Beyond Banking: veja como funciona esse modelo de negócios e como os bancos atraem novos clientes

Escrito em 28 de Novembro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Janeiro de 2024

Beyond Banking são abordagens inovadoras no setor bancário, incorporando serviços além das tradicionais transações financeiras. Essa tendência busca oferecer experiências mais amplas, integrando tecnologia e soluções financeiras para atender às necessidades variadas dos clientes, promovendo inovação e personalização.

Nos últimos anos, as profundas inovações tecnológicas impactaram significativamente o sistema bancário, que, impulsionado pela transformação digital, busca se reinventar. Dentro desse contexto, surgiu o Beyond Banking. 

Esse modelo de negócios tem como objetivo investir em produtos e serviços que não se restringem somente às finanças tradicionais, oferecendo serviços financeiros inovadores e personalizados para atender às necessidades dos clientes de forma mais abrangente.

Quer entender o que é beyond banking e as vantagens desse modelo? Então, continue a leitura do conteúdo e saiba mais.



O que é Beyond Banking?

O Beyond Banking (além do banco, em tradução livre) pode ser definido como um modelo de negócios por meio do qual bancos, fintechs e demais instituições financeiras podem oferecer diversos serviços, soluções e produtos a seus clientes a partir de parcerias com outras empresas. 

Dessa forma, o objetivo da iniciativa é aumentar o portfólio de serviços, personalizar a experiência do cliente e se diferenciar da concorrência

Assim, são criadas soluções que podem ir desde marketplaces até ofertas de produtos que podem melhorar o estilo de vida dos clientes.

Como funciona o Beyond Banking?

Com o Beyond Banking, as instituições financeiras podem oferecer diferenciais relevantes aos seus clientes. 

Para isso, elas podem fazer parcerias com empresas e fintechs dos mais diferentes segmentos. Assim, há a possibilidade de criar um ecossistema completo, que conta com oferta de serviços financeiros e até compras dentro do app de um banco. 

Ou seja, são vários serviços personalizados que podem ser ofertados aos clientes em um conjunto de diferentes provedores de serviços. 

Com essa inovação, um usuário só precisará entrar no app para encontrar o que precisa, seja em termos financeiros ou melhora da vida pessoal. 

Apesar de estar chegando agora por aqui, o conceito propõe uma verdadeira revolução no sistema financeiro, tornando-o muito mais dinâmico e competitivo. 

Quais são as vantagens do Beyond Banking?

Como dissemos anteriormente, a concorrência no sistema financeiro foi intensificada pela transformação digital e por inovações como o Open Finance e o Pix.

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

 

arte de infográfico de panorama open finance

Diante disso, instituições financeiras se veem pressionadas a diversificar seus produtos para atrair e fidelizar clientes. 

Nesse contexto, o Beyond Banking figura como uma estratégia fundamental para o alcance de tal objetivo. 

Isso porque a oferta de serviços como cartões, conta corrente e empréstimos já é esperada pelos clientes. 

Já a oferta de produtos personalizados e diversificados, como os de saúde, tecnologia e habitação funcionam como um importante arsenal competitivo.

Além disso, o modelo de negócios oferece outras vantagens, como:

  • Possibilidade de parcerias entre diferentes empresas e instituições;
  • Aumento de receita;
  • Oportunidade de desenvolvimento de novos negócios e serviços;
  • Portfólio de produtos que vai além do setor financeiro;
  • Maior aproximação entre instituição e cliente.

Contudo, o beyond banking é um conceito amplo e relativamente novo no Brasil. Por esse motivo, a oferta de serviços e produtos precisa ser pensada com cautela, uma vez que o modelo de negócios precisa estar aliado ao desenvolvimento de serviços verdadeiramente eficazes e na tecnologia. 

Sendo assim, para entregar uma experiência centrada no cliente e que atenda às suas reais necessidades, o ideal é entender o perfil de usuários da instituição.  

Exemplos de Beyond Banking

O Beyond Banking é um novo paradigma que destaca a busca por soluções e experiências que vão além das expectativas dos clientes, incorporando inovação, tecnologia e serviços adicionais para melhor atender às necessidades financeiras e estilo de vida de seus usuários.

Alguns desses serviços são plataformas de educação, incubadoras, aceleradoras de startup, programas de sustentabilidade, parcerias com fintechs, hub de inovação e outros. 

O Santander, por exemplo, tem o Santander X Global Challenge, um programa de aceleração de startups com soluções para apoiar PMEs em suas transições digitais. Eles oferecem investimento para empreendedores dos países onde o banco atua. 

Potencialize o financeiro da sua empresa com a tecnologia

Neste artigo, entendemos como funciona o beyond banking e o papel crucial da tecnologia nesse novo modelo de negócios. 

E, como vimos, essa estratégia promete revolucionar ainda mais o mercado financeiro e as empresas do Brasil. 

Logo, negócios dos mais diferentes segmentos precisam investir em soluções tecnológicas para se diferenciar em um sistema competitivo e em constante transformação.

Esse investimento é ainda mais importante quando falamos sobre um dos alicerces de uma empresa: o financeiro. 

Então, que tal dar o próximo passo e potencializar o seu negócio? Baixe gratuitamente o seu infográfico e descubra como construir o seu motor financeiro com a iugu.

https://www.iugu.com/material-motor-financeiro

 

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex