Como gerar boleto? Veja o passo a passo e saiba como otimizar esse processo para seu negócio

Escrito em 19 de Janeiro de 2021 por Renato Ribeiro

Atualizado em 21 de Dezembro de 2023

Como gerar boleto? Em empresas, esse processo é crucial para facilitar transações financeiras, oferecer opções de pagamento flexíveis aos clientes e otimizar a gestão financeira. Esse método contribui para a liquidez, controle de fluxo de caixa e fortalece a relação entre empresa e cliente, promovendo uma operação comercial mais eficaz

Qualquer um pode fazer a geração de um boleto. Se você tiver uma empresa, basta ter um CNPJ e uma conta em uma instituição financeira para fazer a emissão e cobrar seus clientes através deste método de pagamento. Mas, você sabe como gerar boleto

Para gerar um boleto em uma empresa, o processo geral envolve o cadastro na plataforma de emissão de boletos, o acesso ao sistema por meio de credenciais e preenchimento dos dados necessários. Após a geração, é possível visualizar e imprimir o documento, que deve ser enviado ao cliente. 

Lembrando que o banco ou instituição financeira têm suas próprias regras e taxas de cobrança, seja para emissão ou para o boleto liquidado. Além disso, com o boom dos bancos digitais e fintechs, agora as pessoas físicas também conseguem fazer a emissão de boletos. Para isso, basta ter uma conta cadastrada na fintech/banco desejado.

O que é e como gerar um boleto?

Boleto bancário é um documento utilizado para realizar pagamentos de contas, produtos ou serviços. Ele é emitido por instituições financeiras e pode ser pago digital ou fisicamente. Nele, há informações essenciais, como o valor a ser pago, a data de vencimento, os dados do beneficiário (quem receberá o pagamento) e os dados do pagador (quem efetuará o pagamento) — além do emissor da cobrança, que é a instituição de pagamentos que faz a intermediação entre a empresa e o cliente final.

Para gerar um boleto, você precisa acessar o site ou aplicativo da instituição financeira ou da empresa emissora. Depois, localize a opção para emissão de boleto, preencha os dados necessários, como valor e data de vencimento, escolha a forma de pagamento. 

Na iugu, é possível gerar boleto de forma descomplicada:

  1. O primeiro passo é habilitar esse meio de pagamento dentro da plataforma da iugu.

  1. Depois, basta clicar em Cadastro > Cliente > Novo e fazer o cadastro do cliente que receberá a fatura. Nesta etapa, somente o e-mail é obrigatório. Lembre-se de que quanto mais informações forem preenchidas, maior seu controle no fluxo de pagamentos.

  1. Agora é hora de criar o boleto. Clique, no menu lateral, em Recebimento > Fatura > Nova.

  2. Você vai localizar o cliente em questão por um mecanismo de busca e clicar em Criar fatura.

  1. Neste momento, você personaliza a data de vencimento, descontos, multas e até mesmo referências para identificar o boleto. Pronto!

Como cobrar com boleto? 

Após a implementação da nova plataforma de cobrança da Febraban, houve mudanças na situação do boleto bancário a fim de garantir mais segurança durante o controle do método de pagamento. Vejamos, então, como passaram a ser os tipos de boleto:

Boleto simples

Os boletos começaram a vigorar em 1993 e, a partir dessa data, a maioria das cobranças por esse meio eram realizadas sem registro bancário. Assim, essa forma de cobrança ficou conhecida como boleto simples ou sem registro.

Daquela forma, as informações contidas no documento poderiam ser facilmente adulteradas ou mesmo, excluídas sem prévio aviso ao banco. Com isso, era inviável verificar e rastrear as informações da cobrança, o que abria portas para fraudes. Contudo, esse sistema mudou para o boleto registrado.

Boleto registrado

Em 2018, a Febraban instituiu mudanças introduzindo o boleto registrado e, com ele, as instituições bancárias têm meios de acessar todas as informações pertinentes às cobranças via boleto, identificando quem é o pagador.

Além dessa modificação, não é possível pagar um valor não registrado no sistema bancário. Assim, todo o processo é salvo na Câmara Interbancária de Ppagamentos, a CIP, ou na Base Centralizada. Agora, a emissão desse documento está segura e devidamente garantida para quem paga e quem recebe.

Como gerar e cobrar o boleto?

Todos os boletos bancários emitidos recebem um código de barras, impresso automaticamente. Trata-se de uma chave com linhas digitáveis na parte inferior do documento, com números que correspondem ao código de barras. 

Eles servem como segunda opção na hora de efetuar o pagamento, caso o escaneamento dos códigos não sejam feitos pelos leitores ópticos. Assim, o pagador pode consultar tal código e verificar a procedência, enquanto o recebedor, confere se a conta foi paga corretamente. 

Mas, de que forma é possível checar a autenticidade do boleto da maneira mais simples? Veja as dicas abaixo:

  • O código de barras superior deve ser idêntico ao inferior, além de informar ao mesmos números presentes na linha digitável;
  • As informações sobre o cedente (beneficiário do boleto) devem ser completas e formatadas nos campos correspondentes;
  • Confira os 3 primeiros números da linha digitável, que se referem ao banco emissor ou ao sistema responsável pela emissão do boleto. Em alguns casos, os últimos 4 números precisam corresponder ao valor da fatura.

Quais as vantagens do boleto bancário? 

Segundo o IBGE, cerca de 55% da população brasileira ainda não dispõe de conta em bancos. Sendo assim, o boleto é uma maneira de facilitar o pagamento das compras online, o que assegura o acesso dessas pessoas a esse tipo de comércio. Além disso, alguns preferem simplesmente não usar o cartão de crédito para fazer compras online, pois, se sentem mais seguros optando pelo boleto.

Então, ao optar pelo recebimento via boleto bancário, as empresas podem usufruir de algumas ótimas vantagens, como a oportunidade de acesso de novos consumidores, principalmente, depois da regularização feita pela Febraban, que confere mais segurança. Assim, o boleto pode ser visto como uma maneira de reter clientes, reduzindo as métricas de abandono de carrinho nas lojas virtuais.

Outra vantagem é o recebimento mais rápido do pagamento pelas organizações, do que pelo cartão de crédito, o que beneficia os investimentos da empresa, bem como o fluxo de caixa, sem falar que o boleto proporciona o cadastramento como débito direto autorizado pelo cliente. Isso diminui a inadimplência e os atrasos de pagamentos

Os boletos podem ser emitidos por um intermediador de pagamento, facilitando o trabalho e agilizando as cobranças, com segurança. Tudo sempre alinhado ao sistema bancário e de acordo com as normas da Febraban. Com isso, cada plataforma pode cobrar tarifas distintas, então é necessário analisar o que melhor se enquadra ao seu tipo de negócio.

Mais um ponto positivo da escolha por boletos é a flexibilidade na negociação com os clientes. Isso pode ser decisivo na hora de o consumidor escolher o empreendimento certo. Na hipótese de pagamentos atrasados, a sua liberdade para fazer acordos ou receber uma parte da dívida se torna maior.

A garantia de variadas formas de pagamento é excelente para impulsionar as vendas. Com os boletos, fica ainda mais fácil acompanhar o recebimento dos títulos e você pode enviá-los pela internet. 

Com o auxílio de uma plataforma específica para esse fim, fica ainda mais fácil e simples emitir um boleto online. É possível armazenar as informações dos clientes, calcular os juros e as multas de forma automática e reduzir os erros.

A economia é outra vantagem importante para todos os envolvidos em uma transação comercial. Com a emissão de boletos, as taxas são inferiores às do cartão de crédito, no entanto, há variações nos valores, dependendo da instituição responsável pela emissão do documento.

É possível emitir boleto sem nota fiscal?

Esse instrumento de pagamento não exige uma nota fiscal ou outro documento para que haja a quitação de uma dívida. No entanto, se for necessário protestar um débito, é preciso comprová-lo, uma vez que o boleto, por si, não comprova sua origem.

Sem dúvida, o documento mais usado para essa comprovação é a nota fiscal, que faz prova da venda válida. Contudo, na falta de uma nota fiscal, é possível emitir um contrato de prestação de serviço. Vale ressaltar, que para garantir a cobrança de valores, sem sombra de dúvida, é preciso comprovar de onde surgiu a dívida; a origem do negócio. Isso é importante para prevenir fraudes.

Quem pode emitir boletos?

Instituição bancária

No caso de optar por uma instituição bancária, é preciso ser correntista ou associado a uma carteira de cobrança, por meio de serviço de emissão de boletos. A operação, normalmente, é feita por internet banking ou um aplicativo. Nesse último caso, você precisa criar uma conta em uma plataforma de cobrança, com oferecimento exclusivo de emissão de boletos digitais.

Conta digital

As contas e bancos digitais são a alternativa mais moderna e o ponto mais positivo, para muitos, é que a maior parte dessas instituições virtuais não cobram tarifas de manutenção. Além disso, as tarifas para os serviços oferecidos são mais baixas, isso quando são cobradas. A emissão de boleto por meio dessas contas funciona nos mesmos moldes que a dos bancos convencionais, ou seja, por plataforma web ou aplicativo.

Intermediador de pagamentos

Essa ferramenta é usada principalmente por e-commerces e permite o recebimento de pagamentos no ambiente virtual. Alguns deles oferecem variadas opções, como o boleto bancário, a transferência bancária e o cartão de crédito. Assim, o intermediador faz a conexão entre a empresa que vende e o consumidor, bem como a administradora de cartão de crédito ou a instituição financeira.

É fundamental ressaltar, porém, que os intermediadores de pagamento assumem a responsabilidade sobre eventuais riscos de análise do pagamento no lugar do cliente. Então, caso o usuário não cumpra o pagamento da dívida contraída, a loja/vendedor está resguardado, uma vez que o intermediador assume o prejuízo. 

Porém, antes de fazer a sua escolha, considere as taxas envolvidas no processo, bem como as condições ofertadas pelas plataformas. Lembre-se de que a qualidade do serviço depende disso e do bom funcionamento da plataforma eleita.

Plataformas de gestão e cobrança

Você pode, ainda, integrar aos programas de gestão usados na sua empresa, um software específico para essa finalidade, como o ERP (em português: planejamento de recursos empresariais). Dessa forma, você pode ter um controle melhor dos boletos emitidos, além de atualizar na plataforma os que estão pagos ou pendentes.

E como saber qual é a melhor para gerar boletos? É aquela capaz de otimizar os seus processos de cobrança, com impacto positivo na gestão do seu tempo, na sua segurança, na praticidade e na sua produtividade.

Na iugu, você encontra todo o suporte necessário para auxiliá-lo em seu negócio durante a estruturação de uma automação financeira eficiente, baseada em tecnologia inteligente, flexibilidade e segurança de ponta a ponta. Dessa forma, seus processos financeiros ficam mais ágeis e seguros. 

Aqui na iugu, além do boleto, você tem acesso a múltiplos meios de pagamento como cartão de crédito e o Pix. Além de contar com outras funcionalidades para potencializar suas vendas, como o Link de Pagamento, Cobrança Recorrente, Split de Pagamentos e muito mais.

boleto registrado iugu

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu
homem com barba sentado em sofá, segurando boletos, fazendo parcelamento sem cartão de crédito pelo notebook