Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Dicas para cobrança de boleto em atraso

Escrito em 12 de Fevereiro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 16 de Março de 2022

Para realizar uma cobrança de boleto em atraso é preciso tato e estratégia. Infelizmente, aplicar essa medida é importante atualmente. Afinal, os casos de inadimplência se acumulam e, hoje, de acordo com a Serasa Experian, há, no Brasil, cerca de 63 milhões de pessoas com o nome sujo ou com dívidas atrasadas. 

Entre as principais razões para isso estão: o desemprego, a diminuição de renda, salários em atraso, organização financeira falha e falta de educação financeira. 

O gráfico abaixo ilustra como acontece a inadimplência no país. Nesse quadro, o estado que conta com o índice mais alto de devedores é Roraima, seguido pelo Amapá e Amazônia. 

cobrança de boleto em atraso

Crédito: Serasa Experian

Para que esse cenário não atinja a sua empresa e afete a sustentabilidade de seu negócio, é crucial tomar algumas medidas, como abordar o cliente da forma correta, e estar aberto a negociações, entre outras táticas. 

Quer saber que táticas são essas e entender melhor como realizar a cobrança de boleto em atraso? É só ler este post até o fim! 

Dicas para aplicar com sucesso a cobrança de boleto em atraso

Conheça agora algumas dicas preciosas para aplicar, com eficiência, a cobrança de boleto em atraso. 

1. Conheça seus clientes com profundidade

Conhecer, de maneira profunda, os hábitos de compra, o comportamento e o estilo de vida de seus clientes dão para todo gestor um melhor controle sobre a situação. Dessa forma, é possível criar uma abordagem inteligente para tentar solucionar a questão da inadimplência. 

Logo, é essencial atualizar frequentemente os dados de cadastros da sua base de clientes, para, assim, propor alternativas de pagamento que façam sentido a eles. Para ter uma visão mais clara e completa, cabe, aqui, projetar uma relação dos clientes que, habitualmente, se atrasam com aqueles que pagam em dia. 

Feita essa relação comparativa, é possível apresentar benefícios aos bons pagadores, como oferecer descontos, assim como também é recomendado impor medidas para os devedores, como restringir o crédito até que a dívida seja quitada. 

2. Faça uso de lembretes via SMS

Ciente do comportamento e hábitos de seu cliente, é possível presumir se ele pagará em dia ou não. 

Assim, como uma estratégia preventiva para evitar a inadimplência e também o constrangimento da cobrança, enviar um aviso de lembrete via SMS, alguns dias antes da data de vencimento do boleto, é uma ótima alternativa, principalmente se a razão da inadimplência for o esquecimento, o que acontece, com uma certa frequência. 

3. Descubra por que o cliente não está pagamento na data correta

Para realizar a cobrança de boleto em atraso com eficiência, uma das medidas principais é descobrir quais são os motivos que levaram o cliente a adiar o pagamento. 

Isso porque o tipo de abordagem de cobrança está totalmente ligado à razão pela qual o cliente deixou de pagar. Entre elas, estão: 

  • problemas no atendimento;
  • insatisfação com a mercadoria ou serviço;
  • falha no recebimento de produto;
  • esquecimento do pagamento;
  • o cliente está vivenciando um período financeiro conturbado. 

Ciente da situação real, é possível contornar a situação ao elaborar uma abordagem focada no problema. 

4. Faça a abordagem correta

Realizar a cobrança de boleto em atraso não é tarefa fácil. Afinal, toda cobrança remete à constrangimento, não é mesmo? Sendo assim, é primordial abordar o cliente devedor com assertividade, mas com cortesia e educação. Isso porque uma comunicação mais agressiva pode arruinar a sua relação com ele e, ainda, manchar a reputação da sua empresa

Dessa forma, é recomendável que sua equipe seja treinada para se comunicar da maneira adequada. 

Nesse cenário, é possível, também, lançar mão de um sistema automatizado de cobrança online. Isso porque, por meio dele, essa relação pode ser simplificada. Afinal, por se tratar de uma ferramenta, o cliente não é cobrado de forma pessoal, logo, se sentirá mais respeitado e menos constrangido. 

4. Esteja aberto a negociar

Como já dito, entender a situação do cliente é um fator fundamental para manter os laços com ele e minimizar a inadimplência. Desse modo, depois de avaliar o cenário e o histórico do cliente, é possível oferecer possibilidades de negociação que façam sentido a ele e que não prejudique o faturamento de seu negócio também. 

Nesse contexto, você pode estender o prazo, aumentar o número de parcelas ou, então, oferecer outros meios de pagamento que combinem melhor com seu consumidor, como o pagamento por cartão de crédito, por exemplo. 

cobrança de boleto em atraso

5. Crie uma régua de cobrança

Criar uma régua de cobrança é uma medida essencial para realizar a cobrança de boleto em atraso. Isso porque, por meio desse recurso, é possível realizar um mapeamento completo de cada débito pendente. 

Sendo assim, além da notificação por SMS descrita acima, com uma regra de cobrança, você pode também enviar avisos por e-mail um pouco antes da data de vencimento do boleto e outros tipos de comunicação de inadimplência.

Ao adotar esse recurso, todo o sistema de cobrança de seu negócio fica coberto, pois a régua de cobrança acompanha todas as práticas de suas operações financeiras, desde a geração da cobrança até o pagamento ou o cancelamento do serviço. 

Muitas empresas ainda aplicam esse recurso de forma manual, uma situação bastante suscetível a erros, principalmente quando há a necessidade de realizar múltiplas cobranças. Dessa forma, adotar um sistema automatizado configura uma prática inteligente e, em muitos momentos, pode garantir a sobrevivência de um negócio. 

Dica extra sobre cobrança de boleto em atraso

Confira agora uma dica extra e essencial para realizar uma efetiva cobrança de boleto em atraso.

Aposte em parcerias

Como você percebeu ao longo do post, contar com um sistema de automatização de cobrança é uma solução de sucesso pois minimiza os erros, promove uma abordagem mais assertiva e também conta com funcionalidades essenciais para evitar casos de inadimplência. 

Nesse quadro, ter, a seu lado, uma empresa que ofereça tudo isso por meio de um sistema automatizado eficiente pode garantir o bom andamento de seu negócio. 

Para isso, existe a iugu, uma companhia referência em sistema de pagamentos digitais

Apresentando o melhor custo-benefício do mercado e os profissionais mais gabaritados do Brasil, a iugu está pronta para estruturar toda a sua operação financeira, a entender o seu negócio e, assim, a propor as melhores soluções a ele. 

Para dar continuidade a esse processo, basta clicar aqui e conversar com um de nossos especialistas.