Qual o melhor split de pagamentos? Saiba como escolher

Escrito em 21 de Março de 2024 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 09 de Abril de 2024

Para descobrir qual o melhor split de pagamentos do mercado, considere soluções que reúnam características como flexibilidade, adaptação ao seu negócio, integração com plataformas de gestão, facilidade de uso das funções oferecidas e acesso a relatórios e dados.

Entender qual o melhor split de pagamentos do mercado pode fazer a diferença na hora de escolher o seu fornecedor. Afinal, estamos falando de uma tecnologia financeira capaz de simplificar efetivamente a divisão da receita gerada em marketplaces, instituições de ensino com múltiplas filiais, franquias e e-commerces.

Entretanto, para que o processo seja, de fato, descomplicado, customizado, ágil e, sobretudo, seguro, é fundamental conhecer as funcionalidades-chave da ferramenta. De igual maneira, é preciso ter em mente os principais pontos a avaliar na hora de determinar a melhor para a sua empresa. 

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Aqui vão alguns pontos que serão explorados ao longo deste artigo: 

  • o que o melhor split de pagamentos deve oferecer? 
  • como escolher o melhor split de pagamentos? 
  • qual o melhor split de pagamentos?
  • como funciona o split de pagamentos da iugu?

Aproveite a leitura! 

O que o melhor split de pagamentos deve oferecer? 

Ao definir o melhor split de pagamentos, é essencial considerar fatores como flexibilidade, adaptação ao seu modelo de negócio, facilidade de integração, recursos que evitam a bitributação, disponibilidade de relatórios para análise e conciliação financeira e boa usabilidade.

A seguir, falaremos em detalhes sobre cada aspecto. 

Antes de seguir em frente: quer refrescar a memória? Relembre o que é split de pagamentos, as vantagens da tecnologia e como implementar.

Flexibilidade

O melhor split de pagamentos é aquele que oferece flexibilidade para a gestão e o repasse facilitado de recursos. Busque uma ferramenta que permita, por exemplo, definir se os valores serão distribuídos conforme porcentagens, com parâmetros fixos ou mesclando ambos os fatores. 

Outro aspecto que evidencia a versatilidade da tecnologia financeira de split é a possibilidade de dividir a fatura entre dois ou mais parceiros, e ainda, de usar múltiplos meios de pagamento, como cartão de crédito, boleto ou Pix.

Adaptação ao seu modelo de negócio

Você gerencia um marketplace ou tem um e-commerce com produtos de vários fornecedores? É importante encontrar uma solução que se adapte ao seu modelo de negócio, garantindo, por exemplo, a possibilidade de fazer o split entre mais de 2 contas de destino e de executar a transferência da comissão automatizada aos vendedores. 

Se, por outro lado, você gerencia uma rede de instituições de ensino ou uma edtech e precisa assegurar o repasse de pagamentos de mensalidades e taxas entre todas as filiais e parceiras, deve contar com uma plataforma que ajude a dividir os recursos de forma proporcional e coerente às demandas contratadas em cada unidade.

Facilidade de integração

Já imaginou contratar um fornecedor de split de pagamento e, só depois, perceber que ele não conversa com o seu e-commerce ou o ERP da sua empresa? 

A restrição de integração entre as ferramentas gera um trabalho burocrático e manual de preenchimento de informações nas plataformas, o que aumenta a chance de erros humanos e até de prejuízos financeiros na hora dos repasses.

Para evitar que problemas como este ocorram, seu split de pagamento deve ser facilmente integrável com as demais plataformas de gestão usadas, e, se possível, personalizável de acordo com as demandas do seu negócio.

Recursos que evitam a bitributação

Sabemos que o pagamento de impostos e tributos tira o sono de muitos gestores de empresas. A possibilidade de pagar taxas duplicadas desnecessariamente, então, pode ser um verdadeiro pesadelo, concorda? 

Ao entender qual o melhor split de pagamento, atente-se a opções que ofereçam a divisão automática de valores, evitando tributações repetidas e dores de cabeça desnecessárias. 

Disponibilidade de relatórios para análise e conciliação financeira

Um bom split de pagamento deve facilitar ao máximo o processo de análise e conciliação financeira. A ideia é que o acesso a subcontas, faturas, movimentações e relatórios seja facilitado. Dessa forma, você, gestor ou analista financeiro, pode checar periodicamente as operações realizadas, auditar as transferências e se certificar de que todos os processos estejam ocorrendo de forma satisfatória. 

Boa usabilidade

Por fim, não podemos deixar de pontuar a relevância da usabilidade da plataforma na hora da escolha. Entender, de forma clara, quais as funções disponíveis e como acessá-las é primordial, bem como visualizar, em um dashboard organizado, as diferentes movimentações e contas envolvidas nas operações. 

Como escolher o melhor split de pagamento?

Agora que você já conhece os principais aspectos para escolher o melhor split de pagamento, pode estar se perguntando: mas como saber qual a solução indicada para a minha empresa?

A resposta é simples: conhecendo as necessidades do seu negócio! Ao entender com clareza a forma como o setor financeiro trabalha, suas demandas e os gargalos identificados, fica mais fácil definir, entre as diferentes funcionalidades oferecidas pelos splits de pagamento, as que melhor se adequam ao que você precisa. 

Qual o melhor split de pagamento?

A resposta à pergunta acima é simples e direta: o melhor split de pagamento é aquele cujas soluções se encaixam melhor às suas necessidades. 

Mantenha esta lógica em mente, fica mais fácil escolher, concorda? 

Como funciona o split de pagamento da iugu?

O split de pagamentos da iugu, um dos pioneiros no mercado, reúne todas as características pontuadas ao longo deste artigo — e algumas outras. 

Com a ferramenta, sua empresa automatiza a divisão de pagamentos entre parceiros de forma customizada, ágil e segura, a partir de um gerenciamento centralizado de vendas e comissionamentos, o que garante um controle amplo e acurado sobre as operações da conta principal e das subcontas.

Veja o que você tem a ganhar ao escolher a iugu como a sua tecnologia financeira para split de pagamentos:

  • repasse de valores por porcentagem, fixo ou ambos para cada transação, em uma determinada conta ou cobrança;
  • divisão de fatura entre dois ou mais parceiros com o MultiSplit;
  • diversos meios de pagamento: cartão de crédito, Pix e boleto;
  • possibilidade de criação de um fluxo de cashback com as funcionalidades disponíveis em nossa API;
  • acesso total às subcontas, podendo visualizar informações, criar faturas e movimentar valores;
  • cadastro ilimitado de parceiros;
  • facilidade de conciliação financeira, evitando a bitributação;
  • facilidade de pagamento de contas usando o saldo iugu;
  • antecipação de recebíveis (sujeito à análise);
  • API em português e integrável a diversos sistemas; 
  • sistema antifraude completo e checkout transparente. 

Quer uma solução com inteligência de negócio e confiabilidade? Pode contar com o split de pagamentos da iugu, sua plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento.

Posts relacionados