Integrações com a iugu: descubra quais sua empresa pode utilizar!

Escrito em 24 de Setembro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Nos dias de hoje, quando as empresas querem estar à frente dos concorrentes, elas precisam que seus sistemas funcionem de forma sincronizada. Organizações que não têm integrações de sistemas implementadas, observam aumentos significativos no custo e no consumo de recursos.

As soluções de integração de sistemas podem fornecer à sua empresa a conectividade para superar qualquer desafio de software que possam surgir.

Os sistemas integrados são importantes porque o processo pode aumentar a velocidade dos fluxos de informações e reduzir os custos operacionais.

Além disso, os benefícios da integração de sistemas para negócios permitem, maior produtividade e maior qualidade das operações dentro de uma empresa.

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre integração de sistemas, incluindo o que é, porque a integração de sistemas é importante, seus benefícios e, principalmente, como funcionam as integrações com a iugu!

O que é integração de sistemas?

Integração de sistema é o método de conectar diferentes subsistemas em um sistema maior que funciona como uma única fonte.

No que diz respeito às soluções de software, a integração do sistema é comumente definida como o processo de associação de vários sistemas de TI, serviços e / ou software para permitir que funcionem perfeitamente juntos.

A principal razão para as empresas usarem a integração de sistemas é a necessidade crescente de melhorar a produtividade e a qualidade das operações do dia a dia.

O objetivo é fazer com que os sistemas de TI da organização e da empresa se comuniquem entre si por meio da integração, acelerando o fluxo de informações e reduzindo os custos operacionais.

A integração de sistemas, entretanto, não é usada apenas para conectar os sistemas internos de uma organização, mas também para integrar terceiros com os quais as organizações operam, exatamente como quando uma empresa contrata os serviços da iugu!

Integração com API

A integração da API é importante, especialmente para empresas que lidam com vários aplicativos e ferramentas baseados em nuvem.

Trata-se de um intermediário de software que serve como um link de comunicação entre diversos aplicativos em uma empresa, sem nenhum tipo de intervenção humana.

De forma resumida, as APIs ajudam as organizações a se tornarem mais flexíveis, simplificando o design e a administração, além de oferecer oportunidades de inovação.

Além disso, as APIs permitem que os produtos ou serviços de uma organização se comuniquem com outros produtos e serviços.

Também permitem que os desenvolvedores façam processos repetitivos, porém complexos, utilizáveis ​​com pouca codificação. Isso pode simplificar o processo de desenvolvimento de aplicativos, economizando muito tempo e dinheiro. Como resultado, as equipes de desenvolvimento podem colocar seu foco nas atividades de governança, em vez de em sua função operacional diária.

Integração com API iugu

A iugu disponibiliza uma interface de programação web, no modelo REST. Por meio dessa interface, é possível conversar com o sistema da iugu, comandando ações, verificando configurações e realizando a sincronização com os seus sistemas.

A autenticação na iugu é feita através da utilização de uma chave de API. Esta chave serve para que o sistema identifique a sua conta, e conceda permissões para que o sistema se comunique com a iugu em nome da conta em questão.

Nossas APIs permitem aprimorar os mais diversos tipos de negócios, esteja você buscando melhorias no seu processo de backoffice ou construindo plataforma de SaaS, e-commerce, aplicativo móvel ou marketplace.

Nossos sistemas de comunicação via gatilhos e réguas de cobrança permitem conversar com outros sistemas relacionados sobre pagamentos ou vencimentos e, assim, executar procedimentos automáticos, como emissão de nota fiscal, suspensão de serviço e, até mesmo, envio de ações para empresas terceirizadas de cobranças.

Para saber mais sobre a API iugu e suas integrações, acesse nossa Central do Desenvolvedor.

Integração com e-commerce

Além de visualizar as vendas através do painel da sua plataforma, é possível acessar gratuitamente o painel de saúde financeira da iugu com o controle detalhado dos seus resultados, incluindo:

  • Crescimento, perda e previsão;
  • Conciliação financeira;
  • Entradas em fluxo de caixa;
  • Customização e exportação de relatórios.

A iugu é uma excelente solução para o seu e-commerce ou marketplace, afinal, com a iugu você pode:

  • Cobrar online com Pix, cartão de crédito e boleto com taxas especiais;
  • Integrar seu e-commerce com nossa plataforma, sem mensalidade;
  • Oferecer checkout transparente aos seus clientes, aumentando a conversão da sua loja;
  • Vender de forma mais rápida e segura através da tokenização, melhorando a experiência do cliente.

Gostou? Conheça as plataformas parceiras integradas:

Além das plataformas, oferecemos também plugins para módulos de e-commerce, como:

A iugu oferece uma API completa para integração entre sistemas. Mas existem também integrações prontas para você integrar a iugu a outras plataformas sem nenhuma linha de código. Veja abaixo.

Para saber melhor sobre cada um deles, acesse nossa página de plataformas!

Se você está buscando uma solução completa para o seu negócio e oferecer aos seus clientes facilidade, comodidade e segurança na hora de realizar o pagamento - de forma totalmente integrada com a sua plataforma - conheça a iugu!

Posts relacionados

mão de empreendedora teclando em notebook para fazer uma comissão automatizada
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu