Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Como usar a gestão de cobrança para otimizar custos e vender mais?

Escrito em 16 de Outubro de 2018 por Marcos Madureira

Como anda a eficiência da gestão de cobrança da sua empresa? A inadimplência é um problema grave e preocupante, principalmente em tempos de crise econômica. A situação requer a implantação de um processo sistematizado para melhor gerenciamento e reversão do quadro.

Toda a potencialidade do lucro concentra-se no giro financeiro proporcionado pela receita. Logo, se você esbarrou na dúvida sobre a saúde financeira do seu negócio, é o momento de repensar a forma de cobrança empregada e buscar ferramentas que otimizem a gestão.

Se você está em busca de soluções práticas para melhorar os processos internos, reduzir a taxa de inadimplência e os custos ao mesmo tempo, saiba que existem ações simples que podem ser adotadas e este post traz boas dicas sobre como você pode proceder. Confira!

Como estabelecer uma boa gestão de cobrança?

Antes de pensar na cobrança é fundamental analisar os passos da operação para identificação das falhas no relacionamento com o cliente e que interferem no curso natural dos processos — procura, adesão, venda, contratação e pagamento — para o apontamento de melhorias.

Um desenho prático do fluxo com sistema de gestão sem engessamento proporciona um ritmo cadenciado e transparente dentro da empresa, envolvendo todos os setores com significativa melhora na performance dos resultados e, consequentemente, aumento da rentabilidade.

Ao criar um processo linear desde a chegada do cliente até a manutenção do seu contrato será possível mapear a qual tipo de cliente estão atreladas as dificuldades de recebimento — se de clientes novos ou de cobrança recorrente — e desenvolver regras específicas de abordagem, personalizando o atendimento.

Um bom caminho para que sua gestão de cobrança seja bem-sucedida é contar com um sistema simples e de fácil operacionalização, eliminando os processos de controle manual e, muitas vezes, falhos, que podem gerar transtorno para o cliente com cobranças indevidas, por exemplo.

Com um bom sistema de gestão será possível classificar os clientes e personalizar cada perfil com flexibilidade de escolha para a data de vencimento e o pagamento por boleto ou cartão de crédito, além da integração entre os departamentos, via API, inclusive, o que facilita o processamento dos dados para geração de relatórios.

Vivemos em uma nova era tecnológica com os consumidores cada vez mais efetuando suas compras de forma virtual e urgente. O consumidor da atualidade é antenado e está em busca de facilidades e inovações, por isso, não se sente mais intimidado quando recebe um lembrete de vencimento, chegando a ficar agradecido por isso.

A economia da recorrência pode ser adotada para proporcionar ao consumidor uma experiência nova de livre escolha e compromisso, vinculando a liberação do produto ou serviço à efetivação do pagamento como acordado em contrato ou por meio da nota fiscal, o que favorece o controle da inadimplência e a postura idônea do consumidor.

Quais são as soluções possíveis?

Se você dispuser de uma ferramenta correta para acompanhamento dos clientes, reduzindo a inadimplência, poderá implementar soluções ainda mais eficientes em seus processos, eliminando custos com serviços descentralizados para concentrar o foco nas vendas e no aumento da receita. Conheça algumas delas!

Oferecer condições de pagamento adequadas

Ao disponibilizar para o consumidor as formas de pagamento praticadas, você permitirá que ele tenha autonomia sobre as escolhas mais adequadas à sua realidade financeira. Ele não deixará de adquirir um produto por não ter um cartão de crédito caso seu negócio ofereça um serviço de boleto, por exemplo.

Com isso, o perfil de compra desse consumidor vai se delineando e criando elementos para compor o fluxo de cobrança de que falamos no início deste texto. Pode ser que você nunca tenha problemas com esse cliente em relação à inadimplência, mas terá um histórico completo de seu comportamento dentro do site.

Fazer análise de crédito

A análise de crédito é um processo natural e de conhecimento da maioria dos consumidores, que já não se importam mais em se submeter a um procedimento de verificação sobre o seu comportamento financeiro.

Com um bom sistema é possível parametrizar e realizar o cruzamento de várias informações disponibilizadas e que fornecem um perfil detalhado. Não se trata de dúvidas sobre a integridade do potencial cliente, mas de uma segurança quanto ao cumprimento do acordo financeiro.

Cobrar antecipadamente

A cobrança antecipada, principalmente de pagamentos realizados via cartão de crédito, permite um maior controle para ambas as partes. Quando o débito já é sabido pelo cliente e a receita pelo fornecedor, o fluxo de caixa funciona de forma positiva sem que cause surpresas ou riscos de não pagamento.

Automatizar sistemas de cobrança

A tecnologia, como é a solução oferecida pela iugu, é imprescindível para a maioria dos processos que têm a automação como base dos serviços e é uma grande aliada na gestão de cobrança para controle de inadimplência e acompanhamento do perfil do cliente.

Com um sistema de cobrança personalizado e uma equipe bem treinada para gerenciar o perfil do cliente, sua empresa entra em vantagem competitiva com processos redondos e dentro do formato do serviço oferecido, seja um marketplace, seja um e-commerce, por exemplo.

A gestão de uma empresa já tem grandes desafios diante de um mercado exigente e competitivo, pois requer expertise e manobras estratégicas para equilibrar receita e despesa para manter a produtividade e a rentabilidade, oferecendo, ao mesmo tempo, qualidade, preço e condições atraentes de negócio.

Para que a redução de custos tenha reflexo substancial nas finanças da empresa, não basta apenas cortar drasticamente as despesas, mas promover uma mudança de cultura diante da inadimplência e tratá-la como um processo a ser concluído por etapas. Ao alterar o formato de acompanhamento e gestão de cobrança, será possível reduzir gastos com telefonia e até mão de obra.

Tratar a inadimplência desde o início é importante, pois o prolongamento de uma dívida pode gerar descontrole e cobranças equivocadas, afetando o relacionamento com o cliente que, desconfiado, buscará por um serviço similar da concorrência, ameaçando seu negócio e sua projeção de vendas.

Se você gostou deste post sobre a gestão de cobrança e quer saber mais sobre otimização dos custos e alavancagem das vendas para os eu negócio, então fale com um consultor iugu clicando aqui!Fale com nossos consultores