Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quais segmentos podem usar a iugu?

Conheça a iugu, suas funcionalidades e quais segmentos podem usar nossa solução!

Escrito em 11 de Outubro de 2021 por Carolina Fanin

Atualizado em 13 de Outubro de 2021

A Era Digital chegou para ficar, conectando todos nós além das fronteiras físicas, otimizando nosso tempo e facilitando nosso trabalho.

No mundo dos negócios, não aproveitar essa onda e as novas tecnologias que surgem com ela é - no mínimo - arriscado e pode deixar qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento, para trás.

Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey apontou que as mudanças nas necessidades e expectativas dos consumidores fez com que as empresas adiantassem em 7 anos a inserção de produtos digitais em suas carteiras. Além de adiantar entre 3 e 4 anos a digitalização das interações entre clientes, cadeia de abastecimento e operações internas.

Oferecer produtos diferenciados já não é mais suficiente para suprir a expectativa dos clientes, é necessário entregar facilidades, conveniência, tecnologias e segurança que tornam a experiência do cliente cada vez melhor, principalmente quando falamos em meios de pagamento.

Mas, por quê estamos falando sobre isso?

Neste artigo você vai conhecer melhor a iugu, uma plataforma completa e tecnológica de soluções financeiras  para o seu negócio que irá transformar a experiência de pagamento dos seus clientes e falaremos sobre quais segmentos podem utilizar!

O que é uma plataforma de pagamento?

Uma plataforma de pagamento é o meio pelo qual seus clientes realizarão os pagamentos de produtos e serviços adquiridos na sua loja, de forma automatizada.

São ferramentas pensadas especialmente para lojas virtuais, marketplaces e empresas em geral, auxiliando na cobrança que pode ser realizada por boletos, transferências, cartões de crédito e débito e agora também com o Pix.

Através de uma plataforma de pagamentos você pode emitir os boletos, gerar cobranças de cartão, e também gerenciar os recebimentos através de painéis que podem ser acessados pelo computador.

Dependendo do seu volume de transações, fazer esses serviços manualmente pode custar muito tempo da equipe financeira da sua empresa, além de ser passível de erros que podem refletir nos seus resultados.

O que é a iugu?

A iugu é uma plataforma de pagamentos que foi pioneira em oferecer ferramentas de automatização de operações financeiras, com o objetivo de ajudar sua empresa a simplificar os mecanismos de recebimentos e pagamentos.

Atuante desde 2013, a iugu oferece um ambiente seguro onde você pode cobrar seus clientes de forma avulsa ou recorrente, gerenciar contas de pagamento e gerir assinaturas de serviços virtuais, tudo em um só lugar!

Com o Gateway de pagamentos da iugu você também oferece aos seus clientes um checkout transparente, sem redirecionamento de página, aumentando as conversões.

Através da plataforma também é possível configurar réguas de cobrança, criar avisos de e-mails e SMS, personalizar o recebimento de notificações ao receber um pagamento, e extrair relatórios detalhados das movimentações financeiras da empresa, facilitando a sua gestão.

Ou seja, uma infraestrutura financeira completa e eficiente de ponta a ponta.

Como funciona a iugu?

A iugu funciona como um intermediador entre a empresa, o cliente e as adquirentes, bancos ou Instituições Financeiras.

Isso significa que, quando um cliente entra no seu site e faz o pagamento de um produto ou serviço, o sistema de pagamentos dessa loja faz o envio dos dados dessa transação para as operadoras financeiras do cliente que autorizam ou não o pagamento, e somente após essa autorização, o pagamento é compensado.

Quem faz essa comunicação é a iugu, através de uma plataforma de gerenciamento financeiro completa.

A integração com a plataforma pode ser realizada por meio de uma API, um código que você utiliza para integrar diretamente com a sua plataforma de e-commerce, como Vtex e Fastcommerce, através de plugins de integração com outras plataformas, como Woocommerce e Magento ou utilizando o painel iugu para gerenciar suas vendas.

Clique aqui para conferir a lista completa de integrações!

Quais serviços a iugu oferece?

Como uma empresa de pagamentos, a iugu oferece diversas funcionalidades que auxiliam os clientes em seus processos de recebimento e cobrança e também em seu gerenciamento financeiro.

Entretanto, existem 3 principais produtos que são oferecidos, confira:

iugu Cobrança

O iugu cobrança funciona como uma automação de recebimentos, sendo aceitos os principais meios de pagamento: boletos, cartão de crédito e Pix.

Além disso, você oferece checkout transparente para seu cliente, sem redirecionamento e a facilidade dele gerenciar seus próprios cartões de crédito, escolhendo um principal para realizar suas compras.

O sistema de cobrança também é personalizável e você pode definir suas próprias regras de multas, juros e descontos e agendar faturas em até 48 meses.

Split de pagamentos

As ferramentas de split permitem que empresas que atuam no modelo de marketplace ou e-commerce com comissões, possam realizar a divisão de pagamentos entre seus parceiros de vendas de forma ágil, fácil e segura.

Com a iugu você conta com um comissionamento flexível e automático, podendo ser configurado por percentual ou valor bruto pelo painel ou via API.

Além disso, através da plataforma é possível fazer uma gestão transparente entre os usuários, onde quem vende pela sua plataforma não tem contato com a iugu: você decide quais informações ficarão visíveis ou não para as subcontas.

Também é possível realizar pagamentos entre contas iugu ou diretamente na conta bancária dos usuários comissionados, manualmente ou automaticamente.

Com o Split de Pagamentos da iugu, você ainda elimina a bitributação, sendo possível pagar a tributação sobre o valor enviado automaticamente para a sua conta, garantindo o pagamento com vantagem tributária.

Nova call to action

Cobranças Recorrentes

Para quem trabalha com economia recorrente, o ideal é buscar uma plataforma que permita a automatização dessas cobranças recorrentes, eliminando erros manuais e potencializando suas vendas.

Com a iugu as cobranças são adaptadas às suas necessidades. Através do painel iugu ou integração via API, você realiza todos os processos de cadastro de clientes. Com possibilidades de personalização da régua de comunicação, formas de pagamento disponíveis e ciclos de cobrança semanal, mensal ou anual.

Além disso, com essa solução você permite que o seu cliente tenha mais liberdade e flexibilidade para realizar downgrades e upgrades de planos ou até mesmo inserir itens avulsos com a cobrança proporcional da mudança sendo realizada nas próximas faturas.

E não importa qual das soluções acima é a mais adequada ao seu negócio, em todas elas você pode acompanhar de perto a performance do seu negócio através de um painel completo de gerenciamento, que facilita a visualização da sua realidade financeira e onde você pode emitir relatórios completos.

Quais segmentos podem usar a iugu?

Conhecendo melhor os produtos oferecidos e os propósitos da empresa, você já deve ter percebido que a gama de empresas que podem usufruir das vantagens da plataforma é grande.

Mas vamos analisar melhor os segmentos que podem usar a iugu:

Segmentos que utilizam cobranças recorrentes

A recorrência é um modelo de vendas feita de forma constante, ou seja, recorrente. Se você assina Netflix, Spotify ou se é uma empresa que oferece serviços de planos ou mensalidades, como a venda de softwares, você conhece bem este modelo!

Agora imagine-se, como empresa, tendo que lembrar todos os seus clientes do pagamento da próxima fatura. Esse processo precisa ser automatizado e é aí que entram as empresas de pagamento.

Veja alguns exemplos de empresas que utilizam a economia recorrente e que podem se beneficiar com a automação de cobranças oferecida pela iugu:

Clubes de assinatura

Você com certeza conhece algum clube de assinatura, seja para pets, beleza, vinhos ou até mesmo livros, os clubes de assinatura são um excelente exemplo de empresas que utilizam a recorrência para cobrar seus clientes por produtos ou serviços.

Everything as Service

Empresas que vendem serviços como softwares, serviços financeiros, infraestrutura ou plataformas em geral que cobrem seus clientes através de planos ou assinaturas.

Veja alguns exemplos:

  • Software Houses;
  • SaaS - Software as a Service;
  • BaaS - Banking as a Service;
  • IaaS - Infrastructure as a Service;
  • PaaS - Platform as a Service.

Escolas

Escolas também são um modelo de serviço que utiliza a recorrência. As mensalidades dos alunos são cobradas de forma recorrente, através de boletos, principalmente, e precisam da automação para evitar a inadimplência. Mas, você também consegue realizar a cobrança através da recorrência pelo cartão de crédito.

Academias

As academias e centros de atividades físicas em geral são outros exemplos de empresas de serviços que utilizam a recorrência como forma de cobrar seus usuários pelo uso do espaço, equipamentos e serviços oferecidos.

Aluguel de carros

Ganhando força nos últimos anos, o aluguel de carros tem se tornado uma forma de oferecer este bem de forma recorrente. Enquanto o usuário realizar o pagamento, o carro fica disponível para uso.

Este serviço possui diversos benefícios como tirar do usuário a responsabilidade pelo seguro e pela documentação do veículo.

Imobiliárias e Administradoras de condomínio

Imobiliárias e Administradoras são outros exemplos de empresas que trabalham com recorrência. Através dos aluguéis e das mensalidades cobradas pelos condomínios em troca do serviço e do direito de morar e usufruir o imóvel.

Em resumo, qualquer empresa que cobre através de planos, mensalidades ou assinaturas.

Segmentos que vendem online ou utilizam Split de Pagamentos

Estes segmentos também podem se beneficiar das soluções oferecidas pela iugu, para facilitar o gerenciamento financeiro, o comissionamento e as cobranças online.

Veja alguns exemplos:

E-commerce

Os e-commerce estão em alta nos últimos meses. As compras online viraram febre e ganharam ainda mais força durante a pandemia.

Entretanto, oferecer facilidades para os usuários se tornou essencial para se destacar da concorrência.

Um checkout transparente e variedades nos meios de pagamento aceitos se tornaram itens indispensáveis para um e-commerce de sucesso. Quanto mais opções de pagamentos sua empresa oferecer para seu futuro cliente, maiores são as chances dele concluir a compra. Por isso, cartão de crédito, boleto e Pix não podem ficar de fora da sua loja virtual.

Marketplaces

Marketplaces são excelentes opções para empresas que optam por utilizar grandes e renomadas plataformas para vender seus produtos e serviços.

Investir numa boa plataforma de pagamentos, torna possível a gestão do comissionamento de forma simples e ágil, sem complicações!

Franquias

As franquias, modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado), também são um bom exemplo de empresas que podem se beneficiar com as funcionalidades da iugu! Isso porque, através do split de pagamentos, é possível fazer o repasse de valores e comissionamento de forma simplificada - e evitando a bitributação.

Empresas de contabilidade

Empresas de contabilidade geralmente realizam muitas tarefas e processos de maneira manual, mas a cobrança dos clientes não precisa ser feita dessa forma!

Veja como a Alfa Contabilidade otimizou em quase 100% seu trabalho financeiro.

Startups

Startups nascem de processos tecnológicos e facilidades. Está em sua veia encontrar formas de facilitar processos, por isso a forma como realizam suas cobranças não poderia ser diferente.

Veja como a FreeCô aumentou em 15% suas vendas com a iugu a partir da diversificação dos meios de pagamento!

Case_de_sucesso-_0AFreeCô_0Adpi (1)

Varejo

A iugu oferece uma infraestrutura completa de pagamentos também para empresas de varejo.

O varejo precisou se reinventar e adotar a tecnologia para manter suas vendas ativas e seus clientes consumindo.

O varejo online entrou com força na pandemia e soluções, como as da iugu, estão sendo cada vez mais buscadas também por esse segmento. Ofereça checkout transparente e variados meios de pagamento para não perder nenhuma compra!

Software Houses

As software houses, ou fábricas de software, são prestadoras de serviços que desenvolvem produtos de tecnologia para clientes, sob demanda ou padronizados como: websites, softwares, sistemas de automação e até aplicativos!

Com isso, essas empresas podem se beneficiar do split de pagamento, fazendo o pagamento por comissionamento dos desenvolvedores.

Segmentos de Comércio Físico

Segmentos comerciais físicos também podem usufruir dos benefícios de uma plataforma de pagamentos através das opções de cobrança como links de pagamento, boleto ou até mesmo o Pix!

Agora que você já sabe quais segmentos podem usar a iugu e identificou que a sua empresa pode ter um desafio semelhante aos que citamos acima, que tal conhecer melhor nossos planos? A iugu pode ajudar!

Conheça nossos planos