Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Split de pagamento para franquias: conheça as vantagens da automação de comissões

Ferramenta que automatiza a divisão de recebimentos para franquias é sinônimo de praticidade e segurança.

Escrito em 30 de Junho de 2021 por Daniela Giglio

Atualizado em 27 de Julho de 2021

As franquias são modelos de negócios que apresentam forte rentabilidade e movimentação financeira. No primeiro trimestre de 2021, o setor faturou cerca de R$40 milhões, mostrando boa recuperação em relação às quedas causadas anteriormente pela pandemia, segundo a pesquisa de desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Está sem tempo para ler este artigo? Você pode ouvir neste áudio!

Além dos pagamentos de clientes, as franquias movimentam valores entre participantes internos do negócio, como os royalties pagos aos franqueadores e também o pagamento de fornecedores que atendem toda a rede franqueada.

Por isso, otimizar essas e outras operações financeiras das franquias é um bom caminho para eliminar custos operacionais e gastos desnecessários, como taxas e bitributação, e tornar mais eficiente o processo de administração da rede.

Tudo isso pode ser obtido por meio de uma ferramenta financeira que contenha o recurso chamado “Split de Pagamentos” - que, se você não conhece, vai poder conferir neste texto a explicação sobre o que é, como funciona e quais são suas vantagens aplicadas às franquias. Acompanhe e entenda tudo sobre o assunto!

O que é Split de Pagamentos para franquias e como ele funciona?

O termo “split” vem do inglês e significa “dividir” ou “distribuir”. Adaptando para o cotidiano, você também pode ouvir o termo “splitar”, uma forma de se referir ao ato de realizar o split. Por exemplo: “Vamos splitar [dividir] esse valor entre nós”.

A ferramenta de split é, na maioria dos casos, um mecanismo nativo de plataformas que processam pagamentos, e sua função é realizar a divisão automática de valores entre recebedores.

Na prática, esse recurso é muito usado em vendas comissionadas, marketplaces e franquias. Tais negócios têm em comum o fato de que contam com uma rede ampla de vendedores, e o valor de uma venda é, geralmente, dividido entre os envolvidos, através do pagamento de royalties ou comissões - uma porcentagem ou um valor fixo sobre o total das vendas.

Portanto, o split automático é uma verdadeira mão na roda para um franqueador. Ele é acionado instantaneamente quando o pagamento é autorizado pela administradora do cartão de crédito ou na liquidação do boleto, criando um fluxo de distribuição do valor para cada conta e subconta, de acordo com regras customizáveis no sistema.

Dessa forma, o franqueado recebe sua parte da venda já deduzida do royalty do franqueador, pois o split separa a taxa por venda finalizada e repassa apenas o valor excedente à subconta. Entenda mais detalhes do fluxo de pagamentos por split neste texto.

Resumidamente, esse fluxo seria cheio de etapas, mas, com o split, ele é feito de uma única vez, sem depender de uma equipe alocada para fazer cálculos e realizar transferências ou depósitos bancários para a conta da holding. 

Dessa forma, o faturamento se torna mais rápido e seguro, pela garantia de receberem suas respectivas partes corretamente e sem prender o dinheiro das partes envolvidas. Vamos olhar a fundo essas e outras vantagens. 

Veja mais sobre o split no nosso vídeo explicativo:

Como usar o split de pagamentos?

Para usar o Split de Pagamentos, você precisa contratar uma plataforma financeira que contenha esse recurso. Geralmente, você o encontrará em fintechs ou instituições que processam pagamentos e oferecem esse serviço como uma funcionalidade adicional.

Uma vez contratada, a plataforma de pagamentos precisará ser configurada de acordo com os parâmetros desejados na divisão de valores. Portanto, o primeiro passo é a criação das contas e das regras de split de pagamento nas franquias:

  • Haverá sempre a conta-mestre, que é a conta principal, geralmente pertencente à holding/franqueador, como contratante da plataforma;

  • Posteriormente, essa empresa cria contas ilimitadas para os seus parceiros de negócio (as subcontas) e define as funcionalidades disponíveis para cada um deles;

  • O responsável pela conta-mestre irá configurar as regras de split, ou seja, as porcentagens determinadas para a divisão de valores, previamente acordado com as franquias. Por exemplo: 10% da venda pertencem ao franqueador (conta-mestre) e 90% à franquia (subconta). Essas regras são flexíveis e podem ser configuradas de acordo com a necessidade, inclusive com valores fixos ao invés de percentuais.

Após isso, a cada venda processada pela plataforma, a ferramenta de split obedecerá a regra de divisão previamente configurada, lançando os valores nas respectivas contas e subcontas das franquias. Veja no modelo abaixo como funciona:

Como funciona o split-3

Dessa forma, franqueador e franqueado receberão automaticamente sua parte em cada venda, sem precisar da realização de transferências entre eles. Por fim, após a disponibilização de saldo nas contas, ele poderá ser usado por seus titulares para suas movimentações financeiras, como o pagamento de contas e funcionários.

Vantagens do Split de Pagamentos para franquias

Até aqui você acompanhou o que é o split e como ele funciona, e já deve ter imaginado algumas de suas vantagens, como a praticidade e a segurança.

Mas o split é uma ferramenta tão completa, que listamos e detalhamos mais dessas vantagens, para não restar dúvidas quanto à eficiência dessa solução! Veja a seguir.

1. Otimização de custos operacionais

Quando falamos de franquias, existem custos envolvidos, como a tributação em cima dos recebimentos. Da forma tradicional, sem o split, os valores transferidos da conta do franqueado para a holding podem ser taxados duplamente, o que geraria a chamada bitributação.

Já com o split, esse problema é eliminado, pois o valor pertencente à holding nem chega a entrar na conta do franqueado. Dessa forma, menos tributos são gerados para ele.

Além disso, a plataforma financeira que reúne todas as funcionalidades necessárias, dispensa outros intermediários e custos de manutenção de contas, o que pode enxugar custos operacionais.

Veja mais sobre Split de Pagamentos e Tributação no nosso e-book gratuito! Continue a leitura.

split de pagamentos ebook

2. Regras personalizáveis

O split de pagamento permite personalizar as regras de pagamento para os parceiros, definindo um valor fixo, percentual ou ambos, sobre cada venda. Dessa forma, a distribuição é customizável para cada necessidade de negócio, sem gerar complicações para o seu financeiro.

3. Eliminação de erros financeiros

Por ser uma ferramenta automatizada, o split em franquias garante uma distribuição de comissões, royalties e pagamentos sem erros, o que também contribui para o crescimento da sua base de franqueados, passando credibilidade e atraindo mais interessados em fazer parte da sua rede.

A divisão automática das vendas gera um relacionamento de confiança com todos os participantes do processo, otimizando essa parceria.

4. Contas de franqueados ilimitadas

Como mencionamos, o dono da conta mestre pode criar diversas subcontas para seus parceiros de negócios participantes de processos de split. O número de subcontas costuma ser ilimitado nas ferramentas mais robustas, como a iugu. Ou seja, a rede pode cadastrar quantos franqueados quiser na ferramenta de pagamentos, e ir aumentando ou diminuindo conforme a necessidade - algo totalmente flexível para cada negócio. 

Além disso, o processo é totalmente seguro. Cada subconta poderá ser movimentada apenas pelo seu titular (o franqueado), garantindo a segurança desse recebedor.

5. Administração e conciliação facilitadas

O usuário do split pode controlar todos os comissionamentos das subcontas através de um painel intuitivo, que otimiza a mão de obra. As melhores plataformas financeiras, como a iugu, realizam a conciliação financeira e tem funcionalidades completas para a gestão de recebíveis:

  • Status de vendas concluídas e a receber;
  • Baixas automáticas;
  • Splits realizados;
  • Saldos e extratos;
  • Emissão de faturas, lembretes e régua de cobrança;
  • Relatórios de vendas exportáveis.

Todas as informações e controle vão ajudar sua empresa a impulsionar o crescimento, baseado em dados estratégicos e projeções futuras, bem como facilitar o relacionamento com toda a sua rede de parceiros, que também terão acesso a um painel similar.

Profissionalize a gestão financeira de franquias

Fazer split não é algo que deva causar dor de cabeça no seu dia a dia. Uma boa plataforma financeira irá não somente possibilitar um split de pagamentos confiável e automatizado para as franquias, como também profissionalizar todo o processo de cobrança e meios de pagamentos. É essa plataforma que vai permitir colocar tudo no piloto automático e fazer o comissionamento de cada venda.

Para colocar tudo isso em prática, é preciso contar com uma tecnologia que vai fazer cada etapa acontecer com segurança e rapidez. Busque implementar uma solução com boa documentação, que seja fácil de integrar e dê suporte para suas operações, sem que você precise contratar todo um time de especialistas financeiros. 

A integração do seu sistema de gestão com a iugu, por exemplo, é realizada através de uma API flexível e intuitiva, que pode ser ajustada de acordo com as necessidades da empresa. Confira as funcionalidades que você encontra em nossa solução:

  • Criação de regras flexíveis de split; 
  • Ferramentas completas de gestão financeira;
  • Relatórios de movimentações de caixa; 
  • Gerenciamento simplificado de parceiros e subcontas; 
  • Conciliação bancária automática; 
  • Cadastro massificado de novas contas. 

Através da iugu, a franquia pode oferecer uma parceria muito mais completa para os franqueados, com taxas mais acessíveis e um controle maior de suas vendas. Além disso, conta com maior possibilidade de minimizar a inadimplência e dar suporte para a rede.

Com nossa plataforma de serviços financeiros white label, sua rede conta com tecnologias de meios de pagamentos para emitir faturas com sua própria marca de franquia, usar funcionalidades de automação, split de pagamentos e muito mais. Otimize seu financeiro e foque no que sua franquia faz de melhor, sem complicação!

Clique no banner abaixo e entre em contato para conhecer os planos da iugu e começar a usar o split na sua franquia!

Fale com nossos consultores