura de uma startup

Crédito: Olhar Digital

Como estruturar uma startup: conheça as suas etapas

A estrutura de uma startup conta com algumas etapas distintas. Confira agora quais são elas. 

1. Concepção

O primeiro passo para saber como estruturar uma startup é a concepção, que nada mais é do que a ideia que o move para iniciar esse negócio. 

É fundamental pesquisar e refletir sobre o seu objetivo. Será que você apresenta uma solução para um problema importante do mercado? Será que ela é inovadora? 

2. Validação

A validação é outro passo essencial na estrutura de uma startup. É por meio dela que você transforma a sua ideia em realidade. 

Nessa etapa, é muito importante realizar uma pesquisa com o seu público-alvo para conhecer seus desejos e necessidades. Desse modo, você descobrirá se o seu projeto tem potencial para decolar. 

3. Início

Esse é o momento de entrar no mercado. Para isso, é preciso contar com um time alinhado (por mais enxuto que ele seja) e ter uma gestão de conhecimento eficiente. 

Por meio dela, o fluxo entre seus processos, time e a empresa se torna mais ágil. É crucial contar com um produto ou serviço que atenda e supere as expectativas de seu público-alvo. 

4. Escala

Pronto, seu negócio já começou e o seu produto está sendo bem aceito no mercado. A questão agora é: e o seu modelo de negócios? É essencial ter uma cultura voltada para o crescimento para tornar o seu produto desejável e de larga escala. 

Como estruturar uma startup: fatores essenciais

Para um negócio desse segmento realmente dar certo, a estrutura de sua startup deve contar com alguns fatores essenciais.

1. Invista em marketing 

Hoje em dia, contar com propaganda boca a boca pode configurar um certo amadorismo. Desse modo, é essencial que você separe uma parte de seus recursos para investir em marketing. Só assim o seu produto e a marca de sua empresa ficarão conhecidos. 

2. Tenha um bom time de vendas

Investir em marketing é um dos passos para potencializar suas vendas. No entanto, é preciso também ter um bom time que possa divulgar o seu produto, que tenha um conhecimento profundo sobre ele e a empresa e que, é claro, saiba negociar e encantar os seus clientes. 

3. Faça uma boa gestão 

Realizar uma boa gestão de um negócio não é tarefa fácil, mas é essencial para que ele dê certo. Desse modo, é extremamente importante que você:

  • tenha uma boa relação com seu time;
  • conheça o seu público-alvo a fundo;
  • controle bem os seus processos financeiros;
  • tenha um mindset voltado para o crescimento e para a inovação;
  • não desanime diante dos primeiros desafios. 

Quer saber que pilares uma startup de sucesso apresenta? Então, assista ao TED abaixo:

4. Utilize a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma das bases de uma startup de sucesso. Isso porque não basta só ter uma grande ideia, um excelente produto e um ótimo time se você não apresentar inovação

É essencial que sua startup conte com uma ótima estrutura tecnológica. Além disso, é bastante recomendável investir em ferramentas e em sistemas que promovam a qualidade de todos os seus processos. 

5. Apresente um diferencial

Não é segredo para ninguém que apresentar um diferencial é uma estratégia fundamental para expandir um negócio. Contar com um sistema de pagamentos eficiente pode fazer toda a diferença para a sua startup. 

Por meio de uma boa plataforma, é possível elevar a experiência de seu cliente, ao oferecer uma diversidade de opções de pagamento. Afinal, alguns consumidores preferem pagar com boleto e outros com cartão de crédito, não é mesmo?

É imprescindível contar com uma plataforma robusta, tecnológica e que automatize os pagamentos. Além de segurança, um recurso desse gênero possibilita que você tenha um planejamento mais eficaz.

Para isso, você pode contar com a iugu, que nada mais é do que a melhor plataforma de pagamentos online do Brasil. Apresentando o melhor custo-benefício do mercado, a iugu tem um índice de satisfação entre seus clientes de quase 100%. 

Neste momento, um especialista da iugu está pronto para atendê-lo e propor as melhores soluções para sua startup cresça e apareça! Para conversar com ele, basta clicar aqui! 

Crédito da foto de capa: Exame