Fintechs de nicho: o que são e quais as vantagens do modelo?

Escrito em 14 de Fevereiro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

As soluções financeiras passaram por intensas transformações ao longo dos anos: a chegada do Embedded Finance e do BaaS são apenas algumas das novidades que reconfiguraram o panorama. Neste cenário, as fintechs de nicho surgiram para alavancar ainda mais a competitividade do setor.

Pautadas em conceitos como hiper-personalização e resolução de dores de usuários, as instituições financeiras segmentadas prometem entregar mais do que um serviço financeiro digital, mas sim promover a inclusão financeira e o aumento da bancarização de brasileiros. 

Quer entender mais sobre o que é uma fintech de nicho e o panorama do segmento no Brasil? Então, continue a leitura do conteúdo a seguir!

Experimente o player abaixo!

Afinal, o que é uma fintech de nicho?

Como o próprio nome sugere, as fintechs de nicho são instituições financeiras que oferecem serviços financeiros para um segmento específico da população. 

Além de serem 100% digitais e contarem com soluções mais atraentes, como as taxas mais baixas do que os bancos tradicionais, essas empresas focam em desafios de públicos que não costumam ser contemplados por instituições de atuação ampla. 

Dessa forma, uma fintech de nicho consegue oferecer soluções personalizadas e pensadas para resolver as dores e desafios do público com o qual deseja atuar, como, por exemplo:

  • População LGBTQIA+
  • População negra
  • Universitários;
  • Gamers
  • Produtores de conteúdo

Ao nicharem seu público, as instituições conseguem oferecer muito mais do que a abertura de conta ou cartões de crédito: aqui, cria-se um vínculo mais estreito entre cliente e instituição financeira, uma vez que há o compartilhamento de valores, a identificação e a sensação de pertencimento

 

Banner-Full_Resenha-B2B-28-1

O panorama das fintechs de nicho no Brasil

O Brasil é um terreno fértil para a inovação financeira. Basta lembrarmos do Pix e de seu estrondoso sucesso para termos uma dimensão da potencialidade do país. 

Nessa esteira, as instituições financeiras disruptivas encontram o ambiente perfeito para se multiplicarem. E esse é o caso das fintechs de nicho. 

A última edição do Radar FintechLab revelou que o volume total de fintechs e iniciativas de eficiência financeira chegou a 771 em agosto de 2020 em todo Brasil. 

Em um mercado com uma concorrência cada vez maior, a segmentação do negócio, por meio do reconhecimento de um nicho, tem sido uma excelente solução.

Isso porque, apesar do impacto dos bancos digitais ter sido extremamente significativo para a inclusão financeira da parcela desbancarizada da população, ainda há grupos específicos que possuem dificuldades para ser atendidos.

Quais são as vantagens das fintechs de nicho?

Até aqui, você entendeu o que é e como funciona uma fintech de nicho

Como vimos, esse tipo de instituição financeira se concentra em parcelas segmentadas e dores específicas. 

Nesse sentido, apesar de um público menor, elas conseguem obter diversas vantagens. Veja só. 

1. Fidelização de clientes

A identificação com os valores do negócio faz com que os clientes das fintechs de nicho sejam fiéis à marca. Assim, é muito mais difícil que elas migrem para uma empresa concorrente.

2. Valores alinhados

Como mencionamos acima, as fintechs de nicho se preocupam com causas que são as mesmas dos seus clientes. Isso pode gerar mais visibilidade e garantir até mais investimento para ações sociais que tenham as mesmas pautas em questão.

3. Atendimento personalizado

Outra vantagem das fintechs de nicho é o atendimento personalizado, já que a segmentação permite que as empresas conheçam a fundo as dores do seu público. Assim, elas podem construir as soluções ideais para resolver as dores dos clientes.

4. Crescimento

O alinhamento de valores entre as fintechs de nicho e seus clientes permite que a instituição cresça de forma constante, uma vez que a identificação serve como uma oportunidade para se destacar em meio à concorrência.

Leve a sua empresa mais longe

Ao longo do artigo, você entendeu um pouco mais sobre as fintechs de nicho e as vantagens desse segmento. 

Como vimos, as instituições financeiras que personalizam seus serviços e oferecem soluções para as dores de um público específico têm encontrado um terreno fértil no Brasil.

A iugu é uma fintech de soluções financeiras e automatização de pagamentos que possui tecnologia robusta e expertise de mercado para escalar e potencializar os resultados do seu negócio.  

Quer entender como a nossa plataforma pode levar a sua empresa mais longe? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo. 

 Planos-iugupagamento online

Posts relacionados

mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento