A iugu dá dica de como calcular o valor de sua startup
Escrito em 23 de Outubro de 2013 por Patrick Negri

Fórmulas grotescas para base:
- Comércio: 12 * receita mensal * 3
- Serviços: receita anual * margem do setor * 12 ou 2 * lucro anual bruto
Ultimamente tenho visto muita besteira. É empreendedor que ainda tá no início se achando rei, como se o fato de ter apenas começado dê crédito suficiente para empreender e falar blá-blá-blá. É empreendedor que tá indo bem e coloca sua empresa a preço de banana. É investidor-anjo se achando investidor de round A. É empreendedor querendo investimento sem nem ter controle de suas próprias finanças.
Na iugu, juntamos R$ 40.000 de bootstrap, do bolso, e colocamos no negócio, enquanto continuamos em nossos empregos. Oferecemos um equity + salário, fizemos o planejamento e colocamos uma pessoa para trabalhar full time. Seis meses depois, após ter protótipo e modelo de receita, fomos atrás de investimento. A única ressalva é se você for estudante. Caso contrário, se não consegue administrar o próprio dinheiro, quem dirá uma empresa?
Salários e impostos. Cuidado, o Brasil é um país muito difícil nesse aspecto. Tenho visto gente com aporte pagando pró-labore (60% de imposto). Você precisa se planejar. Se for pagar os 60% de imposto no pró-labore, depois mais 50% em todo serviço estrangeiro que contratar… Vai acabar se matando.
Por fim, manter a contabilidade em dia é um dos principais aspectos para se ter uma startup no Brasil. Lá fora, uma empresa em estágio inicial paga uma taxa anual e consegue fazer a maioria das lições contábeis na mão. Aqui, se você descuidar disso, o governo te engole na esquina. Quanto a salários, busque um especialista, converse com amigos. E tenha certeza de que o seu salário no início será menor do que o salário que você ganhava na sua cadeira confortável.
Vamos crescer, precisamos evoluir o ecossistema. Deixo aqui o PDF da Kauffman Foundation, um de nossos investidores que fazem parte do grupo. Esse documento é um pouco ultrapassado, alguns poderiam dizer, mas contém informações muito válidas para dar uma base na hora de levantar capital.

Escrito em 23 de Outubro de 2013 por
Patrick Negri
CTO e fundador da iugu, responsável pela frente de desenvolvimento de softwares e sistemas. Compartilho aqui meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos sobre empreendedorismo e sucesso em inovação.