6 dicas para aumentar a taxa de renovação de contratos na sua empresa

Escrito em 11 de Junho de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Toda empresa que trabalha com serviços que têm renovação definida por prazos precisa tomar cuidado quando chega a hora de renovar contratos. Para garantir que a taxa de renovação de contratos fique alta, a companhia precisa empregar múltiplas estratégias. Em conjunto, elas reforçam a habilidade de manter o cliente fidelizado e agregar valor aos serviços do negócio.

Mas por onde começar? Confira, a seguir, algumas estratégias para atrair um nível elevado de renovação de contratos!

Por que é importante manter contratos com alta taxa de renovação?

A receita recorrente de uma empresa é um de seus fatos geradores de verbas mais importantes. Clientes que pagam pelos serviços do negócio de modo fixo e regular permitem ao gestor ter uma visão mais ampla sobre o que pode ser feito no futuro. Ao mesmo tempo, reduzem o risco de prejuízos e a tomada de decisões arriscadas a médio e longo prazo.

Justamente por isso, muitos negócios estão migrando para modelos de serviços que facilitam a renovação de contratos. Esse é o caso, por exemplo, do pagamento recorrente. Nesse modelo, o cliente paga pelas soluções mensalmente, por meio de métodos como o cartão de crédito e boleto bancário.

A busca por esse tipo de receita (e o investimento em estratégias que aumentem as taxas de renovação de contratos) tem como principal objetivo otimizar a previsibilidade das receitas da empresa. O gestor pode identificar com mais facilidade quantos recursos estarão disponíveis para investimentos a médio e longo prazo. Desse modo, eles podem ser pensados com mais precisão.

Ao mesmo tempo, também será possível remodelar serviços para que eles se adaptem às demandas dos clientes. Isso amplia o nível de satisfação do consumidor e a competitividade da empresa. Afinal, a companhia se manterá alinhada com as tendências do mercado.

Como aumentar a taxa de renovação dos contratos da sua empresa?

Para aumentar a sua taxa de renovação de contratos, alguns passos podem ser tomados. Confira os principais a seguir!

1. Tenha um meio de pagamento recorrente

Como apontamos, um meio de pagamento recorrente é um modo simples de manter a taxa de inadimplência baixa e, ao mesmo tempo, facilitar a renovação de contratos. Basta que a companhia invista em uma tecnologia que facilite essa atividade. Assim, os pagamentos serão automatizados e todos poderão focar no que for mais importante para o seu dia a dia.

2. Agregue valor aos seus serviços

Para garantir que o cliente fique motivado a renovar o contrato, ter um bom serviço também é importante. Por isso, sempre busque mecanismos para agregar valor para as suas soluções. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, tais como:

  • conhecer as tendências do mercado;
  • otimizar rotinas internas;
  • alinhar os produtos da empresa com padrões internacionais de qualidade;
  • atualizar a infraestrutura interna;
  • utilizar a análise de dados para conhecer as demandas dos clientes.

3. Valorize o marketing de relacionamento

Criar um bom relacionamento com o consumidor é uma forma conhecida de atrair maior receita. Afinal de contas, isso torna a marca mais valorizada e melhora o nível de fidelização. Se o cliente sabe que sempre pode contar com a companhia, fica fácil não ir para a concorrência.

Portanto, tenha um bom trabalho no seu pós-vendas e nos canais de suporte. Trabalhe para que eles estejam disponíveis em vários canais (omnichannel) e com alta disponibilidade. Além disso, utilize-se de uma documentação acessível e tecnologias como chatbots para otimizar os meios de apoio e evitar falhas.

4. Mensure a taxa de satisfação dos seus clientes

A satisfação do cliente também precisa ser avaliada frequentemente. Um índice alto de insatisfação pode indicar a necessidade de estruturar os serviços do negócio. Além disso, aponta que existem problemas operacionais e de gestão da empresa.

Portanto, faça pesquisas para obter o feedback do consumidor. Trabalhe para identificar o que o cliente necessita, como a companhia atende às suas demandas e quais falhas são encontradas diariamente. Assim, será mais fácil fazer uma boa proposta na hora da renovação de contrato.

5. Conheça o perfil do público-alvo

O alinhamento da empresa com as demandas do consumidor também deve ser pensado sempre. Isso só é possível quando a companhia conhece o seu público-alvo, ou seja, quando a empresa sabe o que o cliente demanda, as suas dores e o seu perfil financeiro.

Diante disso, faça o uso constante de pesquisas e técnicas de análise de dados. Identifique o perfil de seu cliente e como ele muda a médio e longo prazo. Desse modo, você pode fazer boas propostas na hora da renovação de contratos e manter a companhia alinhada com as demandas do mercado.

6. Entregue o que foi combinado

Entregar o que foi combinado parece simples, mas tem uma grande importância na hora de renovar um contrato. A empresa que falha em cumprir o SLA tem a sua marca desvalorizada diante do cliente. Afinal, será vista como uma má prestadora de serviços.

Na hora da renovação de contrato, isso será levado em conta. Portanto, se o negócio tiver algum erro, comunique-se com o seu cliente rapidamente. Trabalhe lado a lado com ele e garanta que os problemas sejam solucionados rapidamente para evitar insatisfação.

Por que ter uma plataforma de gestão de contratos é um bom investimento?

A tecnologia desempenha um papel de destaque em qualquer empresa moderna. Com o apoio da TI, negócios podem reduzir custos e aumentar a sua flexibilidade. Além disso, se tornam capazes de entregar resultados e conhecer melhor o seu público-alvo.

No caso da renovação de contratos, a TI também pode ser empregada para ajudar a empresa. Soluções modernas e inteligentes conseguem otimizar a gestão de cada cliente. Além disso, auxiliam a empresa a ter mais dados para definir produtos personalizados e capazes de manter o consumidor fidelizado.

Por isso, invista na tecnologia como uma forma de otimizar os seus processos e gerar mais receitas para a companhia. Adote ferramentas que automatizam o pagamento, evitam atrasos e centralizam os dados de cada consumidor em um único lugar. Desse modo, os profissionais terão mais meios para identificar como elevar a taxa de renovação de contratos e aumentar a competitividade da companhia.

Gostou das dicas e quer conhecer mais formas de tornar a sua empresa mais competitiva? Então assine já a newsletter e receba nossas publicações em seu e-mail!

Posts relacionados