Como utilizar a análise de dados para o crescimento de seu negócio?

Escrito em 06 de Novembro de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se existe hoje uma tendência que se tornará necessidade de sobrevivência no mercado em pouco tempo, essa tendência é o uso de análise de dados para elaboração de estratégias e tomadas de decisões dentro de uma empresa.

Mas por que esse passo da sua gestão está se tornando tão importante? Como colaboradores, gestores e empreendedores transformam números e indicadores em resultados? Neste artigo, queremos conversar com você sobre tudo isso! Pronto para começar?

Por que a transformação do mercado começa nos dados?

Até pouco tempo atrás, seria impensável usar informação pura para tomar decisões em um negócio. Uma empresa era capaz de registrar e armazenar valores de caixa, movimentações de processos e apenas alguns dados sobre seus clientes.

A evolução da tecnologia — principalmente cloud computing, inteligência artificial e machine learning — mudou esse jogo. Hoje, é viável criar uma estrutura de informação que colete e analise volumes de informações de maneira que seria impossível para um ser humano fazer manualmente. É o que chamamos de Big Data, o conceito que está transformando empresas no mundo todo, em todos os setores.

Além de números financeiros e de produtividade, uma empresa transformada digitalmente consegue analisar eficiência de processos, controlar a qualidade em cada etapa de produção e mensurar o impacto de medidas de otimização na satisfação do cliente.

Ou seja, tudo o que faz um negócio crescer e se consolidar pode ser medido. É por isso que começar a adotar metodologias de análise de dados o quanto antes permitirá que você e sua empresa alcancem um ponto de maturidade tecnológica antes da concorrência e isso se torne em si uma vantagem competitiva.

Ainda mais se você trabalha em uma área com veia tecnológica, esse passo é mais rápido e não alcançá-lo pode ser ainda mais prejudicial. É hora de entender que a tecnologia não serve apenas para produzir, mas também para transformar um negócio e crescer do jeito certo.

Como usar a análise de dados para impulsionar a empresa?

Se a análise de dados transforma e impulsiona empresas, você sabe que precisa começar o quanto antes. Mas isso não é feito apenas coletando informação.

O sucesso dessa estratégia está principalmente na ponte entre insights vindos dos números e as estratégias reais elaboradas a partir deles. Veja as dicas mais importantes para conseguir fazer isso!

Levantamento de necessidades e busca por novos objetivos

A primeira etapa mais importante para crescer dentro do mercado atual é entender o que falta e o que é possível fazer para alcançar e superar a concorrência. Geralmente, essas respostas estão no seus dados: como ser mais produtivo, mais eficiente, mais comunicativo, prezar mais pela qualidade.

Cada negócio tem sua forma de operar e seu perfil de público. Conhecer bem essas duas características vai mostrar com clareza o que falta hoje e o caminho para resolver essas questões.

Essa busca levará a novas metas: "pivotagem" do negócio, aposta em novos nichos, abordagens diferentes de atração e conversão etc. A análise de dados se torna, portanto, uma grande ferramenta para tomada de decisões mais acertadas.

Aperfeiçoamento de processos para a retenção de cliente

Entrando um pouco mais a fundo nesse ponto, o sucesso de uma empresa hoje não está tanto na expansão, mas na otimização — como atender melhor o seu cliente com a estrutura já existente?

A coleta de informações sobre processos, ferramentas e rotinas pode dar um bom entendimento sobre essas questões, para que sejam utilizadas como execução de estratégias.

Como eu posso contribuir produtivamente para que o cliente fique mais satisfeito? A busca por resposta para essa pergunta dentro dos dados é uma vantagem competitiva clara para quem estrutura bem sua análise.

Identificação de erros e sua transformação em oportunidades

E se falamos em otimização, precisamos falar do que move as empresas do futuro: uma visão inovadora, uma gana para transformar desafios em oportunidades.

O que diferencia uma empresa que se consolida no mercado de outras que estagnam está na busca pelo erro. São profissionais que estão constantemente tentando entender onde falharam e tiram daí uma lição para ser colocada em prática.

A análise de dados não aponta apenas deficiências, mas como elas podem ser resolvidas. Se esse processo está incluído na rotina da empresa, a iteração passa a ser uma cultura.

É como a busca constante por bugs em um software. A ideia é solucionar o máximo deles para aumentar a qualidade do código. Em uma empresa, é otimizar ao máximo a operação para atender melhor gastando menos — uma vantagem matadora no mercado.

Acompanhamento de crescimento do negócio

Falamos sobre a inclusão da análise de dados na rotina da empresa porque é essa estruturação de metodologia que vai garantir o sucesso da estratégia de crescimento.

Os profissionais que querem mais para seus negócios precisam estar sempre comparando indicadores, cruzando informações, entendendo cenários. Esse é um trabalho que não para.

Quem tem um sistema capaz desse tipo de monitoramento e sabe onde buscar os dados que precisa dentro dele já tem tudo o que precisa para fazer essa transição.

A partir daí, é só investir na sua veia gestora. É transformar informação em ação. É se adaptar o mais rápido possível a mudanças internas e externas para ser sempre relevante no mercado.

Como começar a estruturar a análise de dados no negócio?

Se você se interessou em dar esse passo na sua empresa também, rumo à transformação digital, não precisa de muito para começar. Para esse processo, você precisa de apenas alguns pontos-chave:

  • um sistema integrado capaz de coletar, segmentar e cruzar informações de negócio;
  • uma metodologia de acompanhamento de indicadores que crie processos lógicos de interpretação e elaboração de estratégias de otimização;
  • uma equipe especializada e focada nesse trabalho, seja interna, seja externa;
  • uma cultura inovadora entre os colaboradores, que busquem o tempo todo o aprimoramento de suas próprias funções, além de novos voos para o negócio.

Quer transformar a análise de dados em uma vantagem competitiva para a sua empresa? Essas são as características que você precisa buscar. Agora, é discutir a possibilidade com o time e planejar como colocar a empresa em uma nova era digital!

Em que ponto você está nessa transição? Como vem utilizando dados para fazer a empresa crescer? Colabore com a discussão deixando seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados