Comissão de vendas: veja os tipos e como implementar

Escrito em 21 de Fevereiro de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O profissional que atua na área de vendas sabe que uma boa remuneração depende do seu empenho e que para conseguir uma boa comissão de vendas será necessário conhecer bem o produto para oferecê-lo aos clientes.

Fazendo um bom pagamento de comissão de vendas, poderá gerar mais engajamento, motivação e produtividade por parte do time, o que resulta em maior rendimento, pois saberá que ao final terá um montante justo a receber por todo o trabalho desempenhado.

Neste post você vai conhecer melhor sobre o funcionamento da comissão de vendas, como definir e mensurar para realizar os pagamentos de comissão de vendas conforme a cultura organizacional da empresa. Continue lendo!

O que é comissão de vendas?

O faturamento depende das vendas e as vendas dependem do time comercial designado para promover os produtos da sua loja. Com talento e estratégias de convencimento, os vendedores se desdobram para mostrar aos clientes a importância de adquirir um produto e assim concretizar a conversão.

Esse trabalho de envolvimento tem a finalidade de aumentar os resultados da empresa, pois dele resulta o recebimento da comissão de vendas.

Com isso, você já sabe o que é comissão de vendas: o percentual, determinado na política de remuneração, que o time recebe sobre cada venda. 

Como definir a comissão sobre a venda?

Antes de determinar como pagar a comissão sobre as vendas aos profissionais do time de vendas, você precisará de uma análise minuciosa sobre o faturamento e sobre as metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.

Saber como trabalhar com comissão sobre vendas fazendo todos esses cálculos é importante para que isso não afete a lucratividade da empresa.

Confira, a seguir, os principais tipos de comissão de vendas e encontre o que mais se adapta ao seu modelo de negócio.

Formas de comissionamento para vendedores

1) Comissão por venda

Essa forma de comissionamento para vendedores é de fácil aplicação e praticado no mercado há mais tempo. Nele o percentual é fixado sobre cada venda realizada e normalmente pago junto com o salário sob o título de comissão.

Para incentivar o time a se dedicar mais, você poderá oferecer um adicional caso a meta seja ultrapassada. Essa simples atitude mantém os vendedores focados e tem o potencial de aumentar o resultado do mês.

2) Comissão por faturamento bruto

As comissões de vendas por faturamento são pagas conforme o resultado total da empresa. O faturamento completo, incluindo os custos, é a base de cálculo desse formato. A comissão sobre as vendas pode ser paga para cada funcionário individualmente ou para o time pela performance conjunta.

Como há uma oscilação mercadológica natural e períodos sazonais, muitas empresas estabelecem critérios para o pagamento de comissão de vendas de acordo com a faixa de faturamento, o que faz com que o time se esmere mais quando a faixa estiver mais baixa que o habitual.

Confira no vídeo abaixo algumas dicas de como trabalhar com comissão de vendas e pagar seus vendedores:

 

 

3) Comissão por margem de lucro

Antes mesmo de pensar em uma meta de vendas, no faturamento, na rentabilidade e no posicionamento da empresa no mercado, foque no time de vendas. É ele o responsável pelo sucesso de uma empresa que almeja ser bem-sucedida.

A lucratividade vai depender muito de como todos esses profissionais forem tratados e remunerados. A comissão de vendas por margem de lucro não é fácil de apurar, mas é interessante pelo fato de cada vendedor receber fixamente sobre o lucro da empresa.

Conheça bem os custos fixos e variáveis e tenha controle sobre eles. Um erro de planejamento ou de apuração pode fazer sua empresa pagar comissão sobre um lucro inexistente. E em vez de ganhos, você terá que absorver prejuízos até consolidar o próximo ciclo.

4) Comissão por recebimento

Para empresas que têm negócios recorrentes ou parcelados, essa forma de comissionamento para vendedores pode ser uma boa alternativa. Isso porque quando os pagamentos são realizados por cartão de crédito, por exemplo, demoram a ser compensados, levando cerca de trinta dias para o primeiro montante cair.

É preciso deixar claro ao time que, assim como a empresa, eles receberão de acordo com o pagamento das parcelas e não imediatamente sobre o valor total da venda. Quando há uma ciência sobre o formato, tanto a empresa, quanto os funcionários terão condições de fazer um melhor planejamento financeiro.

Como realizar o pagamento do comissionamento automático de vendas?

Decidir pela automação dos recebimentos e do comissionamento de vendas é uma manobra inteligente da empresa, pois os cálculos e repasses tendem a ser melhor gerenciados quando centralizados em um só sistema.

O funcionamento é simples: as vendas acontecem, geram um valor de caixa e será preciso separar parte do montante para repassar ao profissional ou ao time responsável. Tudo isso de forma automática.

Um bom sistema permite que, assim que a venda for realizada, cada valor seja atribuído ao destino, vinculando a comissão ao time já deduzindo as despesas. O pagamento obedece a ordem dos recebimentos e nenhuma comissão de venda passará despercebida.

A mesma informação chegará aos departamentos de contas a pagar e ao departamento de pessoal para baixa no módulo financeiro e inclusão na folha de pagamento, respectivamente. O sistema pode ser parametrizado de acordo com as necessidades e políticas da empresa.

Com isso, você terá suporte e relatórios com todas as vendas realizadas em um período e também a comissão referente sobre cada venda em um só documento, o que facilita a visualização do histórico de faturamento e a tomada de decisão.

Quais são as vantagens de implementar essa estratégia?

A principal delas é que você não correrá o risco de deixar de pagar o que é devido. Se o time realiza as vendas, logo fará conta com aquele dinheiro da comissão. O trabalho manual abre margem para o erro por esquecimento, ou um percentual diferente do acordado.

O comissionamento automático elimina esses riscos aumentando a eficiência da empresa e a seriedade com que trata as questões de pagamento para os seus times. Caso ocorram variações, essas devem ser por algum aspecto mercadológico e nunca por um mau gerenciamento dos pagamentos.

E se você consegue visualizar essas vantagens, deve cogitar a contratação de um sistema de pagamento para auxiliar nesse processo. Com ele, não só o time de vendas, mas todos os outros departamentos trabalharão de forma integrada, facilitando a comunicação e identificação imediata de cada venda.

A iugu é uma empresa especializada em soluções integradas de pagamento online e pode ajudar a sua empresa a alcançar uma melhor performance de comissionamento automático. A integração de departamento pode ser realizada por meio da API, proporcionando maior agilidade e um gerenciamento otimizado das informações.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.Fale com nossos consultores