Custo fixo e custo variável: Aprenda a identificá-los

Escrito em 03 de Março de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Independentemente do porte da empresa e do setor de atuação, identificar as diferenças entre os tipos de gastos é fundamental para um gerenciamento financeiro eficiente. Deste modo, é de extrema importância saber identificar e diferenciar o custo fixo e custo variável.

A gestão financeira envolve a administração de todos os custos de produção para garantir melhores resultados de caixa. É por meio dessa gestão que conseguimos  distinguir o conceito de custo fixo e custo variável.

Em toda empresa, há os custos para produção dos serviços ou produtos oferecidos - que podem envolver a mão-de-obra, armazenamento, logística, entre outros - e as despesas para manter o pleno funcionamento do negócio.

A partir disso, um ponto chave da gestão de finanças é reconhecer quais são seus custos fixos e os variáveis. Neste artigo, vamos ensinar você a diferenciar custo fixo e custo variável, mostrando os impactos que cada um pode exercer no dia a dia da sua empresa.

Acompanhe a leitura e confira como separar os tipos de custos é fundamental no controle financeiro do seu negócio.

Diferença entre custo fixo e variável

Ainda que toda empresa tenha seus custos fixos e variáveis, não existe uma fórmula que se aplique a todos os casos. Para classificá-los, é preciso analisar bem as operações de cada negócio e todos os recursos envolvidos.

Neste sentido, antes de tudo é preciso destacar a diferença entre custos e despesas. Enquanto os primeiros se referem aos gastos relacionados diretamente à produção, as despesas afetam a linha de produção apenas de forma indireta, pois permitem o funcionamento da empresa.

Na prática, se considerarmos um restaurante, todos os recursos empregados na produção e distribuição dos alimentos são considerados custos. Agora, gastos com contabilidade, por exemplo, são classificados como despesas.

Identificando os tipos de custos

fotografia de uma pessoa segurando uma calculadora pra entender o custo fixo e custo variável

O primeiro passo para identificar o custo fixo e custo variável nas finanças da sua empresa é por meio do levantamento de todos os gastos ligados à produção em um determinado período de tempo. Então, com tais dados, é possível elaborar uma planilha para observar as variações de cada um deles.

Para um planejamento financeiro mais eficiente, é importante que a tabela apresente informações da produção e do faturamento com as vendas. Desse modo, é mais fácil visualizar a produtividade da sua empresa a partir do custo dos recursos empregados, e até mesmo prever a margem de lucro.

Ainda precisa de ajuda para identificar os tipos de custos? Continue a leitura e confira quais são os custos fixos e quais são os variáveis.

Mas, quais são os custos fixos?

Como já foi abordado, o custo fixo é definido como todos os gastos que não se alteram em função da quantidade de produção. Isto é, ainda que a empresa venha a aumentar o número de itens produzidos ou de serviços executados, o custo continua o mesmo.

Por outro lado, os custos fixos se relacionam à capacidade produtiva da empresa, sendo conhecidos também como custos de estrutura. Assim, pode acontecer do custo fixo ser alterado, caso haja gastos para aumentar a capacidade de produção - como a contratação de novos funcionários ou pagamento de horas-extras.

Com isso, ainda no exemplo do restaurante, um aumento no fluxo de consumidores durante os finais de semana pode aumentar o ritmo de produção. Contudo, ainda com a oscilação das vendas, alguns custos permanecem os mesmos, como as despesas com aluguel e salário de funcionários, contato que não façam hora-extra.

Dentre os principais custos fixos que todas as empresas apresentam estão:

  • Aluguel do imóvel;
  • Serviços de segurança;
  • Serviços de limpeza;
  • Planos de telefonia;
  • Manutenção de equipamentos.

Como você pode ver, todos esses serviços são essenciais para a linha produtiva de, praticamente, toda empresa. Claro, o aluguel pode sofrer reajuste, os planos de telefonia aumentarem o valor e, eventualmente, um equipamento precisar de outra manutenção. Contudo, a margem de variação desses custos é mínima ou só ocorre ocasionalmente.

O que é considerado custo variável?

fotografia de dois profissionais entendendo como realizar o cálculo do custo fixo e variável

Os custos variáveis, por sua vez, são todos os gastos que acompanham o fluxo de produção. Assim, eles sofrem alterações consideráveis conforme o volume de vendas ou prestação de serviços aumenta ou diminui.

As matérias-primas para a produção da atividade-fim da empresa são um caso clássico de custo variável. Quanto maior for a demanda pelo produto, maior será a quantidade de matéria para produzi-la. 

Seguindo o exemplo do restaurante, a demanda pode aumentar bastante em alguns dias da semana. Consequentemente, a quantidade de alimentos para o preparo do maior número de pratos será maior - assim como o consumo de gás e outros recursos.

Em uma empresa, os principais exemplos de custos variáveis são:

  • Matérias-primas da atividade-fim ou serviço prestado;
  • Fornecimento de energia elétrica;
  • Fornecimento de água;
  • Salário de funcionários, quando incorre em horas extras.

Como já foi dito anteriormente, a natureza do custo vai depender do tipo de empreendimento e das atividades executadas. Em uma empresa fora do ramo culinário, o gás pode ser um custo fixo, por exemplo.

Da mesma forma, o salário dos funcionários pode variar conforme o regime de contratação, ou caso eles executem horas-extras. Por essas diferenças, é fundamental conhecer bem os processos da sua empresa e as diferenças entre custo fixo e variável.

Por que identificar o tipo de custo?

A identificação do tipo de custo é um dos pontos básicos para uma boa gestão financeira, pois esses são dados fundamentais para a elaboração do planejamento orçamentário da sua empresa e outras decisões, como a previsão do lucro e mudanças operacionais.

A partir de um bom plano orçamentário, que separa os tipos de custos e as despesas variáveis do negócio, a divisão dos recursos destinados a cada setor, além das operações prioritárias, se torna mais prática e precisa. Afinal, quando não se conhece os custos que cada atividade demanda, os valores podem ser aplicados de forma inadequada - e seu negócio pode perder em receita bruta.

O conhecimento de cada tipo de custo permite também avaliar quais são os gastos para a produção de cada peça ou oferta de serviços, de modo a facilitar a precificação dos seus produtos. Com isso, é possível prever a margem de lucro e realizar ajustes orçamentários a fim de atingir melhores resultados.

Por exemplo, os custos fixos não interferem diretamente no fluxo produtivo. Assim, quanto maior a produção, menor será a influência dos custos fixos em cada produto ou serviço e, consequentemente, o preço final de cada produto pode diminuir. Por outro lado, talvez você deva aumentar os custos variáveis para aumentar o ritmo de produção.

Assim, em épocas de aumento de vendas, que pode variar conforme o segmento da empresa, conhecer os gastos que afetam a maior demanda é a melhor forma de se planejar para não diminuir a produtividade e até mesmo para avaliar a capacidade que a empresa tem de fazer promoções.

Por fim, a divisão dos tipos de custos e o discernimento do que é despesa é a melhor estratégia para controlar seus gastos e realocar recursos de um setor a outro, quando necessário para aumentar seu faturamento.

Agora que você sabe diferenciar o custo fixo do variável e a importância dessa separação para o gerenciamento financeiro do seu negócio, continue a leitura e aprenda a calcular seus custos.

Como calcular o custo variável e fixo?

Bem, como você sabe, identificar todos os seus gastos e os dividir entre custos fixos, variáveis ou despesas, afeta diretamente os resultados do seu negócio. Além disso, a prática gera uma série de informações relevantes para a saúde financeira da sua empresa. Sendo assim, saber calcular esses valores é imprescindível para manter a sua gestão organizada.

Como você já deve ter percebido, o custo total da sua produção é a soma do custo fixo ao custo variável. Se você entendeu como classificar cada um dos tipos em sua empresa, a parte do cálculo fica fácil de entender.

Cálculo do custo fixo

Graças à natureza fixa desses gastos, o cálculo desse valor é mais fácil - basta identificar e somar todos os custos fixos que incidem em sua produção. Lembra da planilha no começo do artigo? Com ela em mãos, a soma fica ainda mais simples.profissional realizando cálculos do custo fixo e variável em sua mesa

Uma vez que seus valores, normalmente, não se alteram, você só precisa selecionar um período de tempo para a coleta dos dados e, já que mesmo em épocas de crescimento das vendas, o custo fixo é o mesmo.

Assim, conhecer esse valor - que inclui aluguel, IPTU, salário de funcionários mensalistas - já oferece mais flexibilidade à gestão financeira para mexer em outros gastos de produção, se necessário.

Cálculo do custo variável

Os custos variáveis, por outro lado, aumentam conforme o ritmo de produção, sendo identificados a partir do volume empregado na produção. Assim, você deve selecionar o período de tempo que pretende calcular, considerando o aumento dos insumos nas épocas mais movimentadas.

Depois de listados todos os custos variáveis destinados à produção da sua atividade-fim, basta somar todos eles e dividir o valor pelo montante total produzido. No caso do custo variável, é importante também identificar quais os períodos em que os gastos são maiores e menores, a fim de planejar a produção ao longo do tempo.

Como já foi dito aqui, nesse cálculo entram as horas extras trabalhadas pelos empregados, as matérias-primas para a produção de cada item ou execução de cada serviço. Além, claro, das contas de água e luz - se necessárias na fabricação.

Após conhecer os valores dos custos fixos e variáveis, é hora de fazer a soma do custo total da sua cadeia produtiva. Com isso, o gestor consegue visualizar, a partir das expectativas de negócio, o que pode ser reduzido e o que deve continuar o mesmo.

É importante, também, fazer o cálculo das despesas - isto é, tudo o que é atividade-meio e que não interfere diretamente na produção. Normalmente, estão aí as principais oportunidades de redução dos gastos no orçamento.

Contudo, essas despesas são direcionadas a questões importantes para o negócio, como na garantia do bem-estar do trabalhador ou em recursos para melhorar o atendimento ao cliente. Assim, a gestão deve avaliar bem quais gastos podem ser reduzidos.

Se você ainda está com dificuldades em diferenciar o custo fixo e custo variável, além das despesas do seu negócio, a iugu pode te ajudar. Nossa equipe é especializada em encontrar soluções exclusivas para as rotinas financeiras de qualquer tipo de empresa.

Fale com nossos consultores

Posts relacionados